Buscar

trabaho cachaçaria processos gerenciais

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso superior de tecnologia em processos gerenciais
produção textual individual 
História de Sucesso: Desvendando os segredos da Cachaçaria de Maringá
Campo Novo do Parecis - MT
2013
produção textual individual 
História de Sucesso: Desvendando os segredos da Cachaçaria de Maringá
Trabalho apresentado ao Curso superior de Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Processos Administrativos e Modelos de Gestão.
Professores: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira; Mônica Maria Silva; Wilson Salvalagio; Karen Hirimatsu Manganotti.
Campo Novo do Parecis - MT
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................4 a 5
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................6 a 8
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10 
1 INTRODUÇÃO
	Desvendando os segredos da cachaçaria de Maringá conta a história de um jovem que saiu do Brasil, seu País de origem, imigrando para o Japão com o objetivo de arrecadar fundos durante alguns anos, para investir em um negócio voltado para o setor alimentício. 
	Em sua estadia no Japão, sofreu em inúmeras ocasiões, como por exemplo, a dificuldade de se comunicar com os nativos da região, bem como com a carga horária elevada de 15 horas diárias que o deixava a ponto de jogar a toalha. Além disso, Roberto Hiroki Nakanishi sofria com saudades da família, porém não desistiu, afinal, sempre que ocorriam esses momentos de crise, o jovem recebia ajuda de seus amigos, o que lhe dava forças para prosseguir, mantendo o foco sobre seu objetivo.
 Em sua estadia no Japão, Roberto conheceu uma jovem, com quem começou a namorar e dividir seus sonhos. A este tempo, os dois estavam convictos em juntar parte de suas economias para montar um empreendimento no Brasil, e foi o que aconteceu. Após o falecimento de seu pai, Roberto adiantou sua volta ao seu país de origem junto com Roseli, que dali em diante, se tornaria sua esposa. 
 Juntos, optaram por franquear um bar por nome de Água Doce Cachaçaria, pois gostaram da proposta de bar temático, que trabalha com produtos genuinamente brasileiros: a cachaça e a culinária mineira. A poupança de US$ 45 mil, o equivalente a R$ 45 mil à época, foi integralmente aplicado na viabilização do empreendimento. Apesar do impulso de se tornar um bom empreendedor, Roberto sofreu preconceito por parte dos fornecedores devido ao fato de ser muito novo, aparentando que era mais um jovem mal-estruturado que não iria seguir com o negócio por muito tempo. Apesar de tudo isso, ele superou os desafios iniciais e continuou com seus planos. 
		 No decorrer de sua trajetória, o jovem empreendedor enfrentou altos e baixos, e com muita disposição superou todas as crises enfrentadas em seu negócio. Já que lhe faltava habilidade para gerir seu estabelecimento, o jovem começou a pesquisar novas maneiras para expandir e melhorar seu bar. Com muito esforço, não só superou as dificuldades como também ajudou os demais franqueadores a lidar com problemas parecidos, sempre visando inovar seus negócios com muita criatividade e disposição.
		 A partir de então, seus esforços, além de gerar excelentes lucros para Roberto, lhe proporcionou reconhecimento em sua região e no Brasil inteiro, afinal, depois de tanto esforço, sem dúvida nenhuma podemos destacá-lo como um empreendedor de sucesso e também abstrair suas dicas e técnicas para poder alcançar nossos objetivos profissionais, sempre com espírito de equipe e perseverança, nos levando a compreender e contextualizar o mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Ao estudarmos o texto, vimos que o franqueado obtém uma expansão muito rápida da empresa a um custo relativamente bem baixo. Isso porque a marca e os clientes já estão no mercado, já conhecem o negócio e os riscos de não dar certo são bem menores. Imagine, por exemplo, montar a própria choperia em uma cidade praiana como o Rio de Janeiro. 
O segundo ponto que deve ser considerado é que, apesar de ser treinado para obter tais resultados em determinada marca, os franqueados possuem a liberdade de inovarem, de fazerem o negócio crescer, sem claro perder as principais características da marca. 
Uma outra vantagem é que assim que a franquia é adquirida, o franqueado recebe todas as devidas orientações de como o negócio deve ser tocado. Isso é muito bom para aqueles que possuem pouca experiência no mundo empresarial. Assim, seguir as orientações é uma forma de estar começando bem nos negócios, mas isso não significa que a atenção e a boa administração devem ser deixadas de lado, ao contrário, precisam estar presentes sempre para que tudo dê certo. 
 Além de orientações ao franqueado, muitas empresas possuem consultorias que sempre estão por perto dos mesmos, orientando e auxiliando no que for preciso. Para quem tem experiência no ramo, é mais uma forma de estar conectado ao mundo dos negócios e para os que estão entrando no ramo de empreendimentos, além de estarem se conectando cada vez mais com o se negócio, está adquirindo novos conhecimentos. 
 Como existe essa liberdade dos gerentes, há também a infeliz possibilidade desse profissional contribuir de forma negativa para a franquia e como o público enxerga a marca como um todo e não como unidades, pode haver uma degradação dela aos poucos, ao longo do tempo e na memória coletiva. Quem nunca chegou a uma franquia de um restaurante no qual foi bem atendido e os pratos eram saborosos e quando foi à outra unidade da mesma rede a comida era ruim, os garçons eram péssimos e o atendimento era terrível? Isso é relato comum que se escuta por aí, portanto, é uma desvantagem para os empreendedores que optam por adquirir as franquias. Sendo assim, nessas situações, não apenas o franqueado pode sair perdendo por contribuir negativamente para a marca como um todo, mas também para o franqueador que pode sofrer as consequências. 
Mais uma face negativa das franquias é que muitos franqueados acreditam que, por estarem com uma marca boa em mãos, já conhecida do mercado, podem relaxar e não fazer nada para divulgar mais e trabalhar de maneira que agrade o público. É como se o empreendedor tivesse a certeza de que só o nome da empresa basta, o que é errado. Assim, alguns gerentes ficam acomodados e isso é prejudicial aos negócios, já que a concorrência não para e pode começar a atuar a qualquer momento. 
 Percebemos que o Roberto foi bem assertivo, em desenvolver campanhas para fidelizar seus clientes, atraindo públicos de diversas faixas de idades e preferências, primeiro incentivando o consumo de cerveja por período, o que atraiu estudantes abaixo de 25 anos, depois música ao vivo, o que criou um ambiente mais íntimo, atraindo o publico maduro e com um poder maior aquisitivo, o que elevou a popularidade de seu negócio.  
Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente. Devemos estar sempre atentos às oportunidades de negócio que o mercado oferece. Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. 
Se você já tem experiência no setor, ótimo, se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia, ou até com outros empresários. Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativaspara poder escolher a solução mais adequada são características de um bom empreendedor. 
Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, agir objetivamente, e confiar em si mesmo, bem como saber definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.
Outro ponto fundamental é ser otimista e não deixar de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque quem é bem informado, conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional. 
	
