Buscar

AD1 Ciência e Educação 1 2018.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Aluno (a): Gisele da Silva Pinto Matrícula: 16212080186 Polo: Paracambi
QUESTÕES
Discuta as seguintes características do Conhecimento Cientifico: (a) diferenciador; 
(b) rompe com a magia. 
O Conhecimento Científico é produzido pela investigação científica, ou seja, ao ter um objeto específico de investigação, ligado a um método que fará o controle desse objeto, o que ocorre é o Conhecimento Científico. Portanto, este conhecimento através dos métodos produz enunciados, leis e teorias que revelam a verdade sobre a realidade, fornecendo explicações e soluções. 
Ao dizer que este conhecimento rompe com a magia é porque ele explica racionalmente os fatos ou fenômenos, afastando crenças supersticiosas e achismos, elaborando um conhecimento sistemático, objetivo e exato. E o seu caráter diferenciador é porque ela não generaliza, desconfia, põe em duvida as certezas, o seu objetivo é ultrapassar as aparências. 
A invenção da expressão Biofísico Química Matemática Computacional Técnico Sociológica pelo professor Moyses Nussenzveig ao discutir as Concepções sobre a Ciência e o Cientista. 
A intenção de Nussenzveig ao criar esta expressão foi gerar uma palavra que reunisse todos os campos do conhecimento humano, porque parece que cada conhecimento é colocado em “caixinhas” separadas. Portanto, Moyses Nussenzveig inventou uma expressão para representar a conexão de diversas áreas do conhecimento humano, que em sua opinião, seria a síntese da nova Ciência do século XX1. 
A Ciência é uma elaboração de conhecimentos feita coletivamente pela humanidade, estes conhecimentos surgem com a contribuição do cientista, sujeito responsável pela produção do conhecimento cientifico. Sendo a Ciência um trabalho coletivo, acaba não tendo sentido colocá-la em compartimentos. 
Assinale Verdadeiro (V) ou (F). 
O Solo é um importante Elemento da Natureza e dentre as suas utilidades temos:
(V) Produção de alimentos 
(V) Produção de habitações 
(F) Produção de energia eólica 
(V) Matéria prima para produtos industriais 
O Verão de 2018 na Europa tem sido um dos verões com mais altas temperaturas dos últimos anos, ocasionando secas, incêndios florestais e mortes na Alemanha, Reino Unido, Suécia, etc. Pesquise em sites da internet as possíveis causas e consequências deste fenômeno. Cite as fontes bibliográficas. 
Europa sofre com incêndios e seca
Grécia, Suécia, Finlândia e França são alguns dos afetados.
AFP. Europa sofre com incêndios e seca. Folha de S.Paulo. 24/07/2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/europa-sofre-com-incendios-e-seca.shtml>. Acesso em: 15 de agosto de 2018. 
Ondas de calor na Europa são cada vez mais frequentes e estas ondas têm provocado diversos incêndios e grande parte do continente sofre com a seca. Segundo os dados dessa reportagem, a Grécia tem sido um dos países mais afetados: “com os incêndios mais mortíferos em mais de uma década”.
Uma das causas para esse fenômeno é o famoso Aquecimento Global. O ser humano contribui para que este aquecimento aconteça: “o ser humano já aqueceu o globo em cerca de um grau Celsius em comparação com a época pré-industrial.” (Wecker, Katharina (rk). Europa pode não ter saída, a não ser se adaptar ao calor. DW Made for Minds. 31/07/2018. Disponível em:< https://www.dw.com/pt-br/europa-pode-n%C3%A3o-ter-sa%C3%ADda-a-n%C3%A3o-ser-se-adaptar-ao-calor/a-44895968 >. Acesso em: 15/08/2018 )
Mas o aquecimento global não é a única causa para estes acontecimentos, as condições climatológicas locais é outro fator que influencia. Elementos climáticos como umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, temperatura, etc. determinam o tipo de clima. A ação humana, prédios, indústrias, a quantidade elevada de veículos, redução das áreas verdes criam transformações profundas na atmosfera local, alterando temperatura e o ciclo de chuvas das regiões. Quando a temperatura do ar e a umidade são afetadas, surgem as “ilhas de calor”. 
A canícula é outro elemento responsável para o surgimento das temperaturas elevadas.
O que é a canícula e como ela explica a onda de calor extremo em várias partes do mundo. 
BBC NEWS BRASIL. 25/07/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44950980>. Acesso em: 15/08/2018.
Canícula é a época do ano em que o calor do verão se intensifica no hemisfério norte. Dura 40 dias (acontece em julho e agosto), é marcado pela forte seca. 
Essas causas que estão atingindo a Europa, são efeitos que em parte, como já foram citadas, causado pelas ações humanas. Para amenizar ações do aquecimento global e outros males, é possível adotar algumas atitudes: Reciclagem – reciclar e reutilizar reduz o gasto de energia; Regular automóvel – os veículos necessitam serem regulados frequentemente para evitar a queima de desregrada de combustíveis; essas são apenas algumas dicas que o homem pode realizar para diminuir em parte os desastres. 
Referências Bibliográficas
AFP. Europa sofre com incêndios e seca. Folha de S.Paulo. 24/07/2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/europa-sofre-com-incendios-e-seca.shtml>. Acesso em: 15 de agosto de 2018. 
HORA, Dayse Martins; SANTOS, Erivaldo Pedrosa dos; Ciências naturais na educação. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. 
BBC NEWS BRASIL. 25/07/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44950980>. Acesso em: 15/08/2018.
Fundamentação Teórica. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MPBB-6VRHV8/g___cap_2_fundamenta__o.pdf?sequence=8>. Acesso em: 15/08/2018.
Wecker, Katharina (rk). Europa pode não ter saída, a não ser se adaptar ao calor. DW Made for Minds. 31/07/2018. Disponível em:< https://www.dw.com/pt-br/europa-pode-n%C3%A3o-ter-sa%C3%ADda-a-n%C3%A3o-ser-se-adaptar-ao-calor/a-44895968 >. Acesso em: 15/08/2018. 
�

Continue navegando