Buscar

conflito e sociedade ad1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SPU - CAMPO GRANDE – SILVIO DE OLIVEIRA SARDINHA - 18113150271
(Questão 1) (valor 5,0)
Leia seguinte afirmação: “A sociedade é a soma de indivíduos que se agrupam mediante interesses comuns, mediante a constante harmonia de ações que fazem
com que certos objetivos sejam alcançados”. Com base nas abordagens e conceitos trabalhados na Aula 1, a ideia central da afirmação destacada contraria ou ratifica as ideias de Simmel? Explique fundamentadamente.
Resposta:
Contraria. Segundo Georg Simmel, propõe entender a vida social por meio do que ele chamou de Sociação. Dentre as formas de Sociação está o conflito, situação que as relações são compreendidas como de cooperação e oposição. O conflito pode produzir e modificar grupos de interesse, uniões e organizações. Nas relações sociais não apenas contém unidade e harmonia, como também contradição e conflitos, também são compostas de associação e competição, consenso e agitação.
	Simmel quebra paradigmas no que diz respeito harmonia na sociedade: “Há um
mal-entendido quando pensamos que a ideia de unidade e ordem social é composta apenas de consenso e concordância; contudo, ela contempla também a discordância e a desarmonia, ou seja, as diferenças. Certa quantidade de discordância e controvérsia esta vinculada aos próprios elementos que mantém o grupo ligado. Para Simmel, há um papel positivo e integrador do antagonismo, pois é por meio dele que temos a possibilidade de expor as diferenças, revelar discordâncias e ate mesmo produzir cooperação entre indivíduos e grupos.”
(Questão 2) (valor 5,0)
Qual a relação, para Marx, entre "conflito", "infraestrutura" e "superestrutura"? Explique fundamentadamente. 
Resposta:
	Para Marx, a infraestrutura é a base material ou econômica. Trata-se das forças de produção, compostas pela matéria-prima, pelos meios de produção e pelos próprios trabalhadores (onde se dá as relações de produção: empregados-empregados, patrões-empregados). Aqui se forma a base econômica da sociedade, onde se dão, segundo Marx, as relações de trabalho; estas marcadas pela exploração da força de trabalho no interior do processo de acumulação capitalista.
	A superestrutura é fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação de seu domínio. Trata-se da estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica (Estado, Religião, Artes, meios de comunicação, etc.).
	Segundo Marx, todos os conflitos sociais que vemos e vivemos são originados da profunda desigualdade e oposição entre burgueses e trabalhadores.

Continue navegando