Buscar

exercicios processo civil 1

Prévia do material em texto

1) Segundo o direito vigente, tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, EXCETO as ações:
a) De recuperação judicial. 
b) De acidente automobilístico.
c) De indenização por dano moral.
d) Que envolvam questões empresariais.
2) No que diz respeito a competência, o novo Código de Processo Civil dispõe que
a) a ação em que se pleiteia somente o reconhecimento da paternidade, deve ser proposta no foro do domicílio do autor.
b) a incompetência relativa do juízo deve ser alegada em exceção de competência, no prazo para a resposta.
c) o inventário deve ser proposto, em regra, ao foro de situação dos bens imóveis do autor da herança.
d) como regra, nas ações de divórcio, é competente o foro do guardião do filho incapaz e, caso não haja filho incapaz, o foro do último domicílio do casal.
e) a ação possessória imobiliária deve ser proposta no foro de situação da coisa, mas por se tratar de competência territorial, se prorroga caso não venha a ser alegada no momento oportuno.
3) Pedro, que é proprietário de um bem imóvel situado na Comarca de Niterói, ao saber que o mesmo foi ocupado, sem a sua autorização, por Luiz, intentou ação reivindicatória na Comarca do Rio de Janeiro, onde é domiciliado. De acordo com a sistemática processual vigente, o réu:
a) deve alegar o vício de incompetência como preliminar de sua contestação, sem que o juiz possa conhecer ex officio da matéria; 
b) deve alegar o vício de incompetência como preliminar de sua contestação, embora o juiz possa conhecer ex officio da matéria; 
c) deve alegar o vício de incompetência pela via da exceção, sem que o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
d) deve alegar o vício de incompetência pela via da exceção, embora o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
e) não pode alegar o vício de incompetência, já que a possibilidade de o autor intentar a ação na comarca de seu domicílio compatibiliza-se com a garantia constitucional do pleno acesso à jurisdição. 
4) Considere que em um contrato de adesão constou uma cláusula de eleição de foro que prejudicava a parte mais vulnerável da relação jurídica. Nessa situação hipotética, no que diz respeito à competência prevista no Código de Processo Civil, está correto afirmar que
a) qualquer ação judicial só poderá ser proposta no foro de eleição, por se tratar de competência relativa.
b) apenas se a parte prejudicada requerer a nulidade de tal cláusula, a competência pelo foro de eleição poderá ser afastada.
c) é possível que em casos como este o juiz declare a nulidade de tal cláusula de ofício, declinando a competência para o domicilio do réu.
d) por se tratar de competência absoluta, a parte que sentir-se lesada pela eleição do foro deverá manejar exceção de incompetência.
e) é possível que em casos como este o juiz declare a nulidade de tal cláusula de ofício, declinando a competência para o domícilio do autor.
5) Considere que Joana ajuizou ação de reintegração de posse contra Pietra. A ação tem como objeto um imóvel. Tal ação deverá ser proposta no foro
a) do domicílio do réu, cujo juízo tem competência absoluta.
b) do domicílio do réu, cujo juízo tem competência relativa.
c) da situação do imóvel, cujo juízo tem competência absoluta.
d) do domicílio do autor, cujo juízo tem competência relativa.
e) da situação do imóvel, cujo juízo tem competência relativa.

Continue navegando