Buscar

Resumo sobre Cessao de débito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Sobre a transmissão dos polos obrigacionais 
Transferência negocial a titulo oneroso ou gratuito de uma posição na relação jurídica obrigacional. Seja ela de crédito, onde o sujeito ativo (credor), transfere a outrem sua posição na relação jurídica.
Podendo ou ser de débito, do qual o sujeito passivo (devedor) com anuência do sujeito ativo, transfere a um terceiro a posição de sujeito passivo.
Ou a cessão de crédito, não estipulada por lei mais da qual se enquadra no artigo 425 CC. Onde há transferência inteira na posição ativa ou passiva da relação contratual, bem como também adquire os direitos e deveres. 
Ex: Um autor de uma obra – tem direitos, morais inalienáveis e autorais, podendo ser feita a cessão de crédito a alguém podendo ser oneroso ou gratuito. 
	Sobre a cessão de débito
“Passar a divida para frente” 
O devedor com anuência do credor de forma expressa ou tácita transfere a terceiro a posição de sujeito passivo. Sendo que mesmo após a cessão de débito a obrigação continua a mesma. A cessão de débito pode ser não solene desde que por instrumento particular, o credor tem de consentir com a troca de devedores, pois assim sabe de quem cobrar. Caso haja clausula de intransmissibilidade, também não haverá cessão de débito. Abrangendo em principio somente os principais, já os acessórios somente com concordância do devedor primitivo.