Buscar

1 SEMESTRE AMANDA PROFº MARCELO

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �11�
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CAMPUS ASSIS
CURSO DE FARMÁCIA
 
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
aMANDA pINHEIRO ra d088556
eLISETE SANTOS RA N120GB7
JOYCE NUNES RA B845CF3
PRISCILA GONZALES RA D127187
ASSIS
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CAMPUS ASSIS
CURSO DE FARMÁCIA
RADIOISÓTOPOS 
DEFINIÇÃO, APLICAÇÃO E PRINCIPAIS RADIOISÓTOPOS
Atividades praticas supervisionadas (APS),
 Apresentada como exigência
para avaliação do 1º e 2º Semestre
 do curso de Farmácia da 
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Orientador Profº MARCELO 
da disciplina de Física
 ASSIS-SP
2016�
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	3
1.1	OBJETIVO	3
1.2	JUSTIFICATIVA	3
2.	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	O uso de radioisótopos na medicina nuclear e suas aplicações 	4
2.2	Geradores termoeletricos radioisótopos	6
2.3	O uso de radioisótopos no Brasil	7
2.4	Principais radioisótopos	8
3	CONCLUSÃO	9
4.	REFERENCIA E BIOGRAFIA 	10
�
INTRODUÇÃO
Os radioisótopos ou isótopos radioativos têm vários usos devido à propriedade de emitirem radiação
A radioatividade pode proporcionar uma qualidade de vida melhor: emprego na medicina, obtenção de energia elétrica através dos reatores nucleares, produção de bens de consumo a partir da energia nuclear, e assim por diante. No entanto a radioatividade tem resíduos que são perigosos quando mal manipulados. O uso da radiação para a obtenção de um serviço (como energia elétrica) produz resíduos que estão se acumulando como lixo nuclear numa velocidade acelerada. A presença de o lixo nuclear, em todo o mundo, geralmente concentrado nas proximidades dos reatores, oferece risco à população.
A importância do emprego dos radioisótopos tem sido notada em diversos campos da atividade humana, tanto em pesquisa como também em aplicações tecnológicas.
	
