Buscar

TCC TOBIAS

Prévia do material em texto

‘4
 TOBIAS ALLISON JUVENAL ROSA
ESTUDO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SEM FIO
Cuiabá
2018
TOBIAS ALLISON JUVENAL ROSA
ESTUDO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SEM FIO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade FAC Educacional Ltda. com orientação do Professor Henry Helber Calazans Camargo. 
Cuiabá
2018
SUMÁRIO
1.	INTODUÇÃO	3
1.1	PROBLEMA	3
2.	OBJETIVOS	4
2.1	OBJETIVO GERAL	4
2.2	OBJETIVOS ESPECÍFICOS	4
3.	JUSTIFICATIVA	4
4.	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	5
5.	METODOLOGIA	6
6.	RESULTADO ESPERADO	6
7 	CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO	7
8.	REFERÊNCIAS	8
3
INTODUÇÃO
Característica importante diz respeito à autonomia que cada módulo tem para gerenciar suas tarefas, não dependendo da central para coordená-las; isto permite ao usuário programar o módulo e utilizá-lo mesmo onde a central não esteja presente
Diante do exposto, este artigo visa explanar a possibilidade de automatizar uma residência com um baixo custo, por meio de um sistema web que utiliza microcontrolador Arduino Mega e Ethernet Shield, o que pode aumentar consideravelmente a visibilidade e maior aceitação do tema em todas as classes sociais, bem como estimular a capacitação profissional neste mercado que só tende a crescer.
 PROBLEMA
O caso de estudo foi realizado em uma residência que possui uma limitação quanto à instalação de plantas de automação residencial por ser uma construção antiga. O objetivo do estudo é projetar um sistema de automação residencial com comunicação sem fio, e implementá-lo. Portanto, como uma das vantagens do projeto proposto é a facilidade de implantação em casas que já estão em uso. Tomou-se como premissa a existência de um roteador que execute o protocolo que será utilizado.
Alguns dos desafios previstos pelos autores do projeto são
Complexidade no desenvolvimento da interface entre o usuário e o sistema, pois foi necessário o desenvolvimento de um aplicativo para celular ou tablet que realize essa comunicação;
Obter novos conhecimentos não adquiridos durante o curso para o desenvolvimento do protocolo de comunicação entre os dispositivos;
A escolha do microcontrolador adequado para as plantas controladas que atenda às necessidades de processamento e quantidade de portas E/S a um preço acessível;
A integração do sistema como um todo, de forma que o usuário consiga, através um aplicativo, interagir com os sistemas de controle e comando.
OBJETIVOS
 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo principal estudar um Sistema de automação residencial, utilizando os conceitos da domótica, capaz de tomar decisões de maneira autônoma, através da leitura de sensores e do controle de cargas elétricas responsáveis pelo acionamento de dispositivos de iluminação e ventilação. Através deste estudo, deseja-se mostrar que é possível construir soluções de baixo custo que permitam a um número maior de pessoas se beneficiar das vantagens e conveniências proporcionadas pela domótica.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Estudar formas de implantar automação residencial com baixo empaqueto.
Comparar produtos e sistemas de automação residencial existentes no mercado. Apresentar um estudo de um sistema automação residencial que mesmo com toda a simplicidade, representa até ganho no custo de energia elétrica.
JUSTIFICATIVA
É comum perceber que muitas pessoas se quer sabem que existe automação residencial e para que serve tais sistemas, se quer tem conhecimento do conforto que isso pode trazer para suas vidas ou até mesmo ganhos com eficiência energética.
O presente estudo visa mostrar que é possível instalar sistemas simples e que podem propiciar conforto no dia-a-dia do lar, proporcionando ganhos em qualidade de vida e até ganhos em eficiência energética
Contudo academicamente pode-se tirar proveito de tal estudo para atualizar informações conforme o mercado atual como novas tecnologias e custos praticados pelos diversos fabricantes. Este trabalho traz algo que impacta diretamente com a interação morador, residência e todos equipamentos interligados pelo sistema de automação adaptando a realidade tecnológica atual que o mundo vive.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esta pesquisa reserva-se a uma revisão bibliográfica levantando produtos e possibilidades existentes no mercado, em que será apresentado da implantação de sistemas de automação residencial simples e com benefícios visando eficiência energética.