3 CONCLUSÃO
	Com base nas disciplinas estudadas, percebemos a importância do conhecimento do mercado em que se está investindo, bem como a maneira correta de investir, aplicando os processos administrativos para que se faça uma boa gestão dos recursos financeiros para que seu negócio gere lucros constantemente. 
	A capacitação e qualificação de mão de obra, é um fator determinante para ter qualidade e eficiência no serviço ofertado, conseguindo compreender o mercado em que se está investindo e o que os freqüentadores do local estão procurando para que se torne um lugar atrativo e divertido, podendo assim planejar seus passos econômicos, visando ultrapassar a concorrência e liderar o mercado de trabalho em seu ramo de atuação.
	Afinal, devemos manter sempre o bom ânimo e disposição para mantermos o bom desenvolvimento de uma empresa, sempre nos qualificando e buscando melhorar nossas atitudes com profissionais no mercado de trabalho, visando lucros constantes e também o bom funcionamento em todas as áreas de uma empresa.
	
REFERÊNCIAS
http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br
REVISTA OFICIAL melhor gestão de pessoas, segmento editora, 2012
BARNEY, J. B. Organizational culture — Can it be a source of sustained competitive advantage? Academy of Management Review. v.11, n.3, p. 656-665, 
1986a
Ministério da Educação e Cultura MEC (Ministério da Educação e Cultura)

Continue navegando