Buscar

REDAÇÕES DE LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Os estudos de Tenório e Silva (2010) sobre as formas de conceber a ludicidade na Educação Infantil foram categorizados em três vertentes. Cada uma delas explica uma visão sobre o ato do brincar. Recreação presenta uma visão romântica de educação, utilizando o lúdico como artifício de descanso; o jogo educativo e recreativo percebe o lúdico como um recurso ou suporte didático, voltado à cognição; o jogo experiência potencializadora e interativa traz um olhar sociocultural e psicossocial, que entende o lúdico como um ato indissociável do trabalho, um meio de construção de conhecimento. Escreva uma redação com o tema: O JOGO E A RECREAÇÃO: DIFERENTES PRÁTICAS DE UMA CONCEPÇÃO LÚDICA.
FONTE: TENÓRIO, R. M.; SILVA, R. S. Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares [on-line]. Salvador: EDUFBA, 2010. 326 p. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/329/pdf/tenorio-9788523208912.pdf>. Acesso em: 3 maio 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
O professor, ao assumir essa postura de mediador da ludicidade, precisa primeiramente desenvolver em si mesmo a sensibilidade. A ludicidade exige uma predisposição interna do adulto, que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, apesar de serem muito importantes. No espaço escolar, os jogos devem ser observados de forma crítica e mediada de situações lúdicas interdisciplinares. A recreação são as brincadeiras mais espontâneas, trazem um prazer funcional, numa dimensão simbólica, possibilitando uma expressão construtiva.

Outros materiais