Buscar

ATM HISTOLOGIA BMF RESUMO

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA BMF – SEMESTRE 02 DE ODONTOLOGIA. 02/09/2018
LARA GOMES DE ALCÂNTARA
Tipos de articulação:
Fibrosas
Suturas: ocorre nas fontanelas, constituída por tecido conjuntivo fibroso. Primeiro tem as fontalenas para depois surgirem suturas, que têm papel de união dos ossos. A última fontanela desaparece por volta dos 20 anos de idade. A função das fontanelas -quantidade mínima de TF, que permite o crescimento da calota para acomodar o encéfalo que está se desenvolvendo e aumentando de tamanho. Através de células osteogênicas há crescimento da extremidade óssea. Nelas, não há movimento. OSSO – TF- OSSO
Gonfoses: encontrada no ligamento periodontal, entre raiz do dente e osso alveolar. Nelas, há movimentos discretos, como durante a mastigação, em que o dente é exposto à pressão da mastigação, sofrendo pequeno movimento de intrusão. 
Sidesmoses: interósseo; movimento reduzido. OSSO – TF – OSSO.
Cartilaginosas
Primárias: OSSO – CARTILAGEM – OSSO. 
Secundária: OSSO – CARTILAGEM – TCF – CARTILAGEM – OSSO. Encontrada na sínfise pubiana. No caso das mulheres, há alteração durante o parto. A mulher sofre alteração para permitir a passagem do feto. Como ocorre essa mudança? – Qual o principal constituinte do tecido fibroso? Predomina fibras colágenas e poucas células. Logo, para que haja expansão, as Fibras Colágenas sofrem digestão através da enzima colagenase, produzida junto com a onda de hormônios da gravidez. Logo, concliu-se que esse tipo de articulação – cartilaginosa secundária- tem movimento
Sinovial – nela se encaixa a ATM. Conta com cartilagem revestindo as superfícies ósseas + cápsula fechando lateralmente essa cavidade. Dentro dessa cavidade há líquido que lubrifica a articulação. Além disso, há disco, no centro, que é prendido à cápsula por ligamentos. Esse tipo de articulação ocorre também no joelho. Qual a função da cartilagem? Amortecer impactos! Principalmente no joelho. No caso da ATM, o impacto é o da pressão exercida pela mastigação.
- A ATM tem componentes duros (ósseos) e partes moles. Os Primeiros são representados pelo côndilo da mandíbula, que vai se articular com o osso temporal, na fossa glenóide, condilar ou mandibular. Há também, no temporal, o tubérculo articular.
- Nos tecidos moles, temos cartilagem que fica na região do côndilo (osso) + disco articular (TCDenso – cheio de ligamentos que vão se conectar à cápsula) + Membrana Sinovial (interna à cápsula, vascularizada, com vários tipos de célula – responsável pela produção do LSinovial) + Cápsula (TCFibroso, que não é vascularizado, há predominância de fibras) que reveste externamente a articulação. Qual tipo de cartilagem da ATM? A cartilagem condilar é do tipo HIALINA e não há cartilagem na fossa. Mas ela não fica lá durante a vida toda, principalmente na fase de crescimento do individuo ela está lá para permitir o crescimento mandibular. Ao contrário das outras articulações que a cartilagem hialina vai estar sempre lá. 
- Os ligamentos, além de conectarem o disco à cápsula, vão também limitar os movimentos da mandíbula (protrusão, retrusão, laterais e uma combinação deles). É esses movimentos que permitem a mastigação. Lembre-se que esse tipo de articulação sinovial é dita ginglimoide ou dobradiça.
- A camada mais superficial de cartilagem da ATM NÃO é hialina, é uma camada de TCDenso, independente da idade do indivíduo. Abaixo dessa camada, há células mesenquimais, células tronco, que permitem a renovação dos fribroblastos do TCDenso que reveste a articulação da Fibrocartilagem . Abaixo delas é que há Fibrocartilagem que reveste o osso (côndilo).
No slide 8, há articulação temporomandibular de um adulto, pois não há cartilagem hialina, em seu lugar há cartilagem fibrosa.
- - - - - - - - Camadas de tecido que revestem côndilo de indivíduo jovem e de indivíduo adulto!-
TCDenso ou Fibroso ---> 2. células mesenquimais (indiferenciadas) ---> 3. C. Hialina (crianças e jovens) ou Fibrocartilagem (adulto) ---> 4. Osso (TCÓsseo que constitui o CÔNDILO da mandíbula ou OSSO TEMPORAL – cavidade glenoide ).<
- Ou seja, da articulação côndilo – cartilagens, para a representação da articulação osso temporal (fossa glenoide) – cartilagens, só muda o osso, de mandibular para temporal.
- Camada Córnea = TCDenso com fibras organizadas de forma paralela, isso lhe garante certa transparência. Esse tecido NÃO é vascularizado! 
- As células mesenquimais dessa estruturas são do tipo MULTIPOTENTES, que podem formar 2 tipos de células: fibroblastos (TCDenso) ou Condroblastos (cartilagem). Essa formação se dá quando há INDUÇÃO por, por exemplo, fatores de crescimento para se tornarem COMPETENTES a seguir determinado caminho de diferenciação.
- A cartilagem fibrosa (condroblastos) parece com TCDenso (fibroblastos), só muda o tipo de célula. A primeira exerce função de amortecedor, principalmente durante a mastigação.
Camada de células indiferenciadas
Zonas: proliferativa, fibrocartilagem e calcificação.
- Os condrócitos morrem, suas lacunas são invadidas por vasos sanguíneos que trazem estruturas percussoras do tecido ósseo. Por meio da TRANSDIFERENCIAÇÃO, os condrócitos se diferenciam diretamente em osteócitos.
Caso haja necessidade, a atividade proliferativa pode ser retomada possibilitando a remodelação das superfícies articulares em resposta a tratamentos ortodônticos
Caso haja necessidade, a atividade proliferativa pode ser retomada possibilitando a remodelação das superfícies articulares em resposta a tratamentos ortodônticos.
.
- Há dois tipos de crescimento da cartilagem, no indivíduo nessa fase.
Aposicional: crescimento se dá a partir do pericôndrio.
Endocondral: Multiplicação dos condrócitos das lacunas.
- No caso do crescimento longitudinal do osso, a direção é dada pela zona de cartilagem do tipo colunar.
- Em resumo, tanto o disco intercalar quanto a camada mais superficial da articulação são constituídos por TCDenso, avascular. Logo, de onde vem a nutrição deles? Do líquido sinovial! Além de lubrificar, esse líquido também nutre as estruturas adjacentes!
- Cartilagem orienta processo de ossificação, que, no caso da mandíbula, é do tipo MISTO.

Continue navegando