Buscar

RESUMO GERAL AULAS DE DIREITO DAS OBRIGAÇOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É de extrema importância a estipulação dos juros para o desenvolvimento econômico e sua relação com o particular, adentrando aos aspectos legais e práticos que permeiam a questão.
Se não houver juros, não haverá crédito. O consumo seria escasso o que levaria a uma estagnação econômica gerando diversos problemas sociais e, sem dúvidas, viveríamos numa sociedade muito diferente da que conhecemos hoje.
O crédito tem função social importante, pois financia o consumo e contribui para o desenvolvimento da sociedade e não se pode falar em crédito desvinculado de juros. Somente o crédito bem concedido pode garantir ao particular maior acesso ao consumo, ampliando, dessa forma, o seu poder aquisitivo, o que leva a um aumento da produção, gera empregos e, portanto, ajuda o País a crescer e se a desenvolver.
Entretanto, não há previsão legal que estabeleça limitação ao percentual de juros aplicado, devendo considerar como referência a taxa média de mercado. Sendo assim, a simples alegação de juros abusivos não é suficiente para fundamentar qualquer revisão contratual, devendo prevalecer tudo conforme contratado entre os particulares, privilegiando a função social do contrato.
Poder desfrutar de educação de qualidade, de sistema de saúde eficaz e de sistema de segurança efetivo, depende de economia sólida e de sistema financeiro competitivo onde os juros possuem papel determinante nesses conceitos, justificando sua função social.
O instituto referente a cláusula penal é utilizado para nos garantir uma segurança acessória quando se trata de relações jurídicas obrigacionais. A anexação da cláusula em relação ao contrato coíbe o mau devedor – agente de má-fé - ao revelar, na sua fixação, as consequências de um possível procedimento insatisfatório dentro da obrigação estipulada. A letra do Código Civil, portanto, admite através deste mecanismo (cláusula penal) a promoção de uma celebração plena e diligente dos negócios jurídicos ao tentar cercear atitudes de inadimplência e má condução do acordo obrigacional em questão.

Outros materiais