Buscar

teste de conhecimento 09 - criminologia

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Carlitos é hipocondríaco desde a adolecência, procurando insistentemente diversos médicos para solucionar suas diversas dores e supostas doenças. Por três vezes, teve indicação para tratamento psicológico e psiquiátrico, mas se recusou a procurar o profissional adequado. Em 2010, foi atendido por um médico que, com fim de obter indevida vantagem econômica, indicou diversos tratamentos caros e fraudulentos para Carlitos. Considerando os estudos da Criminologia, especialmente da vitimologia, indique qual teoria melhor demonstra a condição de Carlitos como vítima:
		
	
	Teoria assistencialista
	
	Vitimização secundária
	
	vitimização terciária
	 
	Teoria do crime precitpitado pela vítima
	 
	Teoria da vitimização inconsciente
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os irmãos Felício e Roberval, após uma partida de tênis, começaram a discutir. Felício que estava com a raquete na mão e provocado pelo irmão Roberval, atingiu de lado e sem muita força a cabeça do irmão, de estrutura física inferior à do agressor e mãos desprovidas de qualquer objeto. Roberval desequilibrou-se e, ao cair ao solo, bateu com a cabeça na guia, vindo a falecer. Felício foi processado em liberdade perante a 1ª Vara do Júri, por homicídio simples - art. 121 "caput" do Código Penal e pronunciado pelo magistrado, ao entendimento de que houve dolo eventual, pois o acusado teria assumido o risco de produzir o resultado, ao golpear Roberval com a raquete. No Direito Penal a discussão ficaria adstrita a ocorrência do crime de lesões corporais seguidas de morte ou de homicídio com dolo eventual. Numa análise criminologia, contudo, podemos concluir que:
		
	
	O caso se amolda a Escola de Chicago, segundo a qual deveria se analisar o local onde eles se encontravam para definir a maior ou menor responsabilidade
	 
	Modernamente, sabe-se que a colaboração da vítima é secundária para a prática do crime e jamais poderia influenciar na culpabilidade do agente
	
	Na Teoria Assistencialista é possível analisar hipóteses em que, de fato, a colaboração da vítima é fundamental para a prática do crime, o que poderá até influenciar na culpabilidade do agente
	 
	Na Teoria do crime precipitado pela vítima é possível analisar hipóteses em que, de fato, a colaboração da vítima é fundamental para a prática do crime, o que poderia até influenciar na culpabilidade do agente
	
	O positivismo determina que a possibilidade do criminoso nato cometer delitos é decorrência de seu meio social, não havendo qualquer propensão genética do mesmo para a criminalidade, assim como com a vítima
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Laila, uma senhora vaidosa que gosta de andar sozinha com suas jóias pelas ruas da cidade, ao para numa esquina para falar em seu celular de último tipo é abordada e assaltada por um jovem que levou todos os seus pertences. Segundo as teorias relacionadas à vitimologia, é possível afirmar que Laila, mesmo que inconscientemente, desejava ser vítima?
		
	 
	todas as assertivas estão corretas
	
	não, pois o determinismo biológico só é aplicado pelo positivismo ao criminoso.
	
	não, pois isto tornaria atípica a conduta do agente.
	
	sim, tendo em vista a escola assistencialista.
	 
	sim, segundo a teoria da vítima por tendência.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em maio de 2010 alguns índios da tribo YYYY do Sul do Estado do Rio de Janeiro fecharam a Estrada Rio Santos e agrediram funcionários do Estado que os notificaram sobre a desapropriação de uma parte de suas terras para a construção de mais uma usina nuclear, diminuindo, assim, sua já precária reserva indígena. Segundo os estudos de vitimologia, estes índios podem ser considerados vítimas?
		
	
	não, pois o ato praticado pelo Estado é eivado de legitimidade que não pode ser questionada.
	
	sim, pois há uma predisposição neles, segundo a teoria da vítima por tendência.
	 
	sim, pois se encontram numa posição de vulnerabilidade, segundo a escola assistencialista.
	
	não, pois, já inseridos em nossa cultura, respondem criminalmente pelos seus atos.
	
	todas as assertivas estão corretas
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Juliana, adolescente, de forma recorrente sofre agressões por parte de sua mãe Joana, que não teve acesso a estudo, foi abandonada em sua infância e desenvolveu dependência de álcool e drogas, tendo sido condenada por tráfico por duas vezes. Joana pode ser considerada vítima?
		
	 
	sim, tendo em vista a teoria assistencialista
	
	não, tendo em vista a teoria do crime precipitado pela vítima
	
	não, pois na verdade ela é a agressora
	
	sim, tendo em vista a teoria do crime precipitado pela vítima
	
	não, tendo em vista a teoria assistencialista
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Lourdes, casada, mensalmente era agredida por seu esposo na frente de seus filhos. Tal fato vem sendo amparado pela lei "Maria da Penha", a qual possibilitou o afastamento do lar do agressor enquanto o mesmo é julgado pelas lesões. É possível afirmar que tal medida está em sintonia com:
		
	 
	teoria ecológica
	
	teoria positivista
	 
	teoria assistencialista
	
	teoria da vítima por tendência
	
	abolicionismo penal
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Rui que se encontra preso condenado a 10 anos de reclusão por ter matado seu cunhado está em uma cela em péssimas condições de higiene convivendo com todo tipo de infrator e sofrendo agressões semanais. Segundo as escolas de vitimologia, Rui em algum momento, pode ser considerado vítima?
		
	
	não, pois não é possível identificar seus agressores.
	
	não, pois tais situações decorrem do cumprindo da pena legitimamente estabelecida.
	 
	sim, pois se encontra numa posição de vulnerabilidade, segundo a escola assistencialista.
	
	sim, pois há uma predisposição nelas, segundo a teoria da vítima por tendência.
	
	todas as assertivas estão corretas
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ana costuma frequentar todo e qualquer local com muitas jóias valiosas, sem se importar com horário de suas saídas, assim como com eventual perigo apontado no local. Qual teoria da vitimologia melhor analisa a participação de Ana no processo vitimizador?
		
	
	teoria assistencialista
	 
	teoria objetiva
	
	teoria subjetiva
	 
	teoria do crime precipitado pela vítima
	
	teoria da vitimização

Continue navegando