Buscar

AD2 CHO 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 
Período – 2015/1º 
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações 
Coordenadora da Disciplina: Antônio Fandiño 
Aluno: Ramon Siqueira Camarinho 			Matricula: 14115060549
Polo: Resende 
Questão 1) As sociedades industrializadas têm como elementos formadores de sua estrutura as organizações. Dentro deste contexto cabe ao administrador a arte de planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar as pessoas e as tarefas nas diversas organizações públicas ou privadas. A partir desta colocação, início do aprendizado que a disciplina busca, explique o que é organização bem como o que vem a ser o comportamento organizacional, descrevendo três de suas características. - 2 pts 
Resposta: Organizações são unidades sociais intencionalmente construídas, a fim de atingir objetivos específicos. São caracterizadas por um conjunto de ações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos.
O comportamento organizacional é o estudo dos indivíduos e grupos atuando dentro de uma dada organização ou empresa. Trata a influências das pessoas sobre a organização, bem como a influencia dela sobre indivíduos e grupos.
São características do Comportamento Organizacional:
está relacionada a diversos campos de estudo das organizações como a Teoria da Organizações, o Desenvolvimento Organizacional, a Gestão de Recursos, Humanos entre outros;
recebe contribuições de várias ciências comportamentais como da Psicologia e Sociologia entre outras;
ajuda a manter as pessoas nas organizações, bem como lidar com elas e com os grupos que se formam naturalmente ou por determinação da empresa;
é uma disciplina científica aplicada, ligada a questões práticas.
Questão 2) O entendimento e diagnóstico da motivação dos indivíduos é um fator importante para a gestão organizacional que se baseia em teorias desenvolvidas pela Psicologia. Dentre as várias vertentes teóricas sobre o tema, explique a teoria da expectativa. - 2 pts 
Resposta: A Teoria da Expectativa procura explicar como as crenças e expectativas que as pessoas têm as respeito de seu trabalho combinam com a força de seus desejos, para produzir algum tipo de motivação. Em essência a ideia propõe três pontos:
O desempenho que se alcança é proporcional ao esforço que se faz;
O esforço que se faz é proporcional ao valor que se dá a recompensa;
Se a recompensa for atraente, a motivação para fazer o esforço será grande.
A teoria da expectativa procura explicar a cadeia de causas e efeitos, que vão desde o esforço inicial até a recompensa final. Os componentes principais são: o estímulo, a esforço e a expectativa de receber recompensa. Esta teoria propõe a motivação como processo complexo, que liga esforço ao desempenho, e este a recompensa. Como tudo depende da importância da recompensa, administrar a motivação torna-se um processo de administrar as recompensas. 
Questão 3) É inerente ao indivíduo buscar significados para sua existência para suprir uma necessidade intrínseca a espécie humana de atender as demandas de seu ego. Dentro disto, nas sociedade dominadas pela divisão do trabalho, especialmente as sociedades industrializadas, a busca do significado do trabalho pelo funcionário é um elemento chave no seu engajamento na organização. Explique, então, o que é significado no trabalho industrial. - 2pts 
Resposta: O significado do trabalho pode ser encontrado no sentimento do dever cumprido mesmo em tarefas que exigem força física ou pouca instrução. O trabalho industrial pode ser visto como agradável e interessante dependendo da pessoa que o executa e dos valores e significados que o trabalhador encontra na execução. As pessoas vivem e apresentam diferentes níveis de necessidade. Esses níveis podem ser identificados nas atividades profissionais e os níveis mais elevados e transcendentes podem ser encontrados mesmo em tarefas difíceis e árduas no ambiente industrial. 
