Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO - DEPENDENCIA 
1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir noticias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de cambio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma noticia sobre cada um destes termos como exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema:
“A inflação. (coloque o conceito de). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou um resumo da noticia e complementar com algum comentário seu)”.
INFLAÇÃO
A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preço. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia.
A medição da inflação é feita através de uma cesta de consumo média da população. 
PROCESSOS INFLACIONÁRIOS
Inflação prematura - processo inflacionário gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido.
Inflação reprimida - processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo.
Inflação de custo - processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção, por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta. 
Inflação de demanda - processo inflacionário gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego. 
TAXA DE JUROS
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. 
TAXA DE CAMBIO
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Ela pode ser definida em termos directos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional A taxa de câmbio está definida de forma indirecta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira. 
1) MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usa-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados á gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisão dentro do ambiente organizacional. Pesquise nas referencias indicadas pelo professor e escreva sobre os temas relacionados abaixo:
a. Medidas Descritivas
I. Medidas de Tendência Central;
II. Medidas de Dispersão;
III. Técnicas de Amostragem Probabilística;
b. Números-Índices
c. Deflação de Dados
MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL: MÉDIA, MODA E MEDIANA
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central” se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores.
Média Aritmética é considerada uma medida de tendência central e surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados. 
Por exemplo, determinar a média dos números 3, 12, 23, 15, 2. 
Ma = (3+12+23+15+2) / 5 
Ma = 55 / 5 
Ma = 11 
A média dos números é igual a 11. 
Moda (representada por “Mo”) de um conjunto de dados é definida como o valor de maior freqüência, isto é, o valor que mais aparece, daí seu nome. Se o peso (em Kg) correspondente a nove pessoas são: 82; 65; 59; 74; 60; 67; 71 e 73 estes nove dados não possuem uma moda, sendo um conjunto amodal. Por outro lado, se a distribuição de peso de 15 pessoas for: 63; 67; 70; 69; 81; 57; 63; 73; 68; 63; 71; 71; 71 e 83, possui duas modas (63 e 71 Kg). Neste caso a distribuição diz-se bimodal. Será unimodal no caso de apresentar uma só moda e multimodal se apresentar várias modas.No caso de dados agrupados em tabelas de frequências, o cálculo é feito por:
Onde:
I = limite inferior da classe que contém o valor modal;
f1 = frequência da classe que contém o valor modal
f0 = frequência da classe que precede a classe modal
f2 = frequência da classe que sucede a classe modal
h = tamanho do intervalo de classe
Mediana é um conjunto de informações observadas é definida como o arranjo das observações em ordem de grandeza. Assim para o conjunto de dados: -7; -3; 0; 2; 4; 5; 5,5; 6; 8; 12 e 15, a mediana é 5 (Md = 5).Contudo, quando há valores repetidos, a sua interpretação não é assim tão simples. No caso de número de pessoas por família, 2; 2; 5; 5; 7; 7; 8; 8. A mediana seria a quantidade Md = 5, no entanto só existem duas famílias com o nº de pessoas inferior a 5 e há quatro com o nº superior a 5. A mediana é muito usada em toxicologia, na determinação da dose que é capaz de matar 50% dos indivíduos, isto é, a dose mediana letal, ou DL50.
No caso de uma distribuição de frequências a mediana é calculada pela seguinte fórmula:
Md = L + d X a/fMd
Onde:
*L é o limite inferior da classe que contém o valor mediano;
*d é a diferença entre a posição ou a ordem que ocupa o valor mediano menos a frequência acumulada da classe anterior à classe que contém o valor mediano, isto é, menos a frequência acumulada até L;
*a é a amplitude da classe;
*fMd é a frequência da classe que contém o valor mediano.
MÉTODOS OU TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo. 
- Amostragem Aleatória Simples: Corresponde a um método de seleção dos elementos da amostra, em que cada um deles tem uma probabilidade igual (e não nula) de ser selecionado do Universo. As duas técnicas mais vulgarmente utilizadas para escolher uma amostra aleatória simples são:
- Amostragem Aleatória Sistemática: É uma variante da amostragem aleatória simples que se usa quando os elementos da população estão organizados de forma sequencial.
- Amostragem Estratificada: Esta técnica usa informação existente sobre a população para que o processo de amostragem seja mais eficiente. A lógica que assiste à estratificação de uma população é a de identificação de grupos que variam muito entre si no que diz respeito ao parâmetro em estudo, mas muito pouco dentro de si.
- Amostragem por Clusters: Este tipo de amostragem é especialmente útil quando o universo estatístico é formado por populações de grande dimensão e disperso por vastas áreas geográficas. 
- Amostragem Multi-Etápica ou por Etapas: Neste tipo de amostragem, seleciona-se em primeiro lugar, aleatoriamente, uma amostra por Clusters – repare-se que é muito mais fácil obter uma lista por Clusters (por exemplo, de escolas) do que uma lista exaustiva dos elementos que compõem a População (por exemplo,todos os alunos). Seguidamente podemos realizar, ou não, uma segunda etapa, na qual são escolhidos aleatoriamente alguns elementos dos Clusters selecionados na fase anterior ou, então, continuando com a seleção de Clusters até se chegar às unidades elementares.
