Buscar

REDAÇÕES DE LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Os estudos de Tenório e Silva (2010) sobre as formas de conceber a ludicidade na Educação Infantil foram categorizados em três vertentes. Cada uma delas explica uma visão sobre o ato do brincar. Recreação presenta uma visão romântica de educação, utilizando o lúdico como artifício de descanso; o jogo educativo e recreativo percebe o lúdico como um recurso ou suporte didático, voltado à cognição; o jogo experiência potencializadora e interativa traz um olhar sociocultural e psicossocial, que entende o lúdico como um ato indissociável do trabalho, um meio de construção de conhecimento. Escreva uma redação com o tema: O JOGO E A RECREAÇÃO: DIFERENTES PRÁTICAS DE UMA CONCEPÇÃO LÚDICA.
FONTE: TENÓRIO, R. M.; SILVA, R. S. Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares [on-line]. Salvador: EDUFBA, 2010. 326 p. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/329/pdf/tenorio-9788523208912.pdf>. Acesso em: 3 maio 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
O professor, ao assumir essa postura de mediador da ludicidade, precisa primeiramente desenvolver em si mesmo a sensibilidade. A ludicidade exige uma predisposição interna do adulto, que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, apesar de serem muito importantes. No espaço escolar, os jogos devem ser observados de forma crítica e mediada de situações lúdicas interdisciplinares. A recreação são as brincadeiras mais espontâneas, trazem um prazer funcional, numa dimensão simbólica, possibilitando uma expressão construtiva.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
Sabe-Se que a palavra lúdico tem origem da palavra ludus, que significa jogo. Se ficasse restrito somente a esse significado, estaríamos nos referindo apenas ao jogar, ao brincar. Contudo, o lúdico passou a ser ferramenta importante no estudo do comportamento humano. Partindo desta perspectiva, escreva uma redação com o tema: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
O papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, ele é o mediador e estimula a construção do conhecimento. As metodologias e os recursos tecnológicos vêm contribuindo para que isso ocorra de forma dinâmica e prazerosa; cabe ao educador incentivar a busca pelo conhecimento. Partindo dessa perspectiva, escreva uma redação com o tema: O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM LÚDICA. 
RESPOSTA ESPERADA: 
Ao dissertar sobre o tema, espera-se que o acadêmico escreva: * A escola deve propiciar às crianças atividades lúdicas que contribuam no processo de ensinoaprendizagem e estimulem a busca pelo conhecimento. * O professor precisa acreditar em sua prática, levando em consideração a realidade na qual a criança está inserida, ter clareza dos objetivos que pretende atingir. * Saber tirar máximo proveito dos recursos tecnológicos, aprimorando constantemente sua prática e metodologia, almejando a qualidade do ensino, relacionando teoria e prática. * O educador deve ter conhecimento sobre o jogo que aplicará, fazer um prévio planejamento, preparar os alunos, imbuídos do espírito de cooperação, saber a sequência em que fará a execução das atividades lúdicas e conhecer suas possíveis consequências e resultados. * Desde a educação infantil, os jogos devem ter uma intencionalidade pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral da criança, no qual ela aprende brincando e brinca aprendendo.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
É na forma de brincar da criança que podemos perceber a representação de seu mundo. É no brincar que ela consegue expressar seus encantos, fantasias, frustrações e modelos que percebe em seu convívio. Hoje, nas escolas, a ludicidade é uma prática reconhecida como importante ao desenvolvimento integral da criança. Sobre essa importância, escreva uma redação com o tema: AS BRINCADEIRAS E AS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA.
RESPOSTA ESPERADA:
As brincadeiras proporcionam a estruturação das ideias, pensamento e linguagem, auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, fina e ampla. Favorecem a fantasia, contribuindo para a cognição, mas cada criança tem um jeito de interpretar e se expressar, que varia conforme seu contexto de vida, ambiente de convívio e modo de ser.

Continue navegando