Buscar

O Resgate dos Brinquedos e Brincadeiras como Manifestações da História e da Cultura

Prévia do material em texto

O Resgate dos Brinquedos e Brincadeiras como Manifestações da História e da Cultura
Objetivo(s) 
Propiciar o resgate dos brinquedos e brincadeiras identificando-os como manifestações da história e da cultura assim como elementos indispensáveis a imaginação e criação. 
Criar situações lúdicas de aprendizagem em relação aos brinquedos e as brincadeiras.
Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.
Registrar de diferentes formas o brincar.
Possibilitar a criação de diferentes brinquedos.
Conteúdo(s) 
Brinquedos, Brincadeiras e Cultura Popular
Ano(s) 
Tempo estimado 
Material necessário 
Papel sulfit, sulfitão, tinta guache, TNT, garrafa pet, cabo de vassoura, barbante, CDs velhos, jornais, sacolas plásticas, tesoura, corda, bolas, sacos, papel seda, varetas, linha de costura, meias velhas, cola branca, cola instantanea e livros de literatura.
Desenvolvimento 
1ª etapa: Realizar uma pesquisa com pais sobre brinquedos e brincadeiras relacionadas a sua infância e aspectos relacionadas a infância de seus filhos.
2ª etapa: Em uma roda de conversa perguntar as crianças quais são suas brincadeiras preferidas e construir uma lista de brincadeiras da turma que serão trabalhadas de acordo com a escolha realizada previamente pelas crianças. Em seguida conversar sobre a origem dos brinquedos e brincadeiras.
3ª etapa: Ler o livro Folclorices de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte com ilustrações de Ivan Cruz e conversar com as crianças a respeito das brincadeiras que foram apresentadas no livro.
4ª etapa: Solicitar que as crianças representem por meio de desenhos e pinturas as brincadeiras que mais gostam.
5ª etapa: Escolher algumas das brincadeiras elencadas na 2ª etapa e brincar com as crianças.
6ª etapa: Propor brincadeiras cantadas – Se eu fosse um peixinho, ciranda Ciradinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, A Linda Rosa Juvenil, Caranguejo não é peixe e escravos de Jó.
7ª etapa: Fazer a leitura do livro Pinóquio mostrando as imagens para as crianças. Após a leitura fazer questionamentos a respeito do que mais gostaram.
8ª etapa: Propiciar brincadeiras com o uso de corda, bolas e sacos.
9ª etapa: Realizar com as crianças e participação dos pais uma oficina de brinquedos para que possam experimentar e criar com materiais recicláveis: bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, bola de meia e pipa.
10ª etapa: Convidar as crianças para brincar com os brinquedos de sua própria criação.
Avaliação 
A avaliação será diagnóstica para verificar brincadeiras dos pais e das crianças e processual por meio da observação e registro realizado pela professora do desenvolvimento das atividades e participação das crianças em cada etapa proposta.

Continue navegando