- Amostragem por Conveniência: Este tipo de amostragem não é representativo da população. Ocorre quando a participação é voluntária ou os elementos da amostra são escolhidos por uma questão de conveniência. Deste modo, o processo amostral não garante que a amostra seja representativa, pelo que os resultados desta só se aplicam a ela própria. Pode ser usado com êxito em situações nas quais seja mais importante captar ideias gerais, identificar aspectos críticos do que propriamente a objetividade científica. Contudo, o método tem a vantagem de ser rápido, barato e fácil.
- Amostragem por Quotas: Este tipo de amostragem pode considerar-se análogo ao método de amostragem estratificada, mas com um aspecto que lhe faz toda a diferença: em vez de se escolher uma amostra aleatória dentro de cada um dos estratos da etapa final, escolhe-se uma amostra não aleatória de tamanho determinado pela fracção de amostragem.
NÚMEROS-ÍNDICES
Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. È grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
DEFLAÇÃO
A Deflação caracteriza uma diminuição relativamente longa do nível geral de preços numa zona económica. Isto significa nomeadamente que a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. È então o conceito oposto de inflação.
A Deflação difere da Desinflação, período de diminuição do ritmo de aumento dos preços. 
Os Bancos Centrais têm muito cuidado com os riscos de deflação, porque os instrumentos de politica monetária não funcionam para resolvê-la, e a deflação pode transformar-se numa espiral deflacionista.
3) Ética, Politica e Sociedade
4) Os veículos de comunicação em geral promovem um modelo de comportamento social focado no consumo exagerado para a manutenção do modelo econômico vigente. Assim os valores e os costumes se alteram na organização social e, também, nos modelos de gestão administrativa. Ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para a conquista de consumidores. Sabendo disso, faça uma pesquisa e escreva sore os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do publico na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de politica deve ser adotado para a sua manutenção.
Veículos de Comunicação
Veículos de comunicação são os meios que divulgam as notícias. Os veículos de comunicação estão espalhados por diversos meios de comunicação, como a internet, a televisão, rádio, jornais e revistas.
O Jornal - é um dos mais antigos veículos de informações, sua cobertura é basicamente em áreas metropolitanas com disponibilidade de edições locais ou bairrista.
A Revista - com publicação, na maioria das vezes, para grandes regiões, muitas vezes até mundial, tem alta qualidade gráfica com maior elaboração nos tipos de propagandas. Tem boa seletividade com relação ao público já que cada tipo de revista é voltado para grupos específicos.
O Rádio - enquadra sua principal vantagem na flexibilidade, porém com delimitação de sua cobertura devida sua área de transmissão.
A TV - é um excelente meio de comunicação pois possibilita um impacto dramático ao seu público combinando som e movimento.
A Internet - apesar de sua ampla cobertura de mercado, baixos custos e interatividade ainda atinge pouco o público brasileiro pela dificuldade no acesso para classes mais baixas. Porém é uma grande promessa para comunicação de massa, o que já vem ocorrendo em países mais desenvolvidos.
A comunicação humana - desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. 
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvida neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto oconceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.
Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.
CONCLUSÃO
A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.
Vimos os conceitos básicos de Economia que motivam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Mesmo não sendo de conformidade, como costumam acontecer em discussão de doutrinas econômicas, esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica, que combina os princípios da política macroeconômica com os princípios da teoria microeconômica.
Já na distinção entre as técnicas qualitativas e quantitativas nem sempre é clara. Algumas delas, como as entrevistas, podem ser usadas de forma qualitativa ou quantitativa. Da mesma forma, um dado isolado, tal qual uma transcrição de entrevista pode ser utilizado das duas maneiras. Mas existem outras técnicas, como testes psicológicos ou amostragem de atividades, que tendem a ser usadas predominantemente sob a abordagem quantitativa. Uma característica importante das técnicas quantitativas é que o processo de coleta de dados é diferente da análise.
A coleta de dados quantitativos é feita através de quatro maneiras: entrevistas, questionários, teses/medidas e observação.
Em outro assunto abordado nesse trabalho que é Ética, Política e Sociedade eé de extrema relevância que a classe política de prestígio perante a sociedade que a representa, tendo em vista que a saúde desta está intimamente conectada com a saúde daquela. A questão da moral e da ética não pode estar distanciada da política, visto que sem ética e sem moral não há representação política sadia e, por via de consequência, não goza de legitimidade perantea sociedade.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
MAXIMIANO, Antônio C. Teoria geral da administração: da escola científica a competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
Garcia, Regis, Estatística: administração III / Regis Garcia. - São Paulo: Pearson pretice Hall, 2010.
SILVA, Antonio Ozai. Ética na política? da sagrada ingenuidade dos céticos ao realismo maquiavélico.
FREUND, John E. Estatística Aplicada: Economia, administrativa e Contabilidade. 11° ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Mais conteúdos dessa disciplina