Buscar

TRABALHO Desafios da Prática Docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafios da Prática Docente
 Ser um educador não é e nunca foi uma tarefa fácil, desde sempre os professores encaram dificuldades e desafios em sua prática docente. Entre elas, podemos citar as dificuldades de aprendizagem, desmotivação e desrespeito, entre outras. Infelizmente o professor nunca foi valorizado pela sociedade, principalmente nos desafios diários em seu ambiente de trabalho. Podemos citar também, o descaso do governo com o profissional docente, salários atrasados ou parcelados, o plano de carreira que não atende as necessidades, entre outros. Esses são alguns aspectos que mostram o quão é difícil ser um professor.
 Podemos dizer, que nunca foi tão difícil para o professor, seu trabalho nas escolas, como está sendo nos dias atuais. O professor sempre esteve batalhando, construindo o conhecimento para sempre levar o melhor para seus alunos. Para ALVES & GARCIA (2000), a educação sempre esteve ligada a um projeto, a um sentido e fica difícil para o professor detectar seu papel numa escola onde sua autoridade não é mais construída pela certeza de métodos e técnicas. 
A época em que vivemos e as mudanças da sociedade brasileira precisam de uma visão mais abrangente e completa dos problemas e das alternativas de solução que a educação escolar exige. A visão interdisciplinar pode oferecer opções mais adequadas e eficazes (PAVIANI, 1986, p. 14).
 Para FURQUIN, frente à mudança contínua e rápida que dirige nossas propostas de vida e trabalho, a grande preocupação do professor passa a ser a legitimidade da coisa ensinada, no que se refere ao seu valor educativo, consistência e interesse despertado. O trabalho a partir da cultura compreendida como herança coletiva e patrimônio intelectual e espiritual requer a transposição dos limites das comunidades particulares, o que coloca para a escola e para o professor novas conformações de trabalho e ultrapassagem de fronteiras. − “Que é pois que, nos conteúdos vivos da cultura, nas significações que atualmente têm poder de interpelar nossos pensamentos e de regular nossas existências, pode ser considerado como um valor educativo que justifique um determinado sistema de ensino?” (FORQUIN, 1993).
 
 Além das dificuldades diárias na escola, o professor também enfrenta as mudanças nas legislações e regras da educação. Muitas leis foram alteradas, algumas em favor do professor e outras não. Assim o professor não tem mais sua total autoridade na escola e sala e aula, em alguns momentos as novas regras e leis, são totalmente inadequadas para o atual momento. 
Referências: 
www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf
https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/download/6185/3685
 Conclusão:
 Neste trabalho, apresentamos as dificuldades diárias do profissional docente nas escolas e salas de aula. Concluímos, que o professor, deste o início de suas atividades enfrenta muitos preconceitos e desvalorização, tanto pela comunidade onde leciona e o estado. Onde enfrentam humilhações e desrespeito de alguns pais que não aceitam o método de ensino aplicado pelo profissional docente.

Continue navegando