Buscar

Apol 1 Logística Aplicada

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística Internacional
A globalização é um daqueles termos muito comentados, mas pouco entendido pelas pessoas, existindo aqueles que acreditam que a globalização é algo novo, recente, ligado ao avanço da internet, o que é errado, pois Alexandre o Grande, rei da Macedônia, buscou expandir ao mundo diversos aspectos ligados a vida e a cultura helênica da época, e também os romanos antigos buscaram expandir suas leis e culturas pela Europa, evidenciando assim mais um processo de globalização.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
	
	A
	O que podemos perceber com muita clareza, é que a globalização como a conhecemos hoje, possui um inegável impacto nos negócios, tendo seu início com a revolução industrial.
	
	B
	O que podemos perceber com muita clareza, é que a globalização como a conhecemos hoje, possui um inegável impacto nos negócios, tendo seu início com as Grandes Navegações dos séculos XV e XVI, que acabam por alterar a balança comercial da época.
	
	C
	O que podemos perceber com muita clareza, é que a globalização como a conhecemos hoje, possui um inegável impacto nos negócios, tendo seu início no período colonial.
	
	D
	O que podemos perceber com muita clareza, é que a globalização como a conhecemos hoje, possui um inegável impacto nos negócios, tendo seu início após a segunda grande guerra mundial.
	
	E
	O que podemos perceber com muita clareza, é que a globalização como a conhecemos hoje, possui um inegável impacto nos negócios, tendo seu início em 1929 com a crise da bolsa de valores de Nova York.
Questão 2/5 - Legislação Aplicada
Determinado contribuinte pratica a importação de uma mercadoria ilegal. Em fiscalização, percebe-se a ilegalidade das mercadorias e aplica-se a pena de perdimento de bens. No caso, subsiste a necessidade de pagar os tributos devidos pela importação, tais como imposto sobre produtos industrializados, PIS/PASEP e COFINS.
Ao caso acima foi aplicado o princípio do “non olet” que determina:
	
	A
	A impossibilidade de o tributo constituir uma sanção a um ato ilícito, por isso, não pode ser aplicado no direito brasileiro.
	
	B
	A tributação de atividades ilícitas, pois o direito tributário não se importa com a moralidade ou ilicitude do fato gerador.
	
	C
	A possibilidade de se estabelecer o tributo como uma pena a um ato ilícito, tal como ocorre com a imposição de multas.
	
	D
	A aplicação da estrita legalidade tributária.
	
	E
	A vinculação da atividade tributária a fato geradores lícitos.
Questão 3/5 - Legislação Aplicada
Observe o quadro abaixo:
                     
Do quadro acima, depreende-se que os considerados super-ricos pagam percentualmente menos tributo que os ricos ou do que os considerados classe média alta. 
A discrepância entre a tributação da população mais rica de nossa sociedade  e as demais classes na sociedade brasileira é constante motivo de causa polêmica, principalmente considerando que até hoje a União não instituiu o tributo sobre grandes fortunas.
Tal discussão reacendeu recentemente quando Thomas Piketty  ganhou o Prêmio Nobel no âmbito da econômica com o livro ‘O Capital no Século XXI’. Nesta obra, Piketty sustenta a necessidade de se tributar grandes fortunas e as heranças para promover uma eficiência na distribuição da renda na sociedade.
Diante da inércia da União:
	
	A
	O imposto sobre grandes fortunas pode ser instituído pelos Estados.
	
	B
	O imposto sobre grandes fortunas pode ser instituído pelos Estados e pelos Municípios, respeitada esta ordem de preferência.
	
	C
	O tributo não pode ser criado por outro Ente Federativo.
	
	D
	O imposto sobre grandes fortunas pode ser instituído pelos Estados, que delega a cobrança para os Municípios.
	
	E
	O imposto sobre grandes fortunas pode ser instituído pelos Municípios, que deverão repartir o produto da arrecadação com os Estados.
Questão 4/5 - Logística Internacional
A primeira revolução industrial e a tecnologia do motor a vapor aprimoraram os transportes, especialmente o marítimo e o ferroviário, sendo que a partir desse momento, uma série de tecnologias aprimorou não só os transportes, mas também todos os processos de produção e manufatura. A partir do momento que as Revoluções Industriais alteram os paradigmas produtivos, de modo de a produção sair do modelo artesanal e ser trabalhada em escala industrial ocorre uma maior oferta de uma série de produtos, passando a haver um excedente exportável.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que contém os dois produtos que no início do século XX colaboraram ainda mais para a globalização.
	
	A
	Água potável e a eletricidade.
	
	B
	Máquina a vapor e o motor a óleo diesel.
	
	C
	Eletricidade e o aço.
	
	D
	Os computadores e a internet.
	
	E
	A invenção da roda e a eletricidade.
Questão 5/5 - Legislação Aplicada
Em caso de descumprimento de uma obrigação tributária a legislação frequentemente estabelece multa como sanção ao ato, de forma a assegurar efetividade na cobrança dos tributos.
Ao analisar o conceito de tributo trazido pelo Código Tributário Nacional, depreende-se que a multa não se encaixa como espécie de tributo porque
	
	A
	O tributo deve ser pago em moeda, enquanto a multa pode ser fixada em serviços a comunidade.
	
	B
	O tributo dever ser instituído por meio de lei, enquanto a multa pode ser estabelecida por decretos, portarias, instruções normativas, etc.
	
	C
	O tributo é cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, enquanto a multa é aplicada por atividade administrativa discricionária.
	
	D
	O tributo não pode ser utilizado como sanção por ato ilícito, enquanto  a multa configura uma pena pela prática de um ato ilícito.
	
	E
	O tributo é prestação pecuniária compulsória, enquanto a multa depende de um ato do Poder Público para ser aplicada.

Continue navegando