O termo Ambiente Inteligente (AmI) foi desenvolvido por um programa da Comissão Européia (ISTAG, 2001) (ISTAG, 2002). AmI resulta da convergência de três tecnologias-chaves: Computação ubíqua, comunicação ubíqua e Interfaces de Usuário Amigáveis e Inteligentes (DUCATEL et al., 2001). A partir disso, a proposta de ambientes inteligentes se difundiu em todo mundo, dando início a diversos grupos de pesquisa como a Philips Research, que possui projetos de domótica como o HomeLab
De uma maneira geral, a automação residencial baseia-se na integração e interação entre dispositivos eletrônicos relacionados à comunicação, transmissão de dados, iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo, interligados entre si através de uma rede de comunicação. Essa interação acontece devido aos microprocessadores cada vez mais presentes em dispositivos que fazem parte do cotidiano das pessoas, realizando assim, de maneira automática, tarefas rotineiras, tendo como base para atuação o comportamento previsível do usuário ou a partir de uma programação prévia. Esses aspectos servem como sustentação para o termo Ambiente Automatizado
METODOLOGIA 
5.1.	Tipo de Pesquisa
Esta pesquisa reserva-se a uma revisão bibliográfica levantando produtos e possibilidades existentes no mercado, em que será apresentado da implantação de sistemas de automação residencial simples e com custo reduzido visando eficiência energética.
5.2.	Métodos de Coletas de Dados e Apresentação
Hipotético Dedutivo
Os dados da pesquisa de campo serão utilizados de trabalhos ou pesquisas já realizadas em que serão apresentadas nessa Trabalho de concussão de curso.
Também será utilizado catálogos, livros técnicos entre outros meios em que se chegue a produtos existentes no mercado para avaliação.
Por finalizar uma proposta de implantação de um sistema de automação residencial de acordo com o conteúdo abordado na pesquisa.
RESULTADO ESPERADO
Dentro da idéia proposta e tempo disponível foram atingidos os objetivos esperados e obtiveram-se resultados com indicativos promissores e experiências e com sistema bem em inovador
•	Celular pela Internet
•	Pocket PC
•	Controle Remoto
•	Computador e Celular ou Palm através da internet
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 
Quadro 1 – calendário de execução das atividades do projeto e do trabalho de conclusão de curso
	ATIVIDADE
	2018
	2018 
	
	
	JANEIR
	FEVERE
	MARÇO
	ABRIL
	MXAIO
	JUNHO
	JULHO
	AGOST
	SETEMB
	OUTUB
	DEZEMB
	Escolha do tema
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão bibliográfica
	
	X
	X
	X
	X
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Elaboração do projeto
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração de questionários, tópico de entrevistas etc. 
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega do projeto 
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração da monografia (TCC)
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Realização dos capítulos 
	
	X
	X
	X
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	Coleta e análise de dados / amostragens 
	
	X
	X
	X
	
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	Realização da conclusão e introdução
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	Correção de textos
	
	X
	X
	X
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Elaboração de elementos pré e pós-textuais
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	Entrega da monografia
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
	Defesa da monografia
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
REFERÊNCIAS
Banzi, massimo. Primeiros passos com o arduino. 1. Ed. São paulo:novatec, 2011.
Bolzani, m. Residências inteligentes: um curso de domótica. 1° ed. São paulo. Livraria da física, 2004. 
SOUZA, J. D., LAVINIA, N. C. Conectando o PIC: Recursos Avançados. 2a Edição.São Paulo: Érica, 2003. 379p

Continue navegando