Buscar

Feriados religiosos


Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO
 FACULDADE RAIMUNDO MARINHO DE PENEDO.
 
Acadêmico: Ryan Silva Gonçalves
Disciplina: Constitucional I
SE O ESTADO É LAICO, POR QUE EXISTEM FERIADOS RELIGIOSOS?
É de conhecimento geral que o Brasil é um estado laico, a laicidade de um país significa que no campo da religião ele é neutro, não é um país parcial, muito pelo contrario, com a laicidade ele se torna imparcial, deixando todos os seus habitantes escolherem a religião que querem seguir, defendendo a liberdade religiosa de cada um deles. A própria CF/88 garante o direito à liberdade religiosa aos brasileiros. 
A liberdade de crença começou a fluir no Brasil em 1824, neste período houve uma mudança na legislação permitindo a liberdade de crença, mas, as pessoas que seguissem uma religião diferente não poderiam profetizar em espaço público. A partir da proclamação da republica em 1890 foi elaborado um decreto onde estabelecia a liberdade de culto de todas as religiões, no entanto ainda mantinha a igreja católica como oficial. Em 1891 é que foi instituída a separação entre Estado e Igreja, tornando o Brasil um estado laico.
 Mais é inegável que ainda não haja uma forte influencia da Igreja católica sobre o estado, isso é evidente quando se tratamos de feriados religiosos, o Brasil é repleto de feriados que advém da igreja católica. Muitos especialistas acreditam que essas tradições ainda existem por conta das questões históricas e culturais, onde se tinha a igreja católica como uma religião predominante, Gilberto Garcia, advogado e especialista em direito religioso afirma que “o catolicismo foi oficial no Brasil por mais de 400 anos, o que causa reflexões tanto na definição de feriados, como na escolha de nomes religiosos para cidades”. 
É evidente que outro fator importante para essas influencia da igreja católica no Brasil é a predominância da religião, embora tenha havido uma queda nesse percentual, entre 2000 e 2010 o censo divulgou um dados onde havia uma queda da Igreja católica, mesmo assim ainda existe essa predominância, dois em cada três brasileiros declararam-se adeptos da religião. 
Penedo/AL
23/11/2018