Buscar

Leucemia: Diagnóstico e Tipos

Prévia do material em texto

Leucemia
Tumor de células brancas sanguíneas (Leucócitos). 
O diagnóstico pode ser por exame de sangue (Hemograma).
Sistema linfático é dividido: O timo é aonde a célula amadurece. 
Órgãos linfoides primários (amarelos)- Medula óssea e timo, que são os lugares em que as células sanguíneas são produzidas. 
Órgãos linfoides secundários (azul)- Linfonodos (no sistema digestório, eles trazem e levam as células pela circulação por vias aferentes e eferentes), e o baço.
Todas as células sanguíneas vem das células tronco hematopoiéticas. Ela se diferencia em progenitor mielóide (células dendríticas, células de defesa [granulócitos: mastócito, monócito) ou progenitor linfoide (célula T, célula B e célula MK). 
é possível visualizar na lâmina essas células, conseguindo o diagnóstico de leucemia linfoide ou mielóide. Se houver mais células diferenciadas que indiferenciadas, o prognóstico estará melhor. 
Na imagem da esquerda, é um monócito, pois não possui grânulos. É uma células jovem, caso haja uma resposta inflamatória ele faz extravasamento, faz diapedese, vai para o conjuntivo e lá realiza fagocitose. É uma imunidade inata a transformação de monócito em macrófago. 
Na imagem da direita, é um macrófago. 
O macrófago pode ser recrutado por duas maneiras:
-Por Citocinas: Modifica o microambiente. Ex: vasodilatação, permeabilidade vascular, calor, vermelhidão, etc. 
-Por Quimiocinas: Recruta mais células pro local inflamatório por quimiotaxia. 
É um neutrófilo segmentado. 
Granulócitos: Basófilos (células básica), neutrófilos (o citoplasma é neutro, então o citoplasma não cora com corante básico e nem ácido, ficando branco, corando apenas os grânulos. Esses grânulos possuem o2 reativo. Pode ser uma célula madura ou jovem[bastões] ) e eosinófilos. 
Linfócito: células com o maior núcleo. Não dá pra saber de é célula B ou T. 
Faz esfregaço, cora e faz contagem diferenciada de células na máquina. A células passam de uma a uma na citometria de fluxo, o laser atinge a célula e causa uma refração. A maquina lê por tamanho e granulosidade. 
Cell sorting: coloca no tubo, juntamente com a amostra. Escolhe-se uma cor para o laser e quando o laser atinge a célula, há a separação das células. 
Células B: produção de anticorpos.
Células T: CD8 é citotóxica e a CD4 subdivide-se em TH1 (ativa macrófago) e TH2 (ativa célula B).
Eosinófilos: Em resfriados e quando há agentes parasitários. 
Se a divisão celular estiver alterada: há maior divisão celular, as células se formam de forma alterada. 
Diagnóstico: Hemogramas.
Lâmina de infecção bacteriana: Alta de neutrófilos, bastões.
Lâmina de infecção viral: Alta de Linfócitos.
Normalmente um adulto teria que ter 30% de linfócitos e 60% de neutrófilos. 
Se tiver uma lâmina com 90% de linfócitos, o neutrófilo vai estar baixo em decorrência ao aumento de linfócitos.
Então sempre interpretar o Hemograma por valores elevados! São os mais importantes. 
 
Se tiver 20.000 leucócitos: Leucemia. Se fosse infecção bacteriana, haveria uma BAIXA de leucócitos, não alta. Desses 20.000 leucócitos, se tiver 90% é de neutrófilos, é uma Leucemia mielóide.
Se tiver 60.000 de leucócitos: Se tiver 70% de linfócitos, é uma Leucemia Linfoide. 
A leucemia pode ser Aguda ou Crônica. 
A leucemia aguda normalmente afeta mais crianças. É ligada a alta taxa de proliferação celular. Na lâmina, observa-se mais células jovens, pois não há tempo para a célula amadurecer. Pode chegar a 70.000 e até 90.000.
A leucemia crônica normalmente afeta mais adultos. A proliferação não é afetada, porém há baixa de apoptose e a célula não morre, aumentando assim, o número de células. Dá tempo de a célula amadurecer, pois a divisão está ocorrendo normalmente, demorando o processo de leucemia, por isso ocorre em adultos. 
Se tiver 50.000 células: se tiver 80% linfócitos e ver na lâmina que só tem célula jovem, é LLA (Leucemia Linfoide Aguda).
Se tiver 50.000 células: se tiver 80% linfócitos e ver na lâmina que só tem célula madura, é LLC (Leucemia Linfoide Crônica).
Se só tiver neutrófilo no resultado da máquina: Leucemia Mieloide. Se tiver muito bastão visualizando na lâmina é Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Se tiver muita célula segmentada na Lâmina, é Leucemia Mieloide Crônica (LMC). 
Testes além do hemograma: Imunofenotipagem, Imunohistoquímica, Imunofluorescência.
A leucemia mieloide crônica, 90% dos pacientes possuem Mutação Filadélfia. Dá pra saber precocemente se tem essa leucemia fazendo um cariótipo.

Continue navegando