Buscar

Questionário Fatos e Negócios Jurídicos

Prévia do material em texto

Questionário 1
O que é um fato jurídico?
R: Fato jurídico é todo acontecimento relevante para o direito e suscetível de regulação pela norma jurídica. Ele pode decorrer de um fato natural ou de uma conduta pessoal. O fato jurídico que constitui uma conduta pessoal pode ser “ato jurídico” ou “negócio jurídico”, que serão temas dos próximos artigos.
Todo fato jurídico faz nascer ou perecer um direito?
R: Nem todo fato jurídico faz nascer ou perecer um direito, visto que às vezes atua sobre uma relação jurídica já existente não podendo essa criar mas apenas refinar ou extinguir. Assim, segundo a doutrina, pode-se conceituar fato jurídico como sendo todo o acontecimento, natural ou humano, capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir relações ou situações jurídicas.
Quais as espécies de fato jurídico?
R: Fatos Naturais (Stricto Sensu) e Fatos Humanos (Ato Jurídico ou Jurígeno)
Os fatos jurídicos naturais, como se classificam?
R: Ordinários, que são os que fazem parte do comum a natureza, o fato naturalmente acontecido e não excepcional. Extraordinários, são os fatos excepcionais que sobram dos ordinários, casos fortuito-raros que fogem do comum como as calamidades.
O que são fatos humanos (jurígeno ou jurídico) quanto a espécie?
R: são os atos que decorrem da atividade humana, isto é, ações humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos.
Como se subdividem os fatos humanos (jurígeno ou jurídico)?
R: Lícitos e Ilícitos.
O que são os fatos humanos (jurígeno ou jurídico) lícito? 
R: são aqueles em que o ordenamento jurídico permite que os efeitos almejados pelo agente decorram de seu ato. Em outras palavras, por estar de acordo com o ordenamento jurídico, o ato humano irá produzir efeitos na esfera jurídica.
O que são os fatos humanos (jurígeno ou jurídico) Ilícito?
R: são aqueles que por lhe faltar licitude, produzem EFEITOS diversos dos almejados por seu agente, ou seja, são atos contrários ao ordenamento jurídico (podendo ser aplicada a responsabilidade civil - art. 186 a 188 C.C. art. 927 do Código Civil).
O que é negócio jurídico?
R: trata-se de uma declaração expressa de vontade dirigida à provocação de determinados efeitos jurídicos (com conteúdo negocial). Neste caso, temos a criação de um instituto jurídico especializado para a composição do interesse das partes, cuja finalidade é alcançar um objetivo aceito pela lei.
O que é ato-fato jurídico?
R: é o fato jurídico qualificado por uma atuação humana. No ato-fato jurídico não importa a intenção da pessoa que realizou o ato, tendo relevância apenas os efeitos que o ato produziu.
O que é prescrição extintiva?
R: É a causa extintiva da pretensão de direito material (não processual, portanto) em virtude do seu titular, no prazo previsto em lei.
A pretensão é o poder de exigir de outrem, coercitivamente, o cumprimento de um dever jurídico. De acordo com Nelson Nery: "Nasce a pretensão com a violação do direito e o titular pode exigir uma prestação do devedor. Assim, as pretensões condenatórias de obrigação de fazer ou de não fazer, de cobrança, de execução de honorários profissionais, de execução por quantia certa contra devedor solvente, de abatimento do preço por vício redibitório (ação quanti minoris) etc., todas essas sujeitam-se a prazos de exercício que são de prescrição".
O Código Civil disciplinou os prazos prescricionais nos artigos 205 e 206, sendo que o primeiro se trata de um prazo geral de 10 anos e o segundo de casos específicos (prazos de 1 a 5 anos). O primeiro só será usado caso não exista hipótese já traçada no segundo, ou seja, analisa-se se é aplicável o artigo 206, se não, aplica-se o prazo do artigo 205 do Código Civil.
Como se classifica os fatos jurídicos?
Fato aquisitivo: É todo o fato que cria direito.
Fato modificativo: É todo o fato que modifica o direito.
Fato extintivo: É todo o fato que extingue um direito.
Fato conservativo: É todo o fato que conserva um direito. Ex: Conservação, transferência e modificação de direitos.
Questionário 2
O que é negócio jurídico?
R: Negócio jurídico é uma subcategoria da modalidade relação jurídica. Relação jurídica, por sua vez, "consiste em um vínculo entre dois ou mais sujeitos de direito, segundo formas que são previstas pelo ordenamento jurídico e geram direitos e/ou obrigações para as partes".
Quais são os requisitos essenciais da validade do negócio jurídico(art 104 cc)?
R: “Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:
I - agente capaz;
II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
III - forma prescrita ou não defesa em lei.”
No plano dos negócios jurídicos é necessário para sua existência quais itens?
R: Existência, validade e sua eficácia.
Quais os elementos essenciais no plano de validade do negócio jurídico?
R: No plano da existência temos os elementos essenciais que pressupõem a própria existência do negócio jurídico; sem eles, não há negócio válido ou inválido, eficaz ou ineficaz. São eles a vontade e sua declaração, o agente, o objeto e a forma.
Quais os elementos essenciais no plano da eficácia do negócio jurídico?
R: No plano da validade, qualificando a vontade como livre, o agente como capaz, o objeto como lícito, entre outros requisitos. Pode-se pensar no plano da validade como os “adjetivos” pros “substantivos” do plano de existência. Sem os qualificativos de validade dados aos elementos essenciais, um negócio jurídico existente pode ser inválido, e portanto nulo — ou anulável.
Quais os elementos essenciais no plano da existência do negócio jurídico?
R: Uma vez verificados e validados os elementos essenciais, passa-se à repercussão do negócio jurídico no plano social, identificando os efeitos materiais por ele produzidos; isto é, a sua eficácia. Um negócio existente e válido pode ser ineficaz enquanto pender sobre ele uma condição suspensiva, por exemplo.
Quais os elementos acidentais do negócio jurídico?
R: a condição, o termo e o encargos.
Quais os efeitos do negócio jurídico?
Gera direitos e obrigações;
Obriga aquele que não cumpre com suas obrigações a pagar uma indenização por perdas e danos;
Confere o direito de ação judicial para a defesa dos direitos correspondentes; e
Transfere aos herdeiros os direitos decorrentes do negócio jurídico (salvo nos casos de natureza personalíssima).
Como se classifica o negócio jurídico?
R: Uni e Bi laterais.
O que é o negócio jurídico Unilateral?
R: Negócio unilateral (receptício ou não receptício), é aquele que acontece quando há declaração de vontade de apenas uma das partes (ex: testamento). 
a) Recepticio; ocorre quando quem recebe o efeito sabe a intenção/vontade da outra parte (exemplo: oferta de recompensa).
b) Não-Recepticio; quando não se sabe da vontade da outra parte.
O que é o negócio jurídico Bilateral?
R: é aquele que ocorre com a declaração de vontade de ambas as partes, tendo efeitos no momento por elas determinadas enquanto vivas.
O que é o negócio jurídico Plurilateral?
R: é o que se forma mediante associação de interesses em regime de comunhão de direitos.
Quanto a titularidade, quais os efeitos do negócio jurídico intervivus?
R: se for celebrado e tiver efeitos durante a vida de ambas as partes.
Quanto a titularidade, quais os efeitos do negócio jurídico mortescausa?
R: formado pela declaração de uma das partes e com efeitos apenas após a sua morte, desde que ocorra aceitação pela outra parte.

Continue navegando