Buscar

conceitos basicos de mídia atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos básicos de Mídia
Cobertura ou Alcance de um veículo é o universo de domicílios ou pessoas expostas a um veículo de comunicação, dentro de uma determinada região geográfica.
Cobertura Bruta (”Reach”)
É o total de domicílios ou pessoas em um determinado mercado que são atingidos pelo menos uma vez por uma mensagem, dentro do período programado no plano de mídia, conforme a sucessão das inserções.
Cobertura da Mídia/Cobertura Líquida
É o percentual do “Reach” que se quer ou que foi atingido pela mensagem exibida conforme programação no plano de mídia.
AUDIÊNCIA
É a quantidade de domicílios ou pessoas efetivamente expostas (do começo ao fim e simultaneamente) a um veículo. A audiência é medida por programa ou faixa horária.
DIFERENÇA ENTRE COBERTURA E AUDIÊNCIA:
Audiência é a quantidade de pessoas atingidas por um veículo/programa simultaneamente, durante todo o tempo de exibição da mensagem.
Por analogia, podemos dizer que a audiência de um professor junto a uma classe de 45 alunos será somente o número de alunos que assistiu à aula do começo ao fim, não contando os que chegaram atrasados ou saíram antes do término - no exemplo, como 15 alunos entraram/sairam durante a aula, a audiência do professor foi de 30 alunos.
Cobertura é todo o universo exposto à mensagem, pelo menos 1 vez (ou parcialmente).
Então diríamos que a cobertura da aula do professor foi de 45 pessoas (todos os alunos que estiveram na classe e assistiram a pelo menos uma parte da aula naquele dia).
Audiência Acumulada
É a soma de pessoas atingidas por uma programação num veículo, ou grupo de veículos. A audiência acumulada pode ser bruta ou líquida.
Audiência Acumulada Bruta
Soma das audiências de uma programação num veículo ou grupo de veículos, considerando-se a superposição. Expressa em GRP – soma das audiências brutas.
Superposição de Audiência ou Audiência Duplicada ou Overlapping
Número ou porcentagem de pessoas expostas a uma mesma mensagem publicitária mais de uma vez, em dois ou mais veículos, que podem – ou não – pertencer ao mesmo meio de comunicação, ou ao mesmo veículo, porém em situações diferentes.
Ao evitar a repetição ganha-se maior amplitude de exposição; ao utilizá-la ganha-se mais impacto em menor tempo. Portanto sua utilização ou não obedece a uma estratégia. 
Audiência Líquida 
É o total de pessoas diferentes que se consegue alcançar/expor quando se considera a audiência de vários veículos, após eliminar-se a superposição. Em geral, é expressa em percentagem.
Análise de audiência
É a classificação dos receptores de acordo com o perfil do público-alvo. 
Construção de Audiência
Dá-se quando se busca adequar o conteúdo de um programa para um determinado perfil de público; selecionar programas/talentos/atrações de acordo com os gostos e interesses de um determinado público de forma a atrair, valorizar e elevar a audiência.
Freqüência
No planejamento de mídia é o número médio pretendido de exposições da mensagem ao target.
Não confundir com INSERÇÕES, que é o número de vezes que a mensagem é veiculada (quantidade de inserções por veículo/programa/horário).
Intensidade
É o espaço ou tempo ocupado pela mensagem.
Impacto
É a quantificação de contatos que uma mensagem, dentro de determinado veículo, estabelece com o público, de acordo com uma mídia previamente planejada. Pode ser citado em mídia como ODV (oportunidade de ver) ou PDC (probabilidade de contato) ou OTS (opportunity to see).
Penetração 
Porcentagem de pessoas ou domicílios, em relação ao total da população ou a um de seus segmentos, que tem o hábito de ler, ver ou ouvir um veículo ou programa. Quando projetada para uma determinada população, pode ser expressa também em números absolutos.
Timing
Refere-se ao modo como as mensagens são programadas no tempo/período da campanha, podendo ser variados os tipos de flights. 
FLIGHT
Período durante o qual um determinado anunciante leva ao ar uma campanha, alternado fases de propaganda relativamente freqüentes com outras de ausência de propaganda.
Um flight pode ser LINEAR (ou contínuo, ou recency),WAVES (ondas, waving), CONCENTRADO e PULSAÇÃO (pulsing), ou outras combinações desses quatro tipos.
SHARE
Share de audiência é a porcentagem de aparelhos que sintonizaram um determinado programa, dentro do universo de aparelhos ligados no horário; é a participação na audiência geral. 
Share of market é participação de mercado – percentual de vendas da marca em relação ao total de vendas da categoria.
Share of mind é o percentual de conhecimento de uma marca.O nível de lembrança, recordação e citação expontânea. 
Share of heart é o nome que se dá à identificação e simpatia do público à proposta, ideologia, atitude de um determinado programa, veículo ou apresentador, animador ou artista.
Share of Voice é o percentual do esforço de propaganda de uma marca em relação ao total da categoria, baseado em GRPs ou impactos.
Público-Alvo (target)
É o perfil de pessoas que se quer atingir com a mensagem, de acordo com hábitos de consumo, periodicidade de compra, estilo de vida, decisão de compra (quem, quando e onde), influência de compra (quem?), quem consome (quando e onde), classe sócio-econômica, sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, profissão/ocupação. 
Segmentação do público-alvo:
público principal
público secundário 
público potencial
heavy users - o mesmo que grande consumidor
medium users – consumidor-padrão
light users - Consumidor menos freqüente

Outros materiais