OBJETIVO
Desse modo, este trabalho tem por objetivo apresentar numa visão crítica, a base teórica para o entendimento da aplicação de radioisótopos na medicina nuclear, o uso de radioisótopos no Brasil e os geradores termoelétricos que nos beneficia com a economia.
 JUSTIFICATIVA
Nesse trabalho apresentamos vários pontos positivos pelo quais os radioisótopos trazem benefícios para a vida humana principalmente na área medica.
Além disso, verificamos que o uso de radioisótopos no Brasil vem sendo cada vez mais utilizado. O Poder Jurídico tem tentado alcançar as leis para normalizar e impor normas de utilização para beneficio da população.
Por outro lado, mostraremos também que através de geradores termoelétricos, o uso de energia se torna mais econômico, através da energia nuclear.
DESENVOLVIMENTO
Radioisótopos são elementos com estrutura nuclear instáveis que procuram alcançar a estabilidade a partir da emissão de partículas e/ou ondas eletromagnéticas. Os átomos radioativos fazem parte de nosso meio ambiente, estão nos alimentos e nos seres vivos. Existem cerca de 340 nuclídeos naturais dentre os quais, aproximadamente, 70 são radioativos.
Entretanto, muitos dos isótopos de elementos mais leves também são radioativos. Os radioisótopos devido à propriedade de emitirem radiação têm vários usos. As radiações podem ate atravessar a matéria ou ser absolvido por ela o que possibilita aplicações. Pela absorção de energia das radiações (em forma de calor) células ou pequenos organismos podem ser destruídos, essa propriedade que normalmente é altamente inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu beneficio, quando emprega para destruir células ou micro-organismos nocivos. A propriedade de penetração das radiações possibilita identificar a presença de um radioisótopo em determinado local.
2.1 O USO DE RADIOISÓTOPOS NA MEDICINA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES
A utilização de radiação atualmente vem aumentando em diversas áreas principalmente na área médica, tanto em diagnostico como em tratamento.
No entanto existem alguns diagnósticos de imagem que é realizado através da utilização de radioisótopos tais como;
A radiografia é uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a região de estudo e interage com uma emulsão fotográfica ou tela fluorescente. Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e técnicas radiográficas. As doses absorvidas de radiação dependem do tipo de radiografia. Como existe a acumulação da radiação ionizante não se devem tirar radiografias sem necessidade e, principalmente, com equipamentos fora dos padrões de operação. O risco de dano é maior para o operador, que executa rotineiramente muitas radiografias por dia. Para evitar exposição desnecessária, deve-se ficar o mais distante possível, no momento do disparo do feixe ou protegido por um biombo com blindagem de chumbo.
Já a Tomografia consiste em ligar um tubo de raios X a um filme radiográfico por um braço rígido que gira ao redor de um determinado ponto, situado num plano paralelo à película. Assim, durante a rotação do braço, produz-se a translação simultânea do foco (alvo) e do filme. Obtêm-se imagens de planos de cortes sucessivos, como se observássemos fatias secionadas, por exemplo, do cérebro. Não apresenta riscos de acidente, pois é operada por eletricidade, e o nível de exposição à radiação é similar. Não se devem realizar exames tomográficos sem necessidade, devido à acumulação de dose de radiação.
A mamografia é um instrumento que auxilia na prevenção e na redução de mortes por câncer de mama. Como o tecido da mama é difícil de ser examinada com o uso de radiação penetrante, a mamografia possibilita somente suspeitar e não diagnosticar um tumor maligno. O diagnóstico é complementado pelo uso da biópsia e ultrassonografia. Com estas técnicas, permite-se a detecção precoce em pacientes assintomáticas e imagens de melhor definição em pacientes sintomáticas. A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, após a mama ser comprimida entre duas placas. O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido.
SPECT- tomografia computadorizada por emissão de fóton único é uma técnica tomográfica de imagem médica que combina efeitos da medicina nuclear com a tomografia computadorizada. Nesta técnica, um radiofármaco emissor de radiação gama é administrado no paciente, que passa a conter a fonte de irradiação interna ao seu corpo. O paciente é alojado em uma câmera gama para detecção da radiação e formação das imagens
Os principais radioisótopos que emitem radiação, utilizados no seu livre estado para obtenção de imagens através de tomografia computadorizada na medicina são: Tc99m, I131 (iodo), Tl201 (Tálio), Ga67 (Gálio), Sm153 (samário).
Radiofármacos quando se adiciona substancia (fármacos) aos radioisótopos. Apresentam afinidades químicas por determinados órgãos do corpo e são 
utilizados para transportar a substância radioativa para o órgão a ser estudado.
PET/CT- tomografia computadorizada por emissão de pósitron é uma técnica de exame funcional, isso quer dizer, ele tem o objetivo principal de identificar o funcionamento do corpo em nível molecular. A CT acoplada ao PET é utilizada para facilitar a localização dos achados evidenciados pelo PET.
Nesta técnica, um radiofármaco com partículas beta + é administrado no paciente. As partículas beta+ reagem com elétrons em sítios específicos do organismo do paciente. Essa reação leva à formação de fótons gêmeos, antiparalelos e com energia de 511 KeV.
Exemplos de alguns Radionuclídeos:
Nitrogênio 13: utilizado para estudar perfusão sanguínea de um órgão; 
Oxigênio 15: utilizado nos estudos dos cérebros;
Rubídio 82: utilizado em estudos de perfusão cardíaco.
Nessa técnica, um radiofármaco com partícula beta positiva, é administrado pelo paciente. As partículas betas positiva reagem com elétron em sítios específicos do organismo do paciente. Essa reação levaa formação de fótons gêmeos, antiparalelos e com energia de 511 keV.
2.2 GERADORES TERMOELÉTRICOS RADIOISÓTOPOS
Os geradores termoelétricos radioisotópicos produzem energia elétrica a partir do calor liberado de decaimentos radioativos. Atualmente eles são usados principalmente para missões espaciais nos quais a energia solar e muito fraca para ser aproveitada. Existem vários tipos de fenômenos termoelétricos veja dois exemplos, GPHS RTG consiste basicamente em duas partes, uma é de fonte de calor e um sistema de conversão do calor em eletricidade, a fonte de calor contém um isótopo radioativo, geralmente o Pu-238, o decaimento do isótopo radioativo produz calor que é convertido em eletricidade pelo sistema de conversão. O SRG RTG utiliza a mesma fonte de calor do GPHS RTG, mas que faz a conversão desse calor em eletricidade através de um motor a ciclo Stirling, o que o torna muito mais eficiente que o GPHS RTG. A eficiência de um SRG RTG é 24% a 25%, aproximadamente três vezes mais que o GPHS RTG, dessa forma o SRG pode utilizar menor quantidade de radioisótopos, isso o torna mil vezes mais leve e econômico.
Exemplos de fontes de calor; 
	
Radioisótopos
	
Meia-Vida (anos)
	
Calor Emitido (W/g)
	
