Buscar

Trabalho de Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Centro Universitário Carioca
História Empreendedora: Ricardo Eletro
	
Rio de janeiro
2015
Caso de estudo: Ricardo Eletro
História de vida do Ricardo Nunes
“Ricardo Nunes nasceu em Divinópolis, a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Aos 12 anos, o segundo de quatro irmãos perdeu o pai, vítima de derrame. Para ajudar a mãe, colhia mexericas no sítio da família e vendia ao lado de uma faculdade de direito da cidade, aos sábados. “Eu gritava tanto que a professora descia da sala para reclamar”, conta. Logo surgiram os primeiros concorrentes.
Outros adolescentes montaram banquinhas de mexerica ao lado. Foi quando Nunes inventou o bordão que levaria depois para a Ricardo Eletro. “Escrevi num cartaz: cubro qualquer oferta”, lembra. Pouco depois, Nunes começou a ajudar a mãe a comprar bijuterias na rua 25 de Março, em São Paulo, para revender em sua loja, a Marina Joias. Seu sonho, no entanto, sempre foi vender eletrodomésticos. Com 18 anos incompletos, abriu a primeira loja. Sem escala para negociar com fornecedores, oferecia um ou outro liquidificador, comprado no varejo – e enchia as demais estantes com ursinhos de pelúcia, que também trazia do centro da capital paulista. “Ainda tenho os calos de carregar tanta sacola.”
Nunes vendia os eletrodomésticos por um preço abaixo do que havia pago, para conquistar a clientela, e recuperava o prejuízo com os ursinhos. Desde o início teve a ajuda do irmão Rodrigo, hoje vice-presidente administrativo da nova holding. Quando contava com dez lojas na cidade, arriscou-se em Belo Horizonte. Seu pior momento foi a época do racionamento de energia provocado pela crise do apagão, entre 2001 e 2002, quando muitos de seus concorrentes não resistiram. “Logo no primeiro mês, minhas vendas caíram 30%. Todo mundo parou de comprar eletrodomésticos.” Aos sábados, Nunes enchia um caminhão de produtos e ia para cidades do interior onde não havia Ricardo Eletro. Passava os finais de semanas vendendo produtos nas praças. A crise, no entanto, revelou-se uma oportunidade. Nunes aproveitou-se da quebradeira de redes maiores para adquirir seus pontos de venda. Da Kit Eletro, comprou 14 lojas. Da Casa do Rádio, outras dez. E assim continuou a crescer.” ÉPOCA. Rio de janeiro: Globo, 2015. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/ Common/0,,ERT137051-16380,00.html
Empresa: Grande Porte com 1100 lojas em 442 cidades, 30.000 funcionários e fechando o ano de 2014 com 5.000.000,00 de faturamento (Dados retirados do site da Ricardo Eletro)
Segmento: Varejo de móveis e Eletroeletrônicos 
Ramo de atividade: Eletrodomésticos, Móveis e Eletroeletrônicos.
A escolha da Rede Ricardo Eletro
Escolhemos a Ricardo eletro por ser uma história de humildade e perseverança. Uma verdadeira história de empreendedor. Que mesmo diante das dificuldades, como a perda do pai ainda criança, ele não desanimou e logo começou a empreender. Hoje, mesmo com sua posição hierárquica faz questão do contato funcionário/cliente, sempre presente nas lojas e em assuntos burocráticos com os fornecedores. É uma inspiração para todos aqueles que almejam o sucesso profissional.
- Na história de empreendedorismo do Ricardo Nunes identificamos as habilidades que um empreendedor deve ter. Tais como:
Técnica
A capacidade de envolvimento das pessoas, sua liderança e sua capacidade de trabalhar em equipem fazem do Ricardo um excelente empreendedor. Nas manhãs de sábado ele escolhe alguma de suas lojas para visitar, toma a frente das vendas e demostra a seus vendedores a melhor forma de cativar seus clientes. Quando está nas lojas também faz questão de anotar todas as reclamações e as dificuldades que os vendedores tem. Recentemente os instruiu a colocar música alta nas lojas e a pegar o cliente pelo braço, assim criando uma aproximação entre eles.
Gerenciais
Ricardo Nunes faz questão de estar sempre presente em todas as áreas de atuação de sua empresa; é ele por exemplo que muitas vezes negocia diretamente com os fornecedores por preços menores. Para que a rede consiga vender por preços abaixo do mercado.
Características Pessoais
Percebendo que muitas empresas pequenas estavam sendo incorporadas a grandes empresas, e também receoso de sua empresa ser comprada, em 2010 Ricardo Nunes decidiu assumir riscos e tomou a iniciativa de propor uma fusão com a grande varejista, a Insinuante. Foi um visionário, tinha ciência de que essa era a melhor decisão a ser tomada naquele momento, e que dependia de uma atitude.
Palestra do Ricardo Eletro: https://www.youtube.com/watch?v=ws88O4u-5ow
Comparações sobre a historio do Ricardo e sobre a matéria:
No Vídeo ao 30:40 Ricardo deixa claro que tem que haver um diferencial na empresa.
A empresa tem que ter um diferencial. Pode até copiar uma ideia. Mas algo tem que ser diferente para que a diferença sobressaia dos outros concorrentes.
No texto em aula diz: “Mesmo havendo uma evolução recente no índice de sobrevivência das micro e pequenas empresas, o empreendedor precisa ficar atento ao ambiente de negócios, que ainda não é dos mais convidativos no Brasil, o empreendedor deve sempre buscar se desenvolver de forma contínua, pois a concorrência aumenta conforme melhoram as condições para se empreender”. 
(Aula 2 pagina 12)
Esse trecho lembra muito o momento em que o Ricardo teve crises devido ao racionamento de energia em 2001. Além disso, ele deixa bem claro que todo o lucro da empresa é investido na própria empresa. Ricardo comenta em um momento que precisou vender direto do caminhão já que os clientes não estavam comprando eletrônicos devido o racionamento.
“A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes” (Aula 2 pagina 16)
Vimos logo no começo de carreira, Ricardo atraindo seus clientes com pequenas quantidades de eletrodomésticos com preços muito abaixo do normal e recuperando seus gastos com o que ele mais comercializava. Ursinhos de pelúcia.
“O momento atual é marcado pelo empreendedorismo, ‘pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade’.”
(Aula 2 pagina 17)
Ricardo criou relações com outros varejistas com receio de ser engolido por outras empresas. Se unindo assim com a Insinuante e outras.
Conclusão
A história do Ricardo deixa claro que não é preciso ser rico, ser o mais inteligente ou ter uma empresa no nome da família, para ter uma ideia inovadora e ser um renomado empreendedor. Fica claro que com muita força de vontade, perseverança, educação empreendedora e às vezes uma pitada de sorte, podem fazer uma ideia empreendedora se transformar em uma empresa com anos e anos de tradição. 
bibliografia
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT137051-16380,00.html
http://vendamuitomais.blogspot.com.br/2010/01/ricardo-nunes-historia-da-ricardo.html
https://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/08/08/conheca-ricardo-nunes-o-proprietario-da-rede-varejista-ricardo-eletro/
http://vejabh.abril.com.br/materia/cidade/ricardo-eletro-era-vez-ambulante

Continue navegando