Buscar

Av1 Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV1_201202177621 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201202369064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo MILARÉ nem todos os ecossistemas são naturais. Há os "ecossistemas naturais e os ecossistemas sociais" (Milaré, Édis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 64). Com tal afirmação MILARÉ busca explicar a relação entre o meio ambiente e o patrimônio cultural, outorgando uma visão holística ao conceito de meio ambiente. Assinale a opção que corresponda ao enunciado proposto:
		
	 
	Trata-se da concepção ampla segundo a qual o meio ambiente abrange toda a natureza, ou seja, o meio ambiente natural, formado pelo solo, água, ar, fauna e flora originais e o meio ambiente artificial, ou decorrente da transformação humana, formado pelas edificações, equipamentos, assentamos urbanísticos, culturais, ou seja, todas as construções materiais e imateriais produzidas pelo trabalho do homem.
	
	Trata-se da concepção restritiva, segundo a qual o conceito de meio ambiente não corresponde à totalidade do meio ambiente natural, mas apenas de suas partes isoladas, assim consideradas por seus ecossistemas individualizados e separados, vistos isoladamente como patrimônios distintos uns dos outros, que não devem se conglobar nem integrar, para evitar que haja prejuízo na manutenção da integridade e perpetuação ecológica de biodiversidade das espécies.
	
	A visão holística constitui uma crítica ao conceito de proteção integral do meio ambiente natural e vem sendo aplicada unicamente como fruto de interferências humanas no meio ambiente natural submetido às transformações nocivas.
	
	O meio ambiente juridicamente considerado é composto apenas pelos elementos naturais, constituído por todo o espaço de interação em que a vida acontece, nele não se compreendendo os elementos abstratos, culturais e históricos, por serem artificiais e fruto da criação humana.
	
	O conceito evoca a ideia dos bens naturais, tais como as florestas, rios, solo etc. de modo que o ambiente pode ser visto apenas como o espaço natural que nos rodeia, nosso habitat primitivo, o espaço onde a vida ocorre, a esfera de convivência e o ar que respiramos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202369278)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	 
	bem público transindividual.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público dominical.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202818229)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Conferência da Organização das Nações Unidas realizada na cidade de Estocolmo em 1972 estabeleceu 23 princípios que praticamente resumem as preocupações com o desenvolvimento e o meio ambiente, constituindo uma importante fonte do Direito Ambiental Brasileiro a partir de seus conceitos e princípios. Como exemplo de temas abordados nesta Conferência temos:
		
	 
	Planejamento, desenvolvimento tecnológico, cooperação entre os países signatários e incentivos a política econômica
	 
	Meio ambiente como direito humano, introdução ao desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade e luta contra a poluição.
	
	Adoção da política socialista, cooperação econômica entre os países, incentivos fiscais e poluição.
	
	Crescimento urbano, incentivo a industrialização, redução do consumismo e desenvolvimento sustentável.
	
	Cooperação entre os países signatários, proteção a flora e a fauna e incentivos a política econômica mundial.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202353807)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa CORRETA em razão da validação do princípio da proteção do meio ambiente em nosso ordenamento jurídico:
		
	
	fundamentar-se, no que se refere à defesa da desapropriação das terras e dos meios produtivos, na proteção ao patrimônio histórico, ao ambiente cultural e ao ambiente do trabalho.
	
	resumir os esforços da esfera política na manutenção do equilíbrio dinâmico dos sistemas socioambientais passíveis de serem utilizados no processo de justa repartição da renda e de reforma agrária.
	 
	decorrer da previsão legal que considera o meio ambiente como valor a ser necessariamente assegurado e protegido para uso de todos.
	 
	adotar o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente.
	
	apontar para a incompatibilidade irredutível entre o interesse público e a iniciativa privada, condicionando esta à discricionariedade daquele e distribuindo às camadas mais pobres da população, de forma equitativa, o acesso aos recursos naturais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202791191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por este princípio busca-se consagrar a ideia de que aquele que poluir terá de arcar com os custos da reparação do dano causado. A frase refere-se ao princípio:
		
	
	Limite
	
	Prevenção
	 
	Poluidor Pagador
	
	Precução
	
	Participação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202434551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTACORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
		
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	 
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202808741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2011 - TRF 1ª REGIÃO - Juiz Federal) A tutela do meio ambiente envolve a institucionalização de normas, o estabelecimento de objetivos e princípios claros, a identificação de instrumentos efetivos de proteção, bem como a organização de uma estrutura que possa realmente implementar a política ambiental. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
		
	
	O padrão de qualidade ambiental é instrumento abrangente que representa uma análise do impacto de certo empreendimento na ocasião de sua instalação.
	
	A criação de zonas estritamente industriais envolvendo a instalação de polos cloroquímicos é matéria que se encontra na esfera da competência concorrente entre a União e os Estados.
	
	Os instrumentos ambientais relacionados ao exercício do poder de polícia não podem ensejar impactos no custo da produção, mesmo que em defesa do meio ambiente.
	 
	O zoneamento econômico ecológico constitui instrumento de organização territorial, de caráter obrigatório e vinculado.
	
	O relatório de qualidade do meio ambiente, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é entendido como aplicação do princípio da responsabilização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202371790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
		
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202261509)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de:
		
	
	ato administrativo simples;
	
	ato administrativo complexo;
	
	ato administrativo composto;
	 
	procedimento administrativo;
	
	contrato administrativo;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202372057)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas que seguem:
I- O RIMA é parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental.
II- As diretrizes a serem seguidas para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental são determinadas exclusivamente pelo Órgão competente que realizar o Licenciamento Ambiental.
III- Durante o período da análise técnica, o RIMA deve estar disponível ao público no órgão ambiental estadual, observado o sigilo industrial.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
		
	
	Apenas a afirmativa III
	
	Apenas a afirmativa I e II
	
	Apenas a afirmativa I
	
	Apenas a afirmativa II
	 
	Apenas a afirmativa I e III

Outros materiais