Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A jurisdição contenciosa caracteriza-se pela:
		
	
	Término de um conflito
	
	Presença de interessados e de um procedimento
	
	Homologação da vontade dos interessados
	
	Ausência de substitutividade
	 
	Presença de um conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida - lide
	
Explicação:
A jurisdição contenciosa consiste em uma disputa judicial, uma lide, um litígio, um conflito de interesses com pretensão resistida.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(OAB/SP SETEMBRO/2008) Assinale a opção correta acerca da jurisdição:
		
	
	uma das características da jurisdição é a aptidão para a coisa julgada; por conseguinte, somente haverá jurisdição se houver coisa julgada material;
	
	a convenção de arbitragem não é pressuposto processual negativo.
	 
	o princípio do juiz natural tem por finalidade garantir a prestação da tutela jurisdicional por juiz independente e imparcial;
	 
	a capacidade de estar em juízo, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido são considerados elementos da ação;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"A" firmou contrato com "B" em janeiro de 2014. Ocorre que após alguns meses,analisando o referido contrato firmado, percebeu que o valor da multa por rescisão contratual era superior a sessenta por cento do valor do próprio contrato. Indignada decide propor ação revisional do referido contrato. Sabe-se que a ação foi distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca de Salvador, local em que foi firmado o contrato. Diante de tal fato assinale a alternativa correta quanto a tutela jurisdicional pleiteada e classificação da jurisdição:
		
	 
	Tutela jurisdicional de execução; jurisdição especial, contenciosa, inferior e comum.
	 
	Tutela jurisdicional constitutiva; jurisdição contenciosa, inferior, cível e comum;
	
	Tutela jurisdicional cognitiva; jurisdição inferior, especial, cível e graciosa;
	
	Tutela jurisdicional condenatória; jurisdição inferior, material, contenciosa e cível;
	
	Tutela jurisdicional declaratória; jurisdição cível, inferior , contenciosa e comum;
	
Explicação:
As características estão expressamente previstas no material didático.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(OAB / RJ) O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que:
		
	 
	caberá ao juiz, de ofício, ou requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo diligências inúteis ou meramente protelatórias;
	 
	nenhum juiz prestará tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, salvo nos casos e formas legais;
	
	o juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo ou grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública;
	
	cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(FVG/2016/MPE/RJ) - No tocante à inércia, uma exceção a tal característica da jurisdição, de acordo com a legislação processual vigente, é a:
		
	 
	nulidade de casamento.
	
	anulação de contrato administrativo;
	 
	reintegração de posse de imóvel público;
	
	interdição;
	
	restauração de autos;
	
Explicação:
É sabido que a jurisdição é o poder-dever do Estado de compor litígios. Ocorre que os conflitos no âmbito civil são levados ao Estado-Juiz para que esse possa dirimi-los (resolver), de modo que o Estado-Juiz não pinça para si os conflitos. Isso é o que se tem denominado Princípio da Inércia, pois a jurisdição é inerte, parada, ela espera que a parte submeta o conflito de interesses.
Esse princípio comporta exceções de ordem legal, visto que o Código de Processo Civil prevê algumas situações em que, mesmo não sendo levada ao Estado-Juiz a lide, está o magistrado autorizado a instaurá-lo ex officio.
Portanto, a regra é o Princípio da Inércia: A jurisdição fica parada esperando que o conflito seja levado. A exceção é a atuação ex officio, por expressa determinação de lei.
A razão de ser dessa atuação do Estado está no interesse em determinadas situações jurídicas, de modo que, não se manifestando a parte, o Juiz deverá ex officio se pronunciar, dando início ao processo.
Diversos são os dispositivos que autorizam, senão determinam, a atuação do juiz de ofício, tal como ocorre no art. 989, do CPC (abertura de inventário, quando nenhum interessado assim o faz), art. 1129, do CPC (instauração de conflito de competência).
Portanto, o Princípio da Inércia prega que o juiz não se manifesta, mas espera a parte, havendo, no entanto, situações em que, por exceção, a lei diz que deve a inércia ser deixada de lado, devendo o juiz de manifestar e dar início ao processo.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	1.A propósito da Jurisdição, considere as seguintes proposições: I - enquanto manifestação da soberania do Estado, a jurisdição não é passível de delegação a terceiros, sendo exercida exclusivamente por magistrados investidos em conformidade com as regras da Constituição Federal; II - por força do princípio da aderência, a jurisdição está limitada ao espaço geográfico sobre o qual se projeta a soberania do Estado; III - a idéia matriz do princípio do juiz natural legitima a instituição de juízos e tribunais especiais, destinados à solução de conflitos prévios e determinados, gravados de especial interesse social; IV - embora não se instaure de ofício a jurisdição, os órgãos jurisdicionais do Estado devem oferecer respostas a todos os conflitos que lhes sejam submetidos, ainda que omissa ou obscura a legislação em vigor. De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que:
		
	 
	c) o item III é certo e o item IV é errado;
	
	e) não respondida.
	
	a) o item I é certo e o item II é errado;
	
	d) o item IV é certo e o item I é errado;
	 
	b) o item II é certo e o item III é errado;
	
Explicação:
Jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei.
No sentido coloquial, jurisdição é a área territorial (município, estado, região ou país) sobre o qual este poder é exercido por determinada autoridade ou Juízo.
A jurisdição ressalta ser a garantia de existência do Estado Democrático de Direito, a permanência e manutenção do ordenamento jurídico, e a respeitabilidade à Constituição Federal no que concerne à obediência aos seus princípios, valores e vontades.
A jurisdição atua por meio dos juízes de direito e tribunais regularmente investidos, jurisdição é atividade do juiz, quando aplica o direito, em processo regular, mediante a provocação de alguém que exerce o direito de ação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A jurisdição é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um caso concreto, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e, assim, resguardar a ordem jurídica. Sobre a jurisdição contenciosa, é verdadeira a assertiva:
		
	 
	presença de interessados.
	
	ausência das partes.
	 
	presença de um conflito de interesse qualificado por uma pretensão resistida.
	
	ausência de substitutividade.
	
	homologação da vontade dos interessados.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito da Jurisdição no Brasil é CORRETO afirmar que:
		
	 
	Significa o mesmo que AÇÃO, uma vez que representa a busca das partes ao acesso à justiça.
	 
	No ambito do direito processual civil pode ser classificada como contenciosa e voluntária.
	
	No âmbito do direito processual civil pode ser classificada como inerte ou preventiva, considerandoa atuação inicial do juiz ou das partes interessadas.
	
	Siginifica o mesmo que PROCESSO, uma vez que representa as decisões judiciais proferidas.

Mais conteúdos dessa disciplina