Buscar

Exercicio 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios – Aula 7 Responsabilidade Civil
1 - Acerca do contrato de plano de saúde e o entendimento do STJ, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado, independentemente do prazo.
Somente é abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado, por prazo inferior a 30 dias
Somente é abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado, por prazo inferior a 45 dias.
Somente é abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado, por prazo inferior a 60 dias.
Somente é abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado, por prazo inferior a 90 dias.
2 - (VUNESP/13 – TJ/SP – Juiz - ADAPTADA) Acerca dos planos e seguros privados de assistência à saúde, considerada a Lei n.º 9.656/98 e a jurisprudência do STJ, é correto dizer que: 
As doenças e lesões preexistentes devem ser cobertas após prazo de carência de 24 meses, a menos que depois desse prazo a operadora faça prova do conhecimento prévio do consumidor.
É lícito ser excluída a cobertura de tratamentos estéticos, inseminação artificial e de doenças sexualmente transmissíveis.
É considerada abusiva a cláusula que limita internação hospitalar do segurado a período superior a 90 dias, admitida a limitação acima desse período.
É vedado estabelecer carência superior a 24 horas para a cobertura de tratamento de casos de urgência e emergência.
É permitido excluir a cobertura de despesas referentes a honorários médicos, serviços gerais de enfermagem e alimentação.
3 - (FGV/15 – DPE/MT) Em relação à cobertura de tratamento experimental por operadora de plano de saúde, assinale a afirmativa correta: 
É abusiva a cláusula de contrato de plano de saúde que vede a cobertura de tratamento experimental em qualquer caso.
A operadora de plano de saúde será compelida a custear o tratamento experimental apenas quando houver cláusula expressa no contrato.
A obrigação da operadora de plano de saúde de custear o tratamento experimental está expressamente prevista no CDC.
O consumidor poderá optar pelo tratamento experimental às expensas da operadora de plano de saúde, ainda que o tratamento convencional se mostre eficaz.
A operadora de plano de saúde deve custear tratamento experimental se houver indicação médica.
Antes de finalizar, vamos fazer um estudo de caso.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Orlanda Vidal Pereira é uma paciente que foi acometida de uma neoplasia maligna (câncer) e está realizando o seu tratamento na clínica NEO (Núcleo de Estudos Oncológicos S/C Ltda.). Durante o tratamento, no dia em que se realizaria uma sessão de quimioterapia, lhe foi entregue pela Ré uma lista com outras clínicas credenciadas para a continuidade do tratamento. 
Considerando o fato como advogado da Sra. Orlanda, quais seriam seus argumentos jurídicos de fato e de direito em uma petição inicial?
Resposta: Vide - REsp 1349385 - Ementa: Recurso especial. Civil. Plano de saúde. Responsabilidade civil. Descredenciamento de clínica médica. Comunicação prévia ao consumidor. Ausência. Violação do dever de informação. Prejuízo ao usuário. Suspensão repentina de tratamento quimioterápico. Situação traumática e aflitiva. Dano moral. Configuração.

Continue navegando