Buscar

Controle de constitucionalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle de constitucionalidade: ferramenta criada para garantir a posição superior das Constituição, ou seja, é a verificação da adequação das normas infraconstitucionais com as normas supraconstitucionais. 
 constitucionalidade formal: adequação das leis e demais atos normativos infraconstitucionais, quanto ao processo de sua elaboração, com observância do processo legislativo previsto na Constituição (CR, arts. 59 a 69); 
 constitucionalidade material: adequação do conteúdo das leis e demais atos normativos infraconstitucionais aos preceitos da Constituição. 
I. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (ADIn) – CR, art. 102, I, a 
Finalidade: a ADIn tem por finalidade retirar do ordenamento jurídico lei ou ato normativo incompatível com a Constituição, figurando o STF como legislador negativo.
II. AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO - ADO (CR, art. 103, § 2º) 
Finalidade: a Ação de Inconstitucionalidade por omissão (ADO) tem por finalidade o reconhecimento da omissão normativa que impede a plena eficácia das normas constitucionais de eficácia limitada.
O controle verifica a adequação; a EC também é passível de controle, depois de aprovada passa a ter a mesma posição da Constituição, no sentido da forca normativa, mas, nunca será ordinária, sempre derivada.

Continue navegando