Buscar

AP1 Ciencias 2 2018 2 GABARITO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2018 2
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenador (a): Fátima Teresa Braga Branquinho
Tutora: Adriana Matias da Silva
Aluno (a): _________________________________________ Matr.:_____________________
Polo: _________________ 
QUESTÕESs
1) Desde a década de 70, a Organização Mundial da Saúde vem estimulando o desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas e a sua inclusão nos serviços de saúde. A partir de 1995, muitos esforços começaram a ser empreendidos no Brasil, visando estimular os estudos com as plantas medicinais e promover o crescimento deste setor farmacêutico. Infelizmente, apesar de contar com uma vasta biodiversidade, quase a totalidade das plantas medicinais estudadas hoje e usadas na preparação de medicamentos não pertence à flora brasileira, e isto acontece devido à falta de estudos científicos que comprovem suas ações.  Para resolver esse problema contamos com a ______________________, que pode ser considerada um desenvolvimento para a produção tecnológica.  
A opção que completa a frase corretamente é: (0,5 ponto)
a)      Licença
b)      Patente
c)      Documento
d)     escritura 
Aula 4
2) A relação entre as ervas e os males revela características próprias à visão de mundo do grupo cultural que as utilizam, isto é, parte do modo como erveiros constroem conhecimentos sobre a realidade. De acordo com saberes populares sobre os tipos de ervas medicinais e a cura dos males correlacione o mal e a erva que cura: (1,0 ponto)
(a)    chá de alecrim        ( a) para dor no estômago
(b)    manjericão             ( c ) acalmar
(c)    Camomila                 ( b ) tempero
3) De acordo com a aula 6, descreva as etapas que você deve seguir para transformar um assunto em tema? (0,75 ponto). Em seguida, cite três exemplos de assuntos e do tema proposto a partir de cada um, nas aulas de Ciências. (0,75 ponto)
 Para transformar “assunto” em “tema” devemos formular o problema/pergunta da pesquisa, (para obter a pontuação completa, o aluno deve contemplar pelo menos essas três etapas): começando por listar palavras-chave relativas ao assunto escolhido, com base em notícias de jornais, revistas, introdução de livros. Em seguida, formular perguntas com essas palavras-chave. Escolher uma cuja resposta é “talvez”ou “não sei”. (0,75)
Assuntos e Temas livres (0,75)
4) Os pressupostos teórico-metodológicos para uma proposta de educação em Ciências Naturais, busca superar o clássico abismo dualista entre os saberes popular e científico sobre a Natureza e a saúde. Tais pressupostos são úteis para fundamentar, orientar e balizar a elaboração de atividades educacionais por parte dos professores. Considerando tais apontamentos, indique a afirmativa INCORRETA, justificando-a. (1,0 ponto)
a) A Ciência apresentada à sociedade como fonte de poder, seja na escola ou fora dela, pode contribuir para a exclusão social de grandes parcelas das classes populares.
b) O “saber escolar” é o resultado da combinação entre o nascimento da atual estrutura escolar e a legitimação do saber científico.
c) Ao “purificar” os objetos, a ciência cria objetos híbridos que inter-relacionam natureza e cultura.
d) Valla e Freire sugerem que os professores devem partir do conhecimento dos alunos no ensino de suas disciplinas para alcançar o conhecimento científico.
GABARITO
Letra d está incorreta.
Valla e Freire consideram que os professores devem perceber a importância de superar a ideia mais comum na educação de partir do conhecimento dos alunos para alcançar o conhecimento científico.
 5) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F). (1,0 ponto)
a) (  ) não há relação entre pontos de vista, sobre o processo de construção do conhecimento científico e a educação em Ciências Naturais.
b) (   ) as células-tronco dos adultos são mais especializadas que as embrionárias, dando origem a tipos específicos de células.
c) (  ) as células-tronco embrionárias são passíveis de serem rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente quando transplantadas, podendo até gerar câncer.
d) (   ) a Igreja acaba por influenciar em decisões internas de alguns países em relação a discussão sobre as células-tronco.
e) (  ) A rede sociotécnica das células-tronco é composta por diversos atores: opinião pública, cientistas, religiões, etc., que produzem o conhecimento sobre este objeto da Ciência.
