Buscar

Revisao teoria geral dos fatos jurídicos

Prévia do material em texto

1. (TRT - 16ª REGIÃO/MA, 2015, Juiz do Trabalho - modificada) Em relação aos fatos jurídicos, assinale a alternativa CORRETA:
A) A coação classifica-se em física ou moral. Na primeira, há uma ação direta sobre o corpo da vítima. Na segunda, lhe é incutido um temor constante, capaz de perturbar o seu espírito. Por serem formas de macular a declaração de vontade, ambas tornam o negócio jurídico nulo, inexistente.
B) Os atos-fatos jurídicos são aqueles que independem da sua intenção de praticá-los, subsistindo pela simples razão de terem sido celebrados.
C) O fato jurídico, em sentido amplo, é todo acontecimento exclusivamente humano, capaz de criar, modificar, conservar ou extinguir relações jurídicas.
D) o negócio jurídico benéfico não deve ser interpretado de maneira estrita.
2. (TJ/AL, 2015, modificada) É anulável :
A) o contrato que tem por objeto herança de pessoa viva; 
B) o contrato que tem por objeto um bem determinável;
C) a troca de bens com valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes;
D) o contrato celebrado pessoalmente por absolutamente incapaz.
3. (TJ/PB, 2015, Juiz) Acerca da interpretação dos negócios jurídicos e do princípio da boa-fé objetiva, assinale a opção correta.
A) O negócio jurídico celebrado com reserva mental de um dos contratantes, com ou sem conhecimento do outro, deve ser considerado inexistente.
B) A boa-fé objetiva importa para a interpretação dos contratos, mas não pode ser fundamento para relativização da força obrigatória das avenças.
C) De acordo com o Código Civil de 2002, não é permitido que o silêncio de um dos participantes seja interpretado como caracterizador de concordância com o negócio.
D) Os negócios jurídicos que estabeleçam benefício devem ter interpretação ampla.
E) A boa-fé objetiva limita os direitos subjetivos e constitui fonte de obrigação aos contratantes, de forma a estabelecer deveres implícitos que não estão previstos expressamente no contrato.
4. (DPE-RO, Analista, 2015). Flávia, trinta e dois anos de idade, foi interditada como relativamente incapaz em virtude de problemas intermitentes de coordenação de suas faculdades psíquicas. Não obstante a interdição, Flávia, sem a participação de seu curador, vendeu seu automóvel por um preço sete por cento acima do valor de mercado. 
Pode-se afirmar que a venda em questão é:
A) nula		B) inexistente		C) anulável		D) válida
5. (SEFAZ-PI, 2015, Auditor Fiscal - modificada) Tício, diretor de uma construtora, celebrou com Mévio, funcionário público, contrato por meio do qual este lhe garantiria privilégios em licitações públicas em troca de pagamento mensal de R$ 5.000,00. Trata-se de negócio:
A) válido, por atender aos usos e costumes. 
B) anulável, podendo ser invalidado a pedido de qualquer interessado ou do Ministério Público, porém não de ofício, e convalescendo com o decurso do tempo.
C) nulo, podendo ser invalidado a pedido de qualquer interessado ou do Ministério Público não convalescendo pelo decurso do tempo. 
D) anulável, podendo ser invalidado a pedido de qualquer interessado ou do Ministério Público e convalescendo com o decurso do tempo. 
E) inexistente
6. (CEASA- CAMPINAS, 2014, Advogado) É nulo o ato jurídico nas hipóteses seguintes, EXCETO: 
Quando a lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito. 
Quando for ilícito, ou impossível, o seu objeto. 
Quando não revestir a forma prescrita em lei. 
Quando praticado por pessoa relativamente incapaz. Parte inferior do formulário

Continue navegando