Buscar

Plataformas e Canais da Comunicacao de Marca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plataformas e Canais de Comunicação de Marca
O mundo está em constante mudança e o consumidor, ao acompanhar e se adaptar às transformações, passou a interagir de novas e várias maneiras com tudo aquilo que faz parte de seu dia-a-dia.
aula introdutória
Sendo assim, as marcas também precisam acompanhar essas mudanças, espalhar-se por todos os cantos (canais e plataformas). Por isso, nunca os consumidores foram tão estimulados e estiveram tão acessíveis a ações de comunicação.
 
aula introdutória
As marcas atentas - que conhecem e preveem o comportamento e/ou hábitos de entretenimento do homem contemporâneo – sabem que precisam cercar e interagir com o seu público via os vários meios/recursos disponíveis, nos dias de hoje.
aula introdutória
Encerrou-se a época em que as marcas podiam recorrer a uma única dupla ou trio de veículos de comunicação (ex: Mídia Mãe) para garantir que a mensagem atingisse o público.
aula introdutória
Hoje, não há garantias. Percebe-se apenas muitos esforços e tentativas (ações estratégicas) de pequenas a grandes marcas para conquistar a atenção do consumidor e impactá-lo significati-vamente.
aula introdutória
Um bom exemplo para ilustrar esse grande esforço na missão de impactar e seduzir o público são os projetos/campanhas da vodka Absolut. 
aula introdutória
Marca que já, no século passado, observou que não basta divulgar seu produto e assediar seu público, em canais tradicionais. Desde os anos 80, viabiliza sua divulgação e reforça seu posicionamento (percepção única) por meio de vários meios. 
aula introdutória
vodka Absolut
case/exemplo
		Moda, comportamento, vida/estilo urbano e todo o tipo identidade e manifestação cultural ou artística já serviram de inspiração e canais de divulgação para as campanhas diferenciadas da vodka Absolut. 
		
case/exemplo
10
		A marca sempre aposta em parcerias e projetos culturais interessantes e um dos mais famosos (o precursor ) é:
	ABSOLUT ART (que já até participou da Bienal de Artes de Veneza de 2003)
		São interpretações/versões da garrafa de ABSOLUT pintadas por artistas renomados (teve início, em 1985, com o artista pop Andy Warhol) que já viabilizou mais de 400 artistas registrarem seus estilos nos rótulos da bebida pra lá de engajada. 
case/exemplo
11
case/exemplo
	Veiculado a partir de novembro de 1990, em todas as principais revistas americanas (New Yorker¸ Vanity Fair¸ Rolling Stone e Art in America), o anúncio "Absolut Britto" garantiu instantânea notoriedade para o pintor brasileiro. 
	Britto entrou então para o “hall da fama” de Absolut, do qual também já fez parte outros artistas da Pop Art como Andy Warhol e Keith Haring. 
case/exemplo
case/exemplo
case/exemplo
OUTROS PROJETOS INUSITADOS DA MARCA:
ABSOLUT FASHION
Estilistas consagrados como Gianni Versace e Anna Molinari já fizeram parte de um projeto que começou em 1988, quando coleções de famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. 
Até mesmo fotógrafos de celebridades como Herb Ritts e Annie Liebowitz também já participaram de ações para a marca. 
case/exemplo
ABSOLUT TRACKS
Começou em 2003, quando músicos famosos passaram a criar/interpretar canções exclusivas (Lenny Kravitz: “Breathe”) inspiradas na experiência de se 
tomar uma vodca ABSOLUT. 
case/exemplo
	Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que há mais de 30 anos recebem atenção especial da marca, em eventos e propagandas. 
	A Absolut até resolveu comemorar essa data de seu posicionamento de mídia. Celebrou, nos EUA, seus 30 anos de marketing focado em consumidores gays. A empresa investiu cerca de US$ 4 milhões em um conjunto de ações com o tema “Absolut Outrageous” (algo como “Absolut Escandalosa”), focadas na cor rosa e com a assinatura “Celebrating 30 years of going out and coming out”, (“Celebrando 30 anos saindo do armário”), em uma tradução livre.
 
case/exemplo
	 Em 1981, essa temática surgiu em anúncios de revistas norte-americanas focadas no público homossexual, época em que a escolha do target era bem incomum. Em seguida, iniciativas como eventos em bares, doações a organizações que lutam pela causa e, recentemente, o patrocínio de programas no canal Logo (TV paga - telespectadores LGBT.)
	Na comemoração (propagandas na internet e outdoors – com imagens coloridas do fotógrafo David LaChapelle – e eventos com performances de artistas e ativação no Facebook), o objetivo era relembrar a herança da empresa aos consumidores de longa data e atrair a geração mais 							jovem.
 
 
case/exemplo
case/exemplo
case/exemplo
case/exemplo
		Mais recentemente, no segundo semestre de 2013, a Absolut convocou seus consumidores e fãs para engajarem nas sua nova empreitada: a criação de um curta metragem colaborativo.
		Denominado, Open Film Project, a ação crowdsourcing (colaboração humana, co-criação, inovação coletiva, conhecimento de massa, produção pelas massas e/ou curadoria coletiva) lcontava com artistas renomados e anônimos para sair do papel.
		
		
 
case/exemplo
		
		
case/exemplo
	Dividido em 4 etapas: roteiro, filmagem, trilha e pôster, o projeto contava com o suporte dos talentosos: Edson Oda (responsável pelo roteiro), o tatuador­ Tinico Rosa (direção das cenas) a dupla do Database (trilha sonora) e na etapa final, o cartunista Raphael ­ Grampá (responsável pelo pôster). 
		
		A Absolut convidou o público para tornar-se roteirista na nova campanha da marca e, no processo de produção, os “roteiristas” selecionados ainda contaram com ferramentas interativas e multiplataformas (facebook, twitter, instagram) para divulgar o resultado de suas ideias... e tudo isso foi feito a partir das orientações e sugestões dos consumidores que acompanhavam o projeto.
 
case/exemplo
Filme convite (campanha Open Film Project)
Primeira produção (campanha Open Film Project)
		Este é o estilo da ABSOLUT VODKA: uma marca imprevisível (percebida como uma vodka de qualidade superior) que investe em ações de comunicação elegantes, cheias de estilo, contemporâneas, criativas e espirituosas – veiculadas/divulgadas em todos canais/plataformas/meios (mídias tradicionais, alternativas e novas).
A marca Absolut insiste e nos prova que vale a pena recorrer a todo tipo de entretenimento (arte, música, esporte) e/ou manifestação cultural (moda e eventos) porque também são meios/canais/plataformas para se usar e abusar com o objetivo de criar e fortalecer vínculos emocionais com a marca. 
aula introdutória
Usar e abusar da comunicação integrada, do conceito transmídia, das novas mídias e linguagens e dos novos hábitos de entretenimento do público amplia a força/penetração da marca. 
Hoje, ainda é necessário investir nas mensagens veiculadas em mídias tradicionais (impressa, eletrônica e externa), mas perde-se oportunidades (e mercado) a marca que ignora o potencial dos novos meios/veículos/canais/plataformas de comunicação que surgem e passam a “dominar”.
aula introdutória

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais