Buscar

tTRABALHO II

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO DO TRABALHO II   
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Início: 27/02/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201610260346)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
 
Nessa situação hipotética, Joana terá direito 
		
	
	à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
	
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
	
	a metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	a metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.
	 
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610307293)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das férias marque a opção correta:
I - O empregado terá direito a 12 (doze) dias corridos de férias, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.
II - O prazo para pagamento das férias é até o quinto dia útil do mês subsequente. 
III - As férias podem ser concedidas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias.
IV - As férias devem ser usufruidas no período de férias escolares para os empregados menores de idade.  
São corretas: 
		
	
	Todas estão corretas.
	
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	 
	I, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610260335)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:
 
I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.
II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.
III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.
IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
 
Está correto o que se afirma em
		
	
	II , III e IV, apenas.
	 
	II e III , apenas. 
	
	II e IV, apenas.
	
	I e II , apenas. 
	
	I, II , III e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610260351)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao término do contrato por prazo determinado no Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
II. Se o empregado der causa ao término do contrato, antes do prazo fixado, deverá pagar indenização ao empregador, pelos prejuízos que esse desligamento antecipado causar à empresa.
III. Havendo termo estipulado, o empregado não poderá se desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.
Estão corretas as afirmativas
		
	
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
	
	Todas estão corretas
	
	I e II, apenas.
	
	II e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610303316)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Acerca do aviso prévio marque a opção correta:
I - O aviso prévio é devido nas dispensas sem justa causa do empregado.
II - A cada ano de contrato de trabalho o aviso prévio é acrescido em 3 dias até o limite máximo de  60 dias. 
III - O aviso prévio é rrenunciável.
IV - É ilícito o pagamento de horas extras em substituição da redução da jornada no aviso prévio trabalhado pelo empregado.
		
	
	III e IV
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	 
	II e III
	 
	I e IV
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201610260340)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A instauração de inquérito policial em face do empregado constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
	
	Em caso de culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá em um terço a indenização que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
	
	A alteração do quadro societário da empregadora constituída por sociedade limitada constitui justa causa para empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	Em se tratando o empregador de empresa constituída por sociedade limitada, a morte de qualquer dos sócios quotistas constitui justa causa para o empregado rescindir o contrato de trabalho.
	 
	A perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão em decorrência de conduta dolosa do empregado constitui justa causa para o empregador rescindir o contrato de trabalho.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201610288734)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tereza iniciou o contrato de trabalho, na função de secretária, na empresa Boa Viagem Turismo Ltda. em 12 de jan. de 2017, sendo que, no período aquisitivo de férias, faltou sem justificativa 2 vezes e, justificadamente, 4 vezes. Nesse caso, é correto afirmar que
		
	 
	o termo final do período aquisitivo de férias da empregada é 11 de jan. de 2018, e ela terá direito a 30 dias corridos de descanso. 
	
	o termo final do período aquisitivo de férias da empregada é 12 de jan. de 2018, e ela terá direito a 24 dias corridos de descanso.
	
	 o termo final do período aquisitivo de férias da empregada é 11 de jan. de 2018, e ela terá direito a 24 dias corridos de descanso.
	
	o termo final do período aquisitivo de férias da empregada é 11 de jan. de 2018, e ela terá direito a 18 dias corridos de descanso.
	
	o termo final do período aquisitivo de férias da empregada é 12 de jan. de 2018, e ela terá direito a 30 dias corridos de descanso.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201610307320)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes afirmativas sobre procedimentos a serem executados por empregadores para cumprimento de exigências legais relativas ao FGTS e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) Ocorrendo rescisão do contrato de trabalho, por parte do empregador, este está obrigado a depositar, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, os valores relativos aos depósitos referentes ao mês da rescisão e ao imediatamente anterior, que ainda não tiver sido recolhido, sem prejuízo das cominações legais.
( ) Na hipótese de despedida pelo empregador com justa causa, este deve depositar, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, importância igual a 40% do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, acrescidos dos respectivos juros.
( ) Os empregadores são obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada do trabalhador no FGTS, a importância correspondente a 8% da remuneração paga, no mês anterior, a cada trabalhador, tomando como base o salário registrado em carteira.
( ) Os empregadores são obrigados a comunicar mensalmente aos trabalhadores osvalores recolhidos ao FGTS, em conta bancária vinculada do trabalhador no FGTS, e repassar-lhes todas as informações sobre suas contas vinculadas recebidas da Caixa Econômica Federal ou dos bancos depositários.
 
Assinale a sequência CORRETA
		
	
	F, F, F, F 
	
	F, V, V, F
	 
	V, F, F, V
	
	V, V, V, V 
	
	V, F, F, F
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201610322396)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das férias marque a opção correta:
		
	
	A Lei 13467/2017 extinguiu a possibilidade de férias coletivas
	
	As férias devem ser gozadas em um único período para os empregados maiores de 50 anos. 
	
	O empregado sempre escolhe o período para gozar suas férias. 
	 
	Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. 
	
	O período de férias é causa de suspensão do contrato de trabalho. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201610305815)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A empresa Dinda Ltda. está passando por uma grave crise financeira e, pretendendo uma restruturação interna, planeja conceder férias coletivas para todos os seus empregados em dois períodos durante o ano de 2018. No primeiro período pretende conceder dez dias corridos e no segundo período vinte dias corridos. Neste caso, a referida empresa
		
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, vinte dias corridos.
	
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de dez dias as datas de início e fim das férias.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que nenhum dos períodos de férias coletivas poderá ser inferior a quinze dias corridos.
	 
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de quinze dias as datas de início e fim das férias.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, quinze dias corridos.

Continue navegando