PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
15 pág.

PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL


DisciplinaProdução Textual em Educação7 materiais137 seguidores
Pré-visualização2 páginas
FACULDADE LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO \u2013 FLATED
TEREZINHA DIUNIZIA GUEDES DOS SANTOS
VALQUILENE LOPES DA SILVA
A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA
LIMA CAMPOS - MA
2016
TEREZINHA DIUNIZIA GUEDES DOS SANTOS
VALQUILENE LOPES DA SILVA
A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Leitura e Produção Textual, do Curso de Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação \u2013 FLATED 
Orientador (a): Prof.º Esp. Carlos Pereira dos Santos
LIMA CAMPOS - MA
	2016
SUMÁRIO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇAO ............................................................................ 04
2. PROBLEMATIZAÇÃO ....................................................................................... 05
3. HIPÓTESES .......................................................................................;................ 06
4.JUSTIFICATIVA .................................................................................................. 07
5. OBJETIVOS ........................................................................................................ 08
5.1 Geral ................................................................................................................. 08
5.2 Específicos ....................................................................................................... 08
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................... 09
7. METODOLOGIA ................................................................................................. 13
8. CRONOGRAMA ................................................................................................. 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 15
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
\u2013 Título: A Função do Pedagogo na Escola
 \u2013 Curso: Pedagogia
1.3 \u2013 Orientado: Terezinha Diunizia Guedes dos Santos e Valquilene Lopes da Silva
1.4 \u2013 Orientador: Prof.º Esp. Carlos Pereira dos Santos
1.5 \u2013 Instituição: Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Considerando a diversidade de funções que o pedagogo pode assumir e o papel importante na prática educativa, questiona-se qual a real função do pedagogo no ambiente escolar?
3 HIPÓTESES
A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola. Ele é o elo para o trabalho em conjunto para que a escola realize de fato o seu papel de proporcionar uma educação que desperte a comunidade para o processo de emancipação da sociedade, partindo da sua própria emancipação.
O pedagogo tem assumido diferentes funções no ambiente escolar e isso acaba fazendo com que sua principal função de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem e garantir que sua efetivação seja colocada em segundo plano.
4. JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa contribuirá na aquisição do conhecimentodas atribuições que o Pedagogo deve estabelecer em relação ao ambiente escolar, tendo como ponto de partida a necessidade de verificar como ele pode enfrentar os problemas existentes no cotidiano escolar.
Percebe-se que o trabalho do pedagogo nas escolas atualmente está um pouco confuso. A ele são delegadas diversas funções, como a organização, mediação, integração e articulação do trabalho pedagógico.
Quais seriam as mais importantes funções para que seja feita a organização do trabalho pedagógico a fim de promover e efetuar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A compreensão de que o pedagogo deve possuir o dominio de mediador, organizador e articulador no processo do trabalho pedagogico é importante para o resgate de sua função.
A elaboração deste projeto visa deixar clara a importância do profissional especialista em educação. É importante ressaltar todas as funções do pedagogo, adentrando assim no mundo de conhecimento docente, pois nas mãos deste profissional concentra-se o futuro de uma criança.
A abrangência deste curso abre inúmeras possibilidades pro profissional que sairá da faculdade bem capacitado. O pedagogo pode atuar em várias frentes de trabalho, sejam elas em escolas \u2013 dando aulas ou coordenando atividades \u2013 ou creches, centros de estudo e até órgãos públicos. É uma profissão muito importante para a educação e conseqüentemente para a formação da sociedade. Na coordenação de escolas, os pedagogos são responsáveis por verificar o cumprimento dos currículos segundo as leis educacionais, além de organizar planos de trabalho e direcionar a equipe dos docentes.
5. OBJETIVOS
5.1 Geral:
Refletir sobre a função do pedagogo escolar
5.2 Específicos:
Enfocar sobre o comprometimento da formação do pedagogo.
Destacar o trabalho deste especialista em educação.
Reconhecer a dimensão da atuação do pedagogo no cotidiano escolar a fim de organizar o trabalho pedagógico.
6.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O pedagogo é o profissional que atua em várias instancias da prática educativa, com base em objetivos da formação humana. O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadãos críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossosconhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida. \u201c(...) O pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar.\u201d (LIBÂNEO, 2006, p.215)
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.
O pedagogo é o profissional habilitado (por lei e formação) a preparar, administrar e avaliar currículos, programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo. \u201c(...) A presença do pedagogo escolar torna-se, pois, uma exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população\u201d. (LIBÂNEO, 2000, p.55)
A nossa intenção é colocar o pedagogo no lugar que é seu de direito, o qual vai somar com os outros profissionais da educação e não fazer concorrência, pois todos os profissionais da educação têm uma função específica no processo ensino aprendizagem, e o sucesso da escola dependem da ação conjunta de todos.
Hoje em dia, a atuação do pedagogo na escola é de grandeimportância e precisa acontecer enfatizando, simultaneamente, dois pólos distintos: 
Construir a equipe de trabalho - com enfoque na inteligência emocional, no querer fazer, na liderança para servir. Qualificar a equipe \u2013 com enfoque maior no cognitivo, no saber fazer, no estudo e na atualização permanente da equipe de professores.
Cada pedagogo, em seu