Buscar

GESTÃO DE EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE EMPREENDEDORISMO
Marival Oliveira Araújo 
PRODUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (PAS)
ALAGOINHAS-BA
2020.1
GESTÃO DE EMPREENDEDORISMO
Texto apresentado ao curso de Administração, sob orientação da Professora Jadiele, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina gestão de empreendedorismo.
ALAGOINHAS-BA
2020.1
Unit- Universidade Tiradentes 
Curso: Administração
Disciplina: Gestão de Empreendedorismo
Aluno: Marival Oliveira Araújo
1. Analise de que forma o empresário Nadiomar Farias de Souza demonstrou ter perfil empreendedor?
Resposta: Primeiro em perceber a necessidade do cliente, pois nem sempre o cliente poderia ir em um supermercado na semana. Então percebeu a necessidade de um mercado de bairro. Depois resolveu fazer o diferencial em seu mercado devido ao grande concorrente que se instalou a pouco metros de seu mercado. Qual seu diferencial? Apostou em produtos que seu concorrentes não tinha como sacos para aspirador de pó.
 2. O que levou a “Prime steak house” a vencer o prêmio de franquia emergente? Qual é a relação dessa premiação com o empreendedorismo?
Resposta: O que levou para vencer foi o bom desempenho, carne de qualidade, funcionários altamente qualificados, possuírem uma boa gestão, pratos personalizados.
Devido ao grande crescimento de franquias resolveram levar para um fast food em um grande diferencial para praça de alimentação. Eles conseguiram enxergar além.
3. Comente sobre a estratégia utilizada pela empresa “Fashion truck”.
 
Resposta: A estratégia da fashion truck foi montar uma loja de confecção móvel, com um projeto de investimento a longo prazo e com facilidade no pagamento, onde que esse prazo para pagamento desse tempo da própria loja se auto pagar. Este tipo de negócio lhe dava a condição de cada dia estar um lugar, isso fazendo o diferencial, levando a loja diretamente para o consumidor final.
4. De acordo com a reportagem exibida, analise a importância da tecnologia (a exemplo do Mobile/sites responsivos) na vida de um empreendedor? Como tirar proveito de forma otimizada dessas ferramentas para um empreendimento?
Resposta: Com o grande avanço da tecnologia da internet, e metade da população tendo acesso, hoje em dia mais de 30% das pessoas fazem suas compras pelos sites e aplicativos, por facilidade, dos sites agora se mobile ou seja os site abrem perfeitamente na tela dos smartphone como se estivesse na tela de um computador com isso as pessoas também que não quiserem comprar podem ir diretamente a loja física já sabendo qual produto quer e qual o valor.
5. Quais as características do espírito empreendedor podem ser observadas no empreendedor Ricardo Alves e que o levaram a empreender a maior rede de grelhados do Brasil?
Resposta: Aos 18 anos, sua característica de empreendedor fez com que ele enxergasse uma oportunidade de negócio. Alves viu um açougue quase falido à venda e, mesmo sem entender nada de carnes, comprou o açougue, e depois abriu mais seis.
Em 2000, no entanto, os supermercados começaram a montar açougues dentro das lojas e a concorrência fez as vendas despencarem. Foi nessa hora que o DNA de empreendedor de Ricardo Alves encontrou uma saída: ele passou a vender a carne pronta para o consumidor e criou a maior rede de grelhados do país.
A rede ficou famosa pelos pratos simples, rápidos e baratos, e tem refeições a partir de 13 reais. Mas, como empreendedor nato, ele sabia que não se cresce sozinho.
 Hoje, a rede de grelhados tem 133 franqueados, que são treinados constantemente. Suas maiores características são fazer novas coisas, coragem de investimento, buscando sempre resultados, enxergando sempre o que ninguém vê.
ESTUDO DE CASO: Chilli Beans  / Questões 
1º) Quais as características empreendedoras mais marcantes de Caito Maia?
Resposta: Sede de Coisas novas assume riscos e busca realização em espalhar um fruto de seu negócio pelo mundo agregando pessoas e fazendo-as crescer profissionalmente.
2º) Caito afirma não ter um modelo de referência e não ter se inspirado em ninguém. Porém, muitos empreendedores de sucesso citam exemplos de pessoas que os inspiram. Por que você acredita que Caito não faz parte desse grupo? Que tipo de influência a família de Caito exerceu sobre sua formação empreendedora? 
Resposta: A família de Caito não teve nenhuma influência sobre ele pelo fato que o pai de Caito era musico, não tendo nada a ver com o ramo empresarial que Caito desenvolveu.
Mais isso o influenciou bastante, aos 12 anos, ele já tocava bateria, e chegou a montar uma banda e morou nos Estados Unidos onde o mesmo estudou música.
3º) Ao conhecer a história de Caito e da Chilli Beans, você pôde notar que não houve o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa (que quase quebrou). No entanto, Caito vislumbrou a oportunidade de criar a Chilli Beans a partir de observações práticas e de sua experiência comercial, vendendo produtos importados à sua rede de amigos. Identifique as principais fases da vida de Caito, procurando fazer um paralelo com algum empreendedor de sucesso que você conheça. Quais as semelhanças entre eles? Quais as diferenças? Como a identificação da oportunidade de negócios ocorreu no caso identificado por você? 
Resposta: A História de Caito se parece também com a história de uma amiga, que assim como ele, comprava alguns certos produtos e revendia para amigos, familiares, vizinhos. E acontecendo tudo como previsto abriu sua loja de confecções feminina. A diferença entre os dois é que Caito sempre foi o único dono do seu negócio sem sócios e já minha amiga Pabline desde sempre tem seu sócio já que é casada. Começaram juntos e continuaram. A identificação de oportunidade ocorreu pela demanda de produtos procurados.
REFLEXÃO
Enquanto o empreendedorismo não exige necessariamente que a pessoa seja inovadora, a inovação exige do inovador o espírito empreendedor. A inovação é uma característica associada ao empreendedor em sua essência e àquele que de fato busca se desenvolver como empreendedor. Na sociedade atual, poderíamos até dizer que o empreendedor sem a inovação não sobrevive, devido às mudanças econômicas e sociais do momento.
MAPA DE EMPATIA DA EMPRESA PROTERCAR
Seguro de carros e motos caminhões em geral 
Adultos em geral
Clientes de todas as classes socias
Credibilidade
Maior preocupação é a qualidade do serviço
Seu desejo é ver sua satisfação com o produto adquirido
Recomendam sempre
Melhoria sempre no atendimento
Reconhecimento 
Satisfação dos clientes
Diferencial da concorrência 
 
Divulgação 
Qualidade na prestação de serviço
Satisfação geral
Na hora que precisar a empresa se negar
Péssimo serviço realizado
Bônus de indicação 
Premiações mensais
Benefícios como descontos em médicos entre outro..
O mapa de empatia foi desen
v
 O mapa de empatia foi desenvolvido, através de uma empresa da própria cidade, uma seguradora de veículos em geral, onde pode ser destacada algumas benefícios para os clientes, algumas insatisfação, o que os clientes pensam, o que eles esperam, o que ele diz e senti, com isso, podemos nos sentir como um cliente e saber o que ele pensa para com isso visar sempre a melhoria e o crescimento da empresa. Pois so sabemos de tal realidade quando estamos na pele do outros com isso melhora também para funcionários que iria melhorar o atendimento, para a gerencia cada vez mais investir em seu funcionário com treinamento qualificando-o cada vez mais.
ALAGOINHAS
 2020

Continue navegando