Buscar

AD1 de EPO 2019.1 Estruturas e Processos Organizacionais

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2019/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
Aluno (a): Stefanie Rosa Alves Caetano	MATR: 18215060616
Pólo: Macaé
ATENÇÃO:
Para facilitar a resolução e o envio da AD1 para correção foram criados os 2 links abaixo. No primeiro (arquivo para a resolução) você vai responder a AD1 e salvar em um arquivo (no formato DOC ou PDF) em seu computador. No segundo (envio para a correção) você vai enviar esse arquivo para a correção da AD1, pelo tutor presencial de seu pólo.
Data final para o envio: 03/03/2019 (domingo) até às 23:55h.
Boa prova!
1ª Questão: (2,0 pontos)
Desde os primórdios, o ser humano percebeu que, em grupo, era mais fácil sobreviver em ambientes inóspitos e, assim, atingir seus objetivos. Ao longo do tempo, grupamentos humanos formaram-se em torno de interesses comuns: aprenderam a unir esforços e recursos para suprir as necessidades da coletividade. Para isso, planejavam suas atividades dividindo o TRABALHO.
Nesse contexto, conceitue a palavra TRABALHO. 
2ª Questão: (2,0 pontos)
Os grupos informais são tão importantes dentro da estrutura de uma empresa que talvez merecessem outra denominação, afinal a palavra “informal” não denota a relevância que eles representam. É, certamente, de dentro desses grupos que partem discussões e abordagens de temas extremante importantes para o bom funcionamento da empresa. Os integrantes dos grupos informais são profissionais de setores distintos e, por isso, com visões bastante particulares a respeito da evolução dos negócios. A interação promove, acima de tudo, conhecimento, troca de ideias e exposição de opiniões diferentes. Alguns administradores reconhecem que esses grupos representam os maiores “embriões” de mudanças das empresas modernas.
Nesse contexto, pergunta-se:
Quais são as principais origens da organização informal?
3ª Questão: (2,0 pontos)
Departamentalização é o processo de agrupamento das atividades, de acordo com um critério específico de homogeneidade e de seus recursos correspondentes (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais (departamento, divisão, seção, setor etc.), de modo a atingir objetivos de maneira eficiente e eficaz.
a) Em que consiste a departamentalização por produtos/serviços?
b) Cite três exemplos de departamentalização por produtos/serviços.
4ª Questão: (2,0 pontos)
Podemos classificar as atividades de uma organização em três grupos: Atividades de Direção; Atividades-fim e Atividades-meio.
a) Conceitue Atividades-meio.
b) Cite três exemplos de Atividades-meio.
5ª Questão: (2,0 pontos)
Departamentalização é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de atividades executadas pelos órgãos de uma empresa. Ela é um meio para se reunir tarefas relacionadas e assim obter homogeneidade (especialização) em cada órgão.
Cite e explique os quatro objetivos mais importantes da Departamentalização.
RESOLUÇÃO:
Questão 1: A palavra trabalho pode ser entendida como toda atividade coordenada, de caráter físico e​/ou intelectual, que vise o atendimento das necessidades humanas. Com o passar do tempo, os grupos perceberam que o trabalho bem distribuído entre os integrantes, facilitava ainda mais o alcance dos objetivos. Os recursos eram escassos e precisavam ser bem utilizados. Apesar das mudanças na sociedade, a ideia da união para alcançar os objetivos ainda é muito forte, pois unidos podemos evoluir com mais rapidez e com otimização dos recursos. 
Questão 2: Organização informal, diferente da formal, não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa. Ela desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem com o objetivo de atender a suas necessidades. Está presente em todos os níveis nas empresas.
Nesse tipo de organização, a liderança é muito mais centrada nas qualidades pessoais dos indivíduos do que em sua posição (status) dentro das instituições. Grupos informais também são chamados de grupos de amizade.
Principais origens das organizações informais:
- os interesses comuns a certo número de pessoas que, por meio deles, passam a se sintonizar mais intimamente;
- a interação social dos indivíduos provocada pela própria organização informal;
- a flutuação de pessoal dentro da empresa, uma vez que as pessoas podem se deslocadas de função, setor e etc. Isso acaba por provocar a alteração dos grupos sociais informais;
- os períodos de lazer que permitem uma intensa interação entre as pessoas, possibilitando um estabelecimento e fortalecimento de vínculos sociais entre elas (cafezinho, lanches, almoços, happy-hour e etc).
Questão 3: 
a) Em que consiste a departamentalização por produtos/serviços? 
Consiste no agrupamento feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos/serviços da empresa. Todas as atividades requeridas, para suprir um produto ou serviço, deverão se agrupadas no mesmo departamento. Este tipo de departamentalização só dará bons resultados quando a produção for volumosa e permanente, porque assim pode-se utilizar melhor as instalações especializadas e o pessoal também especializado.
b) Cite três exemplos de departamentalização por produtos/serviços.
Lojas Americanas, C&A, Renner etc.), hospitais agrupados por serviços prestados (cirurgia, obstetrícia, clínica médica, traumatologia e etc.) e grandes grupos industriais que produzem vários tipos de produtos.
Questão 4: 
a) Conceitue Atividades-meio.
Apoiam e facilitam i desenvolvimento das demais atividades da organização. 
b) Cite três exemplos de Atividades-meio.
Como por exemplo, podemos citar os departamentos de finanças, de recursos humanos(RH), de pesquisa e desenvolvimento (P&D) etc.
Questão 5: Tomando por base uma organização, podemos listar alguns dos objetivos mais importantes da departamentalização:
Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho, a fim de possibilitar a troca de experiências, ampliando o grau de conhecimento de cada um deles e, assim, aumentando a eficiência da organização.
Controle: as atividades devem ser agrupadas de maneira que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando um controle eficaz e eficiente.
Coordenação: as atividades correlatas e de objetivo comuns devem ser agrupadas em um mesmo órgão, de modo a obter unidade de ação. 
Descentralização: trabalhar com o conceito de delegação, que consiste basicamente em determinar certo grau de responsabilidade e autoridade às unidades organizacionais o qual gera um processo de descentralização benéfico à organização.
�PAGE �
�PAGE �2�

Continue navegando