Buscar

A importância dos testes físicos na avaliação física no ensino fundamental 2


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância dos testes físicos na avaliação física no ensino fundamental 2 
O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).
No entanto, a realidade observada na Escola Estadual Tarcísio Maia da rede pública do município de Pau dos Ferros/RN, através do contato com estágio supervisionado, obrigatória do curso de licenciatura em Educação Física, identificou-se que a prática pedagógica do professor ainda estar muito direcionada ao ensino dos esportes, o que caracterizam que não está trabalhando devidamente os demais conteúdo da Educação Física escolar. 
A partir deste presente momento, é muito importante salientarmos o quanto este trabalho torna-se relevante para nos discentes que estamos graduando no curso de licenciatura em Educação Física. De todo modo o estágio supervisionado III é uma das poucas chances que temos para entrar em contato direto não somente com a realidade escolar, mas com o corpo docente e principalmente com os próprios alunos. Dessa forma é uma chance única e especial de ganharmos experiências para aplicarmos todo o aprendizado pedagógico que adquirimos durante o nosso processo de formação.
  
Nos dias atuais entendemos a Educação Física como uma prática pedagógica que trata do conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.
De acordo com históricos crianças gostam de se divertir e isso os professores de educação física aproveitaram para ensina-los, mas isso não foi o suficiente pois, as crianças crescem e a pratica não seria eficiente.
Por outro lado vimos que a Educação Física escolar como prática pedagógica, possui o papel de introduzir o aluno na cultural corporal de movimento, possibilitando diversos conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental, conceitual e atitudinal, com a finalidade de sujeito autônomo enquanto cidadão.  A educação física escolar tem em seus objetivos gerais e específicos forte relevância no enfoque do crescimento e desenvolvimento das crianças, de forma integral, devendo o planejamento e a elaboração das aulas ser de acordo com as necessidades dos alunos (FONTOURA, 2008). É de suma importância orientar crianças, adolescentes e jovens sobre o valor o exercício físico para melhoria da saúde, para que ocorra a diminuição dos riscos do sedentarismo e principalmente, para a prevenção de doenças crônico-degenerativas. Nesse sentido, Glaner (2005), relata que indivíduos que tem um excelente nível de aptidão física possuem melhores índices de resistência cardiovascular, força, resistência muscular, flexibilidade e de níveis adequados de gordura corporal. Atividade física na infância e adolescência tem efeitos benéficos sobre o controle dos fatores de risco cardiovascular como a obesidade, a dislipidemia, a diabetes mellitus, o tabagismo e a hipertensão arterial sistêmica, bem como sobre a capacidade funcional aeróbica, a prevenção da osteoporose e a saúde psicológica dos seus praticantes (CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2005). O principal objetivo de promover a educação para a saúde através da educação física escolar é melhorar a fundamentação teórica e a prática que direcione alunos a incorporarem conhecimentos que criem o habito da pratica da atividade física relacionada à saúde durante a infância e a adolescência, como também que essa prática seja uma constante em sua vida adulta. Nessa perspectiva, é possível que o professor de educação física seja capaz de assumir 4 esse papel, no sentido de induzir transformações no comportamento de alunos.

Continue navegando