Buscar

Modelo Poster

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
Introdução
As embalagens funcionam como uma barreira entre o alimento e o ambiente, inibindo a entrada de luz, calor e microrganismos, sendo o meio de se distribuir os produtos de uma forma mais segura e adequada até o consumidor final. A segurança que as latas apresentam para o seu conteúdo se deve também ao fechamento das tampas, elas são fechadas por uma máquina de recravação dupla.
Segundo Fellows (2006), o fechamento da lata é o seu ponto mais crítico, portanto as dimensões de recravação são examinadas constantemente.
Objetivo
Averiguar o consumo de enlatados através de resultados obtidos nos questionários aplicados. Dando ênfase no conhecimento que a população entrevistada possui referente aos processos que os produtos enlatados são submetidos.
Materiais e Métodos
O presente trabalho optou-se por uma pesquisa de campo, aplicada através de um questionário apresentando 15 questões, todas elas envolvidas de forma direta ao consumo de enlatados. Foram aplicados para 60 pessoas, onde 50 foram devidamente respondidos e utilizados para a verificação dos resultados obtidos durante a pesquisa.
Resultados e discussão
Apesar dos estudantes e servidores do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde terem pouco tempo livre para a preparação de seus alimentos durante o cotidiano e o enlatado ser considerado um produto alimentício prático e de fácil acesso, ainda assim focam suas preferências para alimentos nutricionalmente mais ricos, ou seja, os naturais. Contudo, 48 pessoas dentre as entrevistadas afirmaram fazer o consumo de alimentos enlatados, confirmando assim uma grande aceitação desse produto .Portanto de 50 pessoas entrevistadas 2 alegaram não consumir nenhum tipo de enlatado, entretanto os 48 consumidores apresentaram ter diferentes frequências do consumo destes alimentos. Confira na tabela a seguir:
Conclusão
Através deste projeto, podemos perceber que os enlatados são alimentos presentes nas mesas que praticamente todos os brasileiros, sendo que quando submetido pelo processo de fabricação corretamente ele não pode causar nenhum dano ao consumidor. Portanto, quando o mesmo não está em seu estado de conservação, pode causar contaminações e até mesmo doenças, então cabe ao consumidor observar os aspectos das embalagens e do produto. Observando se o alimento está bem conservado e dentro do prazo de validade, notando que o processo pelo qual as latas passam em sua fabricação é de extrema importância para obtenção do produto final, por conta disso as indústrias alimentícias passam por um rigoroso processo de qualidade.
Referências Bibliográficas
FELLOWS, P. J. Tecnologia do Processamento de Alimentos. Porto Alegre: Artme, 2006. 602p.
Tabela 1: Qual a frequência do consumo pelos enlatados
Pensando na frequência pelo consumo de enlatados, surgiu a necessidade de estudar qual o alimento em que os entrevistados preferem. Com isso notamos que o milho teve um ressalto diante as opções apresentadas, sendo o mais ingerido gerando uma ou equivalência de 32 dos entrevistados, ainda podendo-se dizer que 35% das pessoas afirmaram gostar mais de outros enlatados, como ervilha, sardinha, entre outros. Visando mais uma vez a preferência dos compradores pela praticidade.
SOBRENOME¹, N.; SOBRENOME², N.; SOBRENOME³, N.; ...SOBRENOMEn, N
¹Filiação Autor 1 – Estado, E-mail
²Filiação Autor 2 – Estado, E-mail
³Filiação Autor 3 – Estado, E-mail
nFiliação Autor N – Estado, E-mail

Continue navegando