R: a) F; b) V; c) V; d) V; e) V.
6) Segundo os arqueólogos foram duas as descobertas que mais interferiram na forma como nossos ancestrais se relacionavam com a natureza. Marque a alternativa que contém essas duas descobertas (1,0 pontos).
Coleta de alimentos e comunicação
Ter a coluna ereta e ser bípede
A produção do fogo e o cultivo da terra
A produção do fogo e a caça
Ser mamífero e saber escrever
R – c
7) A aula 9 apresentou exemplos de iniciativas que visam articular os espaços intramuros e extramuros no contexto escolar, através de relatos a respeito da formulação e implantação de projetos de extensão.  (1,0 ponto)
Sobre o trabalho de extensão, julgue os itens a seguir:
( ) A extensão realiza a ponte segura entre a comunidade e a escola, tendo como base o conhecimento produzido dentro da escola e buscando o enriquecimento do aprendizado. 
( ) Em um projeto de Extensão, deve haver a articulação entre o ensino e a pesquisa contribuindo para a disseminação do conhecimento e assessorando a atividade dos movimentos sociais. 
( ) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira considera a escola como um espaço de exercício da cidadania, portanto, os projetos de extensão são relevantes por possibilitarem a criação de vínculos com a comunidade. 
( ) Com a extensão, o Ensino de Ciências poderá enriquecer-se através do fomento ao desenvolvimento das pesquisas. 
( ) O projeto de Extensão auxilia o professor no reconhecimento da realidade social, porém não deve ser planejado e executado junto com as atividades de ensino. 
GABARITO: F / V / V / V / F 
8) Os alimentos vegetais são ricos em vitaminas e fibras. Estas são constituídas por um tipo de carboidrato muito importante para nossa alimentação: a celulose. Apesar de não exercer papel construtor, energético ou regulador em nossa alimentação, a celulose é fundamental à nossa saúde. As afirmativas abaixo estabelecem relações com a função da celulose para o corpo e saúde, exceto uma apresentada na opção (1,0 pontos): 
a) Este carboidrato é eliminado com as fezes sem sofrer modificações durante o processo da digestão. 
b) Exatamente por não poder ser digerida e assimilada por nosso organismo, a celulose estimula os movimentos automáticos de nosso tubo digestivo, evitando o que chamamos “prisão de ventre”.
c) Síntese da hemoglobina, mioglobina e citocromos, pigmentos usados na respiração celular e na fase luminosa da fotossíntese.
d) Os resultados de algumas pesquisas indicam que a presença sistemática das fibras em nossa alimentação pode prevenir o surgimento do câncer intestinal.
R - c
9) Cite dois conceitos trabalhados na Aula 13, ‘O homem é o alimento que ele come’ que ilustrem o valor para a saúde que uma alimentação variada tem. (1,0 ponto) 
Dois dentre os citados: 
Os carboidratos fornecem a energia necessária para o desenvolvimento das atividades diárias. 
As proteínas são responsáveis por construir estruturas corporais. 
Os lipídios (óleos e gorduras) apresentam as funções energética e construtora. 
Os alimentos vegetais são ricos em vitaminas e fibras. 
10) O sistema digestório pode apresentar configurações diferenciadas nos grupos de animais. Independentemente de suas diferentes formas, o tubo digestório tem importância no desdobramento do alimento ingerido em moléculas menores, possíveis de serem absorvidas. Qual é a diferença entre os sistemasdigestórios de anelídeos e artrópodos. (1,0 ponto)
O aluno deverá citar, pelo menos, uma das seguintes características:
Nos anelídeos, já observamos o sistema digestivo completo, pois existe uma entrada e uma saída para os alimentos, divergindo de alguns grupos mais primitivos. O ceco divide o intestino em duas partes, aumentado o poder de absorção.
Os artrópodes (aracnídeos) desenvolveram um tipo específico de digestão, denominada extracorpórea. Esses seres lançam um suco digestivo sobre a presa, digerindo-a fora do corpo. 
 Módulo 1, Aula 14, págs. 184-188

Outros materiais