Buscar

Poder Constituinte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o poder constituinte originário
Sendo o poder inicial é um poder politico que impõe um poder jurídico, que constrói um estado novo, começando uma nova ordem normativa. Este poder tem características únicas, como ser ilimitado e incondicionado do qual as constituições anteriores não impõem nada a esta nova constituição, esta tendo liberdade, autonomia, e permanência, pois o parlamentar escolhido pelo povo. Sendo esse o texto parâmetro para os demais.
Sobre o poder constituinte derivado
O poder de reformas e revisões, quando as constituições são criadas a pretensão de que sejam eternas, mais não imutáveis, desde que respeitem as clausulas pétreas, sendo uma característica de sua limitação e condicionalidade, imposta pelo poder originário. Este poder fica condicionado à vontade do poder originário, tendo o poder originário concedido ao derivado o poder de revisão e reforma. O poder de revisão é designado para atender o anseio e necessidade social que irá acontecer após cinco anos, podendo ser exercido uma única vez, tendo como resultado da revisão as emendas de revisão, porem são condicionados a não tratarem de clausulas pétreas. Já no caso da reforma, existe a necessidade de atender a sociedade, tendo a reforma o prazo de vigência da constituição. E que também esses resultados ficam sujeitos a ter validade caso seja feito dentro do processo de emenda nas casas legislativas, para que não ocorra vicio formal. No caso do processo de modificação imposto pelo constituinte originário impõe algumas formalidades das quais deverão acontecer para que seja aprovado as emendas, quórum elevado, em dois turnos, ao se tratar de clausulas pétreas não poderá ir nem para votação. Outra condição é a respeito dos direitos materiais que são as matérias que estão petrificadas na constituição, isto a torna imutável, como no caso de tentativa de projeto versando sobre o direito de sufrágio como a forma de exercício da cidadania, a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais, caso algum projeto seja tido como prejudicado necessitando de que haja reformulações só poderá novamente ser reapresentada na sessão legislativa seguinte. Também não houvera tramite de emenda, diante da necessidade de tranquilidade social, como no caso de estado de sitio onde esta ocorrendo agressão por forças estrangeiras, calamidade publica.
Sobre o poder derivado decorrente
Missão de estruturar e organizar as unidades federadas, que abstém o poder de elaborar uma constituição que atenda as necessidades locais. Este poder apresenta peculiaridades como a auto-organização. Das quais também se condicionam a ter validade no texto maior. Não tendo a liberdade de construir um texto federal e obedecendo as normas de repetição da constituição os princípios magnos e os padrões de estruturação do Estado, sendo estas normas de reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais. E estes mais limites impostos pelo constituinte originário.
Esse poder celebrou todas as unidades menos o município, do qual mesmo que tenha elaborado a lei orgânica não entra neste rol, não tendo o poder constituinte destacado o como constituição e devendo guardar fidelidade ao texto e a própria constituição estadual não sendo uma forma do poder constituinte mais sim de um mero órgão legislativo a câmara dos vereadores. No texto de 66, o município não era nem considerado unidade, mais sim parte, pois o Estado Membro era uma unidade e o município parte dele. Porém isso fazia com que as necessidades locais não fossem supridas. Sendo esta a falha do constituinte de 66. Porém o constituinte de 88, também pecou ao não dar atenção ao município, deixando vago o poder do município.

Outros materiais