Buscar

SLIDES ATPS-PLANEJAMENTOO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Universidade Anhanguera Uniderp - centro de educação a distância. Pólo Cidade - Estado.
Curso: Serviço social - 5º Período.
Disciplina: Planejamento e gestão em serviço social
Professora:-----------------------------------------------------
Atividades Práticas Supervisionadas.
Acadêmicas:
A---------------------------------------- RA
B----------------------------------------RA
C----------------------------------------RA
D----------------------------------------RA
*
*
2° Interpretação: A escola
contribui para uma 
qualificação da mão-de-obra
 conduzindo para um bom
 desenvolvimento do país. Sendo
 a escola uma forma de
investimento.
3° Interpretação: A escola sendo parte de uma
contribuição para que haja uma igualdade social.
 É um complemento da função da sociedade,
ou seja, é parte de uma totalidade onde se busca
 uma igualdade social impossível de ser alcan-
çada, enquanto o sistema capitalista for 
dominante.
1° Interpretação: Uma boa 
escola forma bons 
cidadãos. Para essa primeira
 interpretação o resultado de 
uma boa sociedade depende 
da educação
escolar.
 *O planejamento é importante para prática profissional por que ele é um instrumento utilizado pelo Assistente Social para compreender e intervir na realidade buscando assim, a transformação da mesma. Portanto, o planejamento faz parte das competências do Assistente Social inserido no artigo 4° da Lei de Regulamentação da Profissão 8.662.
*
*
*
*
 É necessário em primeiro lugar seguir um roteiro, desde que o pensamento não fique preso. O processo do planejamento deve-se ser coordenado e elaborado por uma mesma equipe, com intuito de suporte para enriquecer as idéias do grupo todo para poder seguir mecanicamente um roteiro.
 Na prática do processo ocorrerá repetições de instrumentos, mas quando utilizados no processo real, eles não se evidenciam, dentro do "roteiro" dar-se uma impressão de repetição contínua, é importante que o processo todo seja o instrumento de valorização das pessoas, enfocando a riqueza, alegria e de realização.
 A utilidade do “roteiro” também é de ajudar os professores com o planejamento de aulas, aprofundarem a aprendizagem no “aprender-fazer”ajudando pessoas a crescerem mais globalmente 
*
*
O marco referencial faz parte de uma realidade mais ampla, sendo portador de uma proposta sócio-política, propondo ser realizadora de um processo técnico específico do seu campo de ação. Dividindo-se em três marco:
O marco situacional é a primeira aproximação da instituição que planeja a realidade, não é necessariamente uma abordagem cientifica, e sim o sentir problemas e esperanças sendo a primeira opção dos participantes do processo de planejamento participativo.
O marco doutrinal associa-se ao fato de defender uma opção tendo uma fundamentação explícita em elementos teóricos. 
O marco operativo defende uma proposta que traduz o seu modo de encarar sua pratica especifica em forma de realidade desejada, proposta esta fundamentada teoricamente. 
*
*
 A violência doméstica contra criança e adolescente acontece por atos ou omissão praticados pelos pais, parentes ou responsáveis que cause dano ou dor de espécie física, sexual, psicológica.
 A violência física são atos violentos com o uso da força física de forma intencional, não acidental provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas.
 A violência sexual é toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais
 Violência psicológica é toda rejeição, privação, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas, punições humilhantes, utilização da criança e adolescentes para atender às necessidades dos adultos.
 Negligência omissão dos pais ou responsáveis quando deixam de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança e do adolescente. 
Violência Doméstica contra criança e adolescente inserida no âmbito educacional.
*
*
 O diagnóstico do nosso marco referencial se trata de violência doméstica contra criança ou adolescente, e esta sendo identificado no âmbito educacional.
 Nesse âmbito por que ele é propicio para a identificação da violência, visto que é um campo que atua vários profissionais em que há uma convivência diária, assim sendo mais perceptível as mudanças de comportamento da criança ou adolescente.Também a tentativa de quebrar o silêncio dos mesmos para o agressor seja devidamente punido. 
 Pois, de acordo com o ECA(Estatuto da criança e do adolescente) Art.70 É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente
*
*
 
	Após a identificação da violência doméstica contra criança ou adolescente é necessário que se faça observações iniciais, partindo assim para um estudo de caso onde serão analisadas toda estrutura familiar da criança ou adolescente vítima de violação dos seus direitos.
 A partir do estudo de caso será necessário algumas medidas e encaminhamentos como:
Fazer a notificação junto ao conselho tutelar quando confirmado a violência as vitimas, preservando as mesmas de forma ética, mantendo um sigilo profissional.
Encaminhar a vitima a programas de prevenção e apoio a vitimas de violências domesticas.
Também encaminhar a família para o CRAS e se necessário o CREAS onde será realizada visita domiciliar, entrevistas e a partir das informações obtidas será feito um parecer, havendo necessidades levar o caso a vara da infância e ao Ministério Público .
Será necessário um acolhimento e devido acompanhamento psicológico;
Inserção em programas socio-educativos;
*
*
*
*
A violência contra a criança e o adolescente é analisada através de estudos e registros, diante disso pretende-se traçar um paralelo entre os fatores determinantes das características, no que diz respeito à posição da família e da sociedade e assim, objetiva-se realizar uma investigação sobre as práticas de diversas formas de violência doméstica. 
O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis mudanças do ambiente em que a sociedade está inserida. Ele é um processo fundamental junto ao trabalho do profissional de serviço social, pois seu método permite a intervenção, dando ao profissional a possibilidade de investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz. 
*
*
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos do campo cultural, social, político religioso e governamental. 21ª Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2012. 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm, acessado em 06 de Abril de 2013.
http://www2.fc.unesp.br/revista_educacao/arquivos/Violencia_domestica_contra_criancas_e_adolescentes_sentidos_e_significados.pdf, acessado em 23 de Março de 2013.
http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/03_1492_M.pdf, acessado em 15 de Abril de 2013.
http://www.itapetininga.sp.gov.br/social/cartilha_forum.pdf, acessado em 15 de Abril de 2013.
Uuuu

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais