Buscar

Filosofia do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia do Direito
Professor: Onélio Luis Soares dos Santos
Aluno: Mateus Corrêa Cardoso
Pesquisa sobre Justiça – compreensão do que seja justiça - evolução (retributiva ,restaurativa ,distributiva, compensatória)
O que é justiça? Justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, é a faculdade de julgar segundo o Direito e melhor consciência. Podem existir diversos conceitos; O que é justo para um, pode não ser para outro. É possível dividir justiça em aspectos: dos valores (éticos, culturais e morais) e dos direitos (sociais, individuais, de ordem jurídica e de ordem internacional). É comum haver confusão entre justiça e igualdade, mas, apesar de seguirem a mesma linha, é preciso saber separá-las.
Justiça Retributiva: Conhecida como a lei de talião, “olho por olho, dente por dente” do antigo testamento. Não é muito diferente da vingança. A pena é aplicada porque o réu merece. O conceito de justiça retributiva começou no século XVIII e, a partir do século XIX, foi ganhando força a nação utilitarista de que a pena tem como objetivo, não a punição pela punição, mas a manutenção da ordem pública. O criminoso deve sofrer a sanção para desencorajar outras pessoas a imitá-los. 
Justiça Restaurativa: Baseia-se num procedimento de consenso, onde vítima e infrator, e, quando apropriado for, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, participam coletiva e ativamente na construção de soluções para a cura de feridas, traumas e perdas causadas pelo crime. Trata-se de um processo estritamente voluntário, relativamente informal e que tem lugar, preferencialmente em espaços comunitários, intervindo um ou mais mediadores ou facilitadores, e podendo ser utilizadas técnicas de mediação, conciliação e transação para alcançar o resultado restaurativo.
Justiça Distributiva: Refere-se à distribuição justa. Dar a cada um o que lhe pertence na medida da proporção e necessidade, sendo essa função do Estado, perante a sociedade. O Estado se apresenta em posição de supremacia em relação ao particular e impõem sua decisão.
Justiça Compensatória: Afirma a necessidade das políticas de ação afirmativa para compensar as vítimas de uma discriminação no presente, uma reparação ou compensação pela injustiça cometida no passado aos antepassados das pessoas pertencentes a esse grupo social.

Outros materiais