Custo por grama (dólares)
	Cério- 144
	0, 781
	25
	15
	Cúrio-242
	0, 445
	120
	495
	Estrôneio-90
	28,1
	0,93
	250
	Plutônio-238
	86,8
	0,55
	3000
	Polônio-210
	0, 378
	141
	570
Para ser utilizado nos RTGs, um radioisótopo deve possuir os seguintes atributos; alto tempo de meia vida, alta emissão de radiação α e β, e baixa emissão de radiação o γ.
2.3 O USO DE RADIOISÓTOPOS NO BRASIL
O aumento do desenvolvimento de novas técnicas nucleares vem incentivando cada vez mais a utilização de energia nuclear em inúmeras finalidades no Brasil. Portanto, sabemos que o uso pode ser de forma benéfica ou nociva as pessoas e ao meio ambiente, porém existem elevados benefícios econômicos e sócios
Diante desse risco o sistema jurídico tenta alcançar a regulamentação adequada que implique no equilíbrio entre a segurança humana e ambiental e o aperfeiçoamento das técnicas nucleares medicinais. A atividade nuclear esta sobre o controle administrativo do estado mediante a permissão que autoriza a comercialização e utilização de radioisótopos para pesquisas e uso médico, agrícola e indústrias e permite a produção e comercialização e utilização de radioisótopos de meia vida igual ou inferior a 120 minutos.
 O Brasil produz radioisótopos no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, e no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro, ambos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A constituição Brasileira de 1988, tenta a normalização e expansão das mais diversas formas do uso de energia nuclear, porém sua regulamentação é muito imprecisa, já que a união preza pela segurança da humanidade.
A energia nuclear no Brasil tem sido muito pouco discutida. Ainda que a Constituição Federal de 1988 proíba claramente seu uso para atividades de fins não pacíficos, o pouco diálogo sobre as potencialidades de uso pacífico prejudica o desenvolvimento de inúmeras técnicas que beneficiariam a população, principalmente na área médica, que desta forma o seu uso pode beneficiar o ser humano através de diagnósticos e tratamentos.
PRINCIPAIS RADIOISÓTOPOS 
3H- Trítio (hidrogênio 3) Determina o conteúdo de água no corpo.
11C- Carbono 11 Varredura do cérebro com tomografia de emissão de positrônica transversa (PET) para traçar o caminho da glucose.
14C- Carbono 14 Ensaios de radioimunidade.
24NA- Sódio 24 Detecta constrição e obstrução do sistema circulatório.
32P Fósforo 32 Detecta tumores oculares, câncer de pele ou tumores pós-cirúrgicos.
51Cr Cromo 51 Diagnostico de albumina, tamanho e forma do baço, desordem gastrointestinal.
59Fe Ferro 59 Diagnostico de má função das juntas ósseas e de anemias.
60Co Cobalto 60 Tratamento de câncer.
67Ga Gálio 67 Varredura do corpo inteiro para tumores.
75Se Selênio 75 Varredura do pâncreas.
81mKr Criptônio 81m Varredura da ventilação do pulmão.
85Sr Estrôncio 85 Varredura dos ossos para doenças, incluindo o câncer.
99mTc Tecnécio 99m Um dos mais usados; para o diagnostico do cérebro, ossos, fígado, rins, músculos e varredura de todo o corpo.
131I Iodo 131 Diagnostico de mau funcionamento da glândula tireóide.
CONCLUSÃO
Os radioisótopos são muito uteis para nosso cotidiano, sabendo que possui uma vasta aplicação. 
E que apesar do seu efeito nocivo a saúde, a radioatividade esta presente em diversas áreas, sendo que seu uso tende a crescer nos estudos da agricultura, indústria e na medicina.
Porém é importante lembrar que apresenta alto grau de periculosidade, portanto existe uma necessidade de treinamento dos usuários, para que se protejam e se preservem, e também por ser de alto risco são manipulados com auxilio de robôs.
REFERÊNCIA E BIOGRAFIA
GPHS RTG: General Purpose Source Radioisotope Thermo
RSG RTG: Sterling Radioisotope Generador
MOTOR DE CICLO DE STERLING: Um ciclo termodinâmico que foi descrito pelo escocês R. Stirling. Maquinas térmicas que funciona através de um ciclo de alta eficiência, comparadas com as maquinas de outros ciclos termodinâmicos.
GEIGER: Maquina que serve para medir certas radiações ionizantes
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/aplicacao-radioatividade-na-medicina.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/radioatividade-na-agricultura.htm
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/radioatividade-nos-alimentos-na-agricultura.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/radioisotopos.htm
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=6&id=195
https://nucleogama.wordpress.com/principais-usos/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/radioisotopos.htm
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro 14º Edição. São Paulo, Malheiros 2006
OKUNO, Emico. Física das radiações 2010

Continue navegando