Buscar

Avaliação Virtual 01

Prévia do material em texto

Av1 - Ed Física - Lic - Metodologia do Ensino de Lutas
1)
O conteúdo de Lutas na Educação Física no ambiente escolar pode, por vezes, ter dificuldades em seu ensino, relacionadas principalmente com violência e brigas. Essa confusão tem origem, quase sempre, no pouco conhecimento da modalidade e na confusão entre conceitos, equiparando lutas e esportes de combate à meras brigas. Portanto, é importante definir bem nossos termos e conceitos ao abordar esse conteúdo. 
Assinale a alternativa a seguir que apresenta a definição de lutas:
Alternativas:
a)
são formas de garantir o domínio militar dos povos ocidentais sobre os povos orientais, e como tal, são utilizadas apenas para o combate entre os povos.
b)
são formas de combate esportivo que contam com participação de modalidade nos jogos olímpicos e paralímpicos. 
c)
são um fenômeno esportivo recente, cujas regras esportivas se estruturaram apenas nas últimas décadas.
d)
são uma forma de expressão corporal e cultural, onde os praticantes desenvolvem aspectos cognitivos, motores e sociais.
e)
são exercícios desenvolvidos e aprimorados ao longo dos séculos com fins exclusivamente militares, tradição que continua até os dias de hoje.
2)
A capoeira é a modalidade de luta mais enraizada na cultura brasileira, pois suas origens estão intimamente relacionadas com a história de nosso país.
Com relação à história da capoeira em nosso país, é correto dizer que:
Alternativas:
a)
A capoeira era inicialmente praticada pelos feitores, que a utilizavam como forma de manter a supremacia sobre os escravos. Mais tarde, os escravos se apropriaram de sua prática.
b)
A capoeira originalmente era usada apenas como uma dança ritualística. As características de luta dessa arte apenas surgiram na década de 70, com a introdução da chamada capoeira contemporânea.
c)
A capoeira apenas começou a ser praticada com a abolição da escravatura, pois antes não haviam escolas para a prática. Com a libertação dos escravos, foram abertas as escolas de capoeira, que auxiliaram na disseminação da arte.
d)
A capoeira foi proibida durante o período da escravatura, sendo praticada em segredo pelos escravos. A sua prática ficou marginalizada até pelo menos a década de 30 do século passado.
e)
Todas as alternativas estão corretas.
3)
As lutas e os esportes de combate estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, seja em eventos esportivos, de entretenimento e nos conteúdos da Educação Física escolar. Assim, como em outras modalidades que compõe o currículo escolar, é importante ter claramente as razões do porquê abordar as modalidades nas aulas.
Dentre as alternativas a seguir, qual expressa um dos objetivos a ser alcançado com o ensino do conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física?
Alternativas:
a)
oportunizar a experiência relativa às diversas modalidades de lutas, para que o aluno escolha uma e se dedique ao treinamento esportivo.
b)
oportunizar a vivência relativa às diversas modalidades de lutas, ampliando o repertório motor e a capacidade de expressão corporal dos alunos.
c)
ser iniciação ao treinamento esportivo, facilitando a busca por talentos precoces que possam se tornar grandes lutadores.
d)
tornar os alunos mais confiantes e capazes de se defenderem situações de risco dentro e fora do ambiente escolar.
e)
chamar a atenção dos alunos, através da vivência das modalidades de luta dentro do ambiente escolar, para os perigos da prática dos esportes de combate.
4)
Uma das características mais marcantes da capoeira é a sua mescla de luta, dança e arte. A musicalidade dessa arte é bastante evidente na diversidade de instrumentos musicais que são utilizados em sua prática.
Dentre esses instrumentos, podemos citar:
Alternativas:
a)
Berimbau, pandeiro, gaita e atabaque.
b)
Reco-reco, berimbau, pandeiro e atabaque.
c)
Atabaque, berimbau, violão e pandeiro.
d)
Pandeiro, viola, gaita e sanfona.
e)
Agogô, atabaque, berimbau e gaita.
5)
Dois dos estilos de capoeira mais conhecidos são a capoeira de angola e a capoeira regional. A capoeira de angola, mais antiga, recebe esse nome pois seus principais praticantes no início era os escravos angolanos. A capoeira regional foi criada em território nacional por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba.
Assinale a alternativa a seguir que apresenta, corretamente, outra diferença entre os estilos de capoeira da angola e capoeira regional:
Alternativas:
a)
A capoeira de angola se caracteriza por um jogo rasteiro, com movimentos próximos ao chão. A capoeira regional tem como característica um jogo mais alto, tendo uma das pernas como ponto de apoio.
b)
A capoeira de angola tem como característica os golpes altos e acrobáticos, usando principalmente as mãos, enquanto a capoeira regional usa um jogo mais rasteiro, equilibrando o corpo rente ao solo.
c)
A capoeira de angola era praticada pelos escravos angolanos, enquanto a capoeira regional se iniciou entre os feitores, como forma de defesa contra os escravos capoeiristas.
d)
A capoeira de angola utiliza instrumentos musicais durante sua prática, pois é muito mais uma dança do que uma luta. A capoeira regional não usa instrumentos, e predominam os golpes rasteiros.
e)
Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando