Buscar

PROVA DE GENÉTICA AV1

Prévia do material em texto

Professor:
	CLEIDE APARECIDA FERREIRA DE REZENDE
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 27/04/2015 20:57:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201301834695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENADE, 2008) O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. Em seu trabalho, Mendel afirmava que os fatores, que hoje chamamos de genes, separavam-se na formação dos gametas e se uniam na formação do zigoto. Além disso, argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si. Essas duas afirmações correspondem a observações citológicas da meiose, tal como esta ocorre na maioria das espécies, as quais mostram, respectivamente, que:
		
	 
	os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
	
	as cromátides irmãs se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
	
	os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	as cromátides irmãs se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301619403)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores. Atualmente, os fatores mendelianos são denominados de:
		
	
	Gametas.
	 
	Genes.
	
	Cromatina.
	
	Cromossomos.
	
	Zigoto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301834703)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Os processos de formação dos gametas masculinos e femininos são denominados espermatogênese e ovogênese, respectivamente. Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que:
		
	
	o número de gametas viáveis resultantes da espermatogênese é maior que o da ovogênese.
	
	durante a gametogênese ocorre um processo reducional do número de cromossomos.
	
	as espermatogônias e os espermatócitos primários possuem o mesmo número de cromossomos.
	
	a espermogênese é o processo de transformação das espermátides em espermatozóides.
	 
	na fase de crescimento, as ovogônias aumentam em número por sucessivas divisões meióticas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302165132)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A síndrome de Down foi descrita pelo Dr. John Langdon Haydon Down, em 1866, mas só em 1958 o Dr. Jérôme Jean Louis Marie Lejeune descreveu a presença de um cromossomo 21 a mais nos cariótipos de crianças com Down. Esta síndrome é muito conhecida por ser a mais comum entre as síndromes cromossômicas numéricas e afeta 1:600 nascimentos, dependendo da população estudada pode afetar 1:300. Esta cópia extra do cromossomo 21 pode acontecer por:
		
	 
	não disjunção dos cromossomos na fase S da interfase.
	
	não disjunção cromossômica na prófase da meiose.
	
	não disjunção cromossômica na telófase da mitose.
	
	não disjunção cromossômica na interfase da mitose.
	 
	não disjunção cromossômica na anáfase da meiose.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301860369)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma proteína é constituída de 350 aminoácidos. Quantos nucleotídeos apresenta a molécula de DNA que codificou tal proteína?
		
	 
	450
	
	350
	 
	1050
	
	700
	
	150
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301860370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que possa acontecer a síntese de proteínas, devem ocorrer em ordem os seguintes eventos:
		
	 
	duplicação, transcrição e tradução
	
	transcrição e tradução
	
	transcrição, duplicação e tradução
	
	duplicação e transcrição
	
	tradução, transcrição e duplicação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302224221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação às heranças autossômicas dominantes, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmação(ões) VERDADEIRA(S): I- Na herança autossômica dominante clássica, todo indivíduo afetado em um heredograma possui um genitor afetado, que por sua vez também tem um genitor afetado, e assim por diante até onde o distúrbio possa ser localizado. II- A herança autossômica dominante distingue-se facilmente da herança dominante ligada ao X quando se analisa o seu padrão de transmissão e expressão entre homens e mulheres. III - A maioria das mutações gênicas responsáveis por distúrbios dominantes são raras na população quando comparadas com os respectivos alelos recessivos que condicionam o fenótipo normal. Isso ocorre porque, dependendo do grau de acometimento do distúrbio, a própria seleção natural se encarrega de eliminar os portadores desses alelos da população.
		
	 
	I, II e III.
	
	Somente II e III.
	
	Somente I e III.
	
	Somente I.
	
	Somente I e II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301614682)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O albinismo é classificado como um distúrbio monogênico autossômico recessivo. O que significam os termos "autossômico" e "recessivo"?
		
	 
	Significa que o gene alterado localiza-se em um cromossomo autossômico, e seu fenótipo só é expresso na ausência do dominante
	 
	Significa que o gene alterado localiza-se nos cromossomos sexuais, e que a característica por ele determinada só se manifesta em heterozigose
	
	Significa que o gene alterado localiza-se em um cromossomo autossômico, e seu fenótipo só é expresso na presença do alelo dominante
	
	Significa que o gene alterado não está localizado em cromossomos e seu fenótipo só é expresso na ausência do alelo dominante.
	
	Significa que o cromossomo onde o gene está localizado se replica de forma autônoma, e que a característica por ele determinada só se manifesta em homozigose
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301828154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A hemofilia A é uma doença hereditária e afeta a coagulação sanguínea por deficiência do fator VIII de coagulação. Os pacientes podem ter hemorragias intramusculares e intra-articulares e geralmente a criança chama atenção pelos eczemas frequentes. O tratamento é feito a base da reposição do fator VIII. Por ser uma doença de herança recessiva ligada ao X, uma criança pode ter hemofilia A e ser filha de pais normais, desde que estes pais tenham genótipos:
		
	
	XAXA e XAY
	
	XAXA e XaY
	
	XAXa e XaY
	
	XaXa e XaY
	 
	XAXa e XAY
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301827053)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas células da espécie humana, existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 pares não apresentam diferenças entre machos e fêmeas. Os dois outros cromossomos, chamados de heterossomos ou cromossomos sexuais, apresentam diferenças: enquanto as mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, que foram denominados XX, os homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, que foi denominado Y. Os 22 pares de cromossomos somáticos observados nos tecidos é denominado de:
		
	 
	heterossomos
	
	autocromossomos
	
	eucromossomos
	 
	autossomos
	
	heteroautossomos

Continue navegando