Buscar

atenção concentrada e sustentada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

atenção concentrada e sustentada
A atenção concentrada se difere da atenção seletiva ao que concerne a focalização da atenção concentrada a um determinado estímulo, nesta o indivíduo se mantém atento ao que faz, ou seja, o cérebro concentra toda a sua atenção para apenas um estímulo excluindo os demais ao seu redor, por exemplo, o indivíduo direciona a sua atenção no professor que está explicando se desprendendo dos demais estímulos presentes naquele momento, volta a sua atenção para o que está lendo ou escrevendo.
já a atenção sustentada tem certa semelhança com a atenção concentrada, esta permanece focada por um longo peródo de tempo em uma atividade constante, sem distrações como por exemplo permanecer atentos em trabalhos repetitivos e longo como em uma fábrica. A diferença entre a atenção sustentada e a atenção concentrada é o período de tempo em que a atenção está voltada para aquele determinado estímulo.
Referência
NORONHA, Ana Paula Porto; SISTO, Fermino Fernandes; BARTHOLOMEU, Daniel; et al. atenção sustentada e concentrada: construtos semelhantes. Psicologia pesquisa e trânsito. Junho, 2006. Universidade São Francisco.

Outros materiais