Buscar

Conceitos Fundamentais do Direito Empresarial

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604806720)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Advogado - JUCEC/CETREDE - 2014. A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha determinados elementos. Marque a alternativa que indica, corretamente, alguns destes elementos:
		
	
	a firma, com a respectiva assinatura, bem como o nome e nacionalidade de seus ascendentes.
	
	o capital e o nome e nacionalidade de seus ascendentes
	
	a firma, com a respectiva assinatura autografa, e o contrato social
	 
	o objeto e a sede da empresa
	
	seu nome, nacionalidade, domicílio e estado civil, sendo desnecessário o regime de bens, se casado
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604802097)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRT 3R - 2013 - TRT - 3ª Região (MG) - Juiz do Trabalho) Relativamente à empresa individual de responsabilidade limitada, disciplinada pela Lei nº 12.441, de 11 de julho de 2011, é incorreto afirmar:
		
	
	c) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
	
	e) Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.
	 
	a) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 50 (cinquenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
	
	d) A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
 
	
	b) O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604802105)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - 2012 - Juiz do Trabalho) Em relação ao nome empresarial, é correto afirmar que
		
	
	b) o nome empresarial pode ser objeto de alienação.
	
	d) a sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿sociedade participativa¿ ou sua abreviatura.
 
	 
	a) a inscrição do nome empresarial será cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para que foi adotado, ou quando findar a liquidação da sociedade que o inscreveu.
	
	c) o nome do sócio que vier a falecer, for excluído ou se retirar, pode ser conservado na firma social, se houver a concordância dos demais sócios remanescentes.
	
	e) cabe a qualquer interessado, no prazo de um ano, ação para nulificar a inscrição do nome empresarial feita com violação da lei ou do contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604674818)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CESPE - Promotor de Justiça - MPE/AC 2014) Considerando a evolução histórica do direito empresarial, assinale a opção correta.
		
	 
	Considera-se o marco inicial do direito comercial brasileiro a lei de abertura dos portos, em 1808, por determinação do rei Dom João VI.
	
	O direito romano apresentou um corpo sistematizado de normas sobre atividade comercial.
	
	É de origem francesa a teoria da empresa, adotada pelo atual Código Civil brasileiro.
	
	A teoria dos atos de comércio foi adotada, inicialmente, nas feiras medievais da Europa pelas corporações de comerciantes que então se formaram.
	
	A edição do Código francês de 1807 é considerada o marco inicial do direito comercial no mundo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604828745)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos de empresa e empresário no Direito Empresarial. 
		
	
	Empresa é a sociedade com ou sem personalidade jurídica; empresário é o sócio da empresa, pessoa natural ou jurídica com responsabilidade limitada ao valor das quotas integralizadas. 
	
	Empresa é qualquer atividade econômica destinada à produção de bens; empresário é a pessoa natural que exerce profissionalmente a empresa e tenha receita bruta anual de até R$ 100.000,00 (cem mil reais). 
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Empresa é a atividade econômica organizada para a produção e/ou a circulação de bens e de serviços; empresário é o titular da empresa, quem a exerce em caráter profissional, com habitualidade e intuito de lucro.
	
	Empresa é a repetição profissional dos atos de comércio ou mercancia; empresário é a pessoa natural ou jurídica que pratica de modo habitual tais atos de comércio. 
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604674845)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - TJ-SE - Juiz Substituto 2015)  Considere as proposições abaixo acerca do nome empresarial.
I.  A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob denominação social.
II.  A sociedade anônima poderá adotar firma ou denominação social.
III. O nome de sócio que vier a falecer pode ser conservado na firma social.
IV.  O nome empresarial não pode ser objeto de compra e venda.
V.  A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	IV e V.
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	 II e V.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604800795)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Tendo em vista as afirmações abaixo listadas, selecione aquela CORRETA em relação à empresa
		
	 
	Empresa é atividade econômica organizada que pode ser titular de bens e serviços.
	 
	Sociedade que presta serviços de design de interiores e harmonização de ambientes através de feng shui, sem o fornecimento do material necessário à reforma, é sociedade que exerce uma atividade não empresarial    
	
	Banco que atua exclusivamente com operações financeiras sendo realizadas na internet não pode ser considerada atividade empresária, eis que ausente o estabelecimento.
	
	Sociedade que desenvolve a criação e venda de alfaces, sediada em Seropédica, que foi registrada na junta comercial local, jamais poderá ser considerada como uma sociedade empresa
	
	Empresa é espécie de pessoa jurídica assim como a sociedade e a associação.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602900246)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TRF 1 2011 CESPE - adaptada) No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta.
		
	
	As associações, diferentemente das sociedades, são embasadas exclusivamente no exercício profissional.
	
	A tripartição das atividades empresariais em industriais, comerciais e agrícolas amplia o conceito de empresa, e a falta de homogeneidade das diferentes atividades não impede a comparação entre elas.
	 
	O empresário casado pode alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente da outorga do cônjuge, qualquer que seja o regime de bens.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
	
	Define-se empresa como qualquer organização cuja finalidade seja o exercício profissional de atividade econômica, incluindo-se trabalhos de natureza intelectual, científica, literária ou artística.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604805633)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à atividade empresarial, é correto afirmar:
		
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação, tanto de bens como de serviços.
	
	Desde que com auxílio de colaboradores, considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística,constituindo esse exercício elemento de empresa ou não.
	
	Não responderá pelas obrigações contraídas a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário.
	
	A lei assegurará tratamento igualitário ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
	
	Antes do início de sua atividade, faculta-se ao empresário sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604675062)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XVII - Primeira Fase) Paulo, casado no regime de comunhão parcial com Jacobina, é empresário enquadrado como microempreendedor individual (MEI). O varão pretende gravar com hipoteca o imóvel onde está situado seu estabelecimento, que serve exclusivamente aos fins da empresa. De acordo com o Código Civil, assinale a opção correta.
		
	
	c) Paulo, qualquer que seja o regime de bens, depende de outorga conjugal para gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento.
 
	
	b) Paulo não pode, sem a outorga conjugal, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento, salvo no regime de separação de bens.
	
	e) nenhuma das alternativas
	
	d) Paulo pode, sem necessidade de outorga conjugal, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento, salvo no regime da comunhão universal.
	 
	a) Paulo pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento.

Continue navegando