Buscar

RESUMO AP1

Prévia do material em texto

RESUMO AP1
Simmel
Sociação é considerada como as formas com que os indivíduos se agregam e interagem entre si.
Conflito como elemento constituinte das relações sociais e admitindo que o conflito possa produzir e modificar grupos de interesse, uniões e organizações.
Conflitos podem ser positivos e negativos.
Para Simmel, uma das formas de conflito mais comuns em nossa realidade social é a competição.
Ralf Dahrendorf
Conflito faz parte do caráter histórico e antropológico das sociedades, pois as respostas divergentes garantem que os indivíduos, por meio das suas inquietações e diferenças, busquem soluções múltiplas às situações cotidianas
Karl Marx
O marxismo se origina de três importantes correntes de pensamentos da Europa dos séculos XVIII e XIX. Revolução Francesa, filosofia alemã dialética e a economia liberal inglesa.
Para o marxismo, a origem do conflito social no sistema capitalista encontra-se na exploração do trabalho do operário pelo patrão. E como se dá essa exploração? Por meio da mais-valia.
Todos os conflitos sociais que vemos e vivemos são originados dessa profunda desigualdade e oposição entre burgueses e trabalhadores.
Alienação: o trabalhador não vê sentido m seu trabalho.
Fetichismo de mercadoria.
Émile Durkheim
Essa concepção de ciência sociológica é conhecida como positivista. Nela, supõe-se que a vida humana segue regularidades, isto é, padrões, assim como se vê na natureza e, portanto, nas ciências naturais (Física, Química, Biologia etc.). 
Os padrões sociais são chamados de fatos sociais.
Fatos sociais são todo fenômeno que implica um padrão social, envolve punição caso não seja seguido e é generalizado.
Os indivíduos pouco podem diante das regras sociais. Nós nos sentidos obrigados a obedecer a elas, mesmo contra nossa vontade.
A força da sociedade sobre o indivíduo, registrada por Durkheim, abre a possibilidade de haver conflitos sociais, visto que, se o indivíduo não segue certo padrão social, será punido.
Se a desobediência às regras sociais acontece muito frequentemente, há anomia social.
Nas sociedades mais simples, os indivíduos e grupos sociais não se diferenciam muito uns dos outros. Solidariedade mecânica.
Sociedade industrial tem uma grande interdependência entre os indivíduos e os grupos sociais que a compõem. Esta cria laços sociais entre todos nós. Solidariedade orgânica.
Solidariedade orgânica se houver muitos conflitos, a sociedade não funcionará. Necessidade de leis
Durkheim chama essas semelhanças entre os indivíduos de consciência coletiva, que se refere à anteriormente mencionada solidariedade mecânica.
Anomia de 2 formas : anomia fraca – desobediência com alguma frequência (homicídio) e anomia forte – desobediência com alta frequência (tráfico de drogas)
Max Weber
Escalonamento de posições dos indivíduos na sociedade chama-se de estratificação social.
3 tipos de dominação: Dominação tradicional situa-se no contexto de crença na santidade de quem manda, bem como de suas ordenações. Dominação carismática, devido as suas características carismáticas. Dominação legal o indivíduo obedece ao dominante, pois acredita que este possua autoridade decorrente e definida por uma regra.
A burocracia é um exemplo de dominação legal da sociedade.
Funções da burocracia – manter os indivíduos disciplinados, eficiente na mediação de conflitos e definir padrões de regularidade e controle e eficiência das tarefas.
Michael Focault
Ao definir normas sobre a boa conduta e/ou modos de vida saudáveis, a medicina estaria, simultaneamente, conformando estilos de vida e definindo padrões de relacionamento e organização social.
Foucault identifica no biopoder a forma mais eficiente de controle social: o controle do indivíduo sobre si mesmo.
Conceito de biopoder é uma prerrogativa de exercício do poder sobre os indivíduos e populações percebida a partir do século XIX.
Cria-se a fronteira entre o normal e o patológico.
Capitalismo cria instituições capazes de controlar a vida humana de forma eficiente.

Continue navegando