Questão 4) A liderança é elemento critico para o sucesso de qualquer organização. Colocando em destaque a função do ator desta função o líder, que não se trata de possuir uma posição formal, mas de agir a partir de uma escolha de como lidar com as pessoas de forma a comunicar-lhes seu valor e seu potencial de maneira tão clara que elas acabem por vê-los em si mesmas (Covey, 2005). Neste sentido explique o que vem a ser o conceito de lideres emocionalmente inteligentes. - 2pts 
Resposta: Lider emocionalmente inteligente é aquele que têm uma atitude pessoal e ativa em relação ao alcance das metas, é orientado para as pessoas, contexto e cultura procurando servir os colaboradores da organização. Aquele com capacidade de compreender a complexidade de um ambiente mais amplo e em contínua transformação. Dele espera-se recursos pessoais e sensibilidade para que o potencial de motivação das pessoas não seja bloqueado na busca da própria excelência.
Para Covery (2003) a liderança não é o mesmo que gerenciamento, gerenciamento e uma visão dos métodos, o melhor modo de conseguir bons resultados. Por outro lado liderança lida com objetivos e metas, concentrando-se em conseguir coisas desejadas pelas pessoas e deve vir antes de gerenciamento.
Questão 5) Kotler afirma que a carência de lideres empresarias e o excesso de gerentes é o fato de que a maior ênfase nas escolas e no trabalho foi dada ao desenvolvimento de aptidões gerenciais e não de liderança. Dentro deste tema explique a relação entre poder e liderança detalhadamente. - 2pts
Resposta: Galbraith (1999) diz que os instrumentos pelos quais o poder e exercido estão inter-relacionados de maneira complexa. 
O poder pode ser classificado em cinco bases:
Coercitivo, de recompensa, legítimo, de competência e de referência explicados mais detalhadamente abaixo.
Os lideres usam o poder como meio de atingir as metas do grupo, realizam metas, o poder é um meio de facilitar suas realizações a liderança garante sempre que haja uma coerência entre as metas do líder daquelas incorporadas pelos que estão sendo liderados. 
Entre o líder e os comandados não é obrigatoriamente necessário à existência de uma cadeia hierárquica formal entre ambos, ou seja, não há necessidade da existência do Poder Legítimo. O poder por sua vez direciona toda ação de cima para baixo, os subordinados seguem o modelo requerido mesmo que entrem em contradição com seus próprios objetivos pessoais. 
Detalhamento das cinco fontes de poder: 
• Poder Coercivo: Ele se apoia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas como infligir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. 
No nível pessoal, os indivíduos exercitam poder coercitivo através da confiança na força física, na facilidade verbal ou na capacidade de conceder ou retirar apoio emocional a outros. Essas bases fornecem ao indivíduo os meios de fisicamente ferir, maltratar, humilhar ou negar afeição aos outros. 
No nível organizacional, A tem poder coercitivo sobre B se A puder dispensar, suspender ou rebaixar B, pressupondo que B valorize seu emprego. De forma semelhante, se A pode designar B para atividades de trabalho que B ache desconfortáveis ou trate B de uma maneira que B ache embaraçosa, A possui poder de coerção sobre B.
• Poder de Recompensa: pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos. Portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre elas. Essas recompensas podem ser qualquer coisa que outra pessoa valorize num contexto organizacional, pensamos em dinheiro, avaliações de desempenho favoráveis, promoções, tarefas de trabalho interessantes, colegas amigáveis, informação importante e turnos de trabalho ou territóriosde vendas preferidos. 
• Poder Legítimo: Representa o poder do qual uma pessoa é investido ao receber um cargo de chefia na hierarquia de uma organização. Poder legítimo, entretanto, é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar. Especificamente, inclui a aceitação, por membros de uma organização, da autoridade de uma posição.
• Poder de Competência: é a influência exercida como resultado de especialização, habilidade especial ou conhecimento.
• Poder de Referência: refere-se em desenvolver a admiração por alguém e um desejo de ser aquela pessoa. Num certo sentido, então, é bastante parecido com carisma. Se você admira alguém a ponto de modelar seus comportamentos e atitudes pelos dela, esta pessoa possui poder de referência sobre você.
As posições de autoridade incluem os poderes de coerção e de recompensa.

Outros materiais