Buscar

Processo de Mitose em Células Eucarióticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MITÓSE
FUNÇÕES
Mitose (do grego mitos, fio, filamento) é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e é dividido em quatro fases; Prófase, metáfase, anáfase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
A mitose se inicia à partir de uma célula 2n, também chamada de célula diplóide. 	 Ou seja, ela se inicia à partir de uma célula que possui o número total de cromossomos da espécie, no nosso caso, possuímos 46 cromossomos (23 herdados	 do pai e 23 da mãe). Em seguida, ocorre o período da interfase, que antecede a 	 divisão celular propriamente dita, período este em que o material genético é 		 duplicado.	 Como o exemplo ao lado
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela,			 uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial.			 Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos 		 organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
Prófase
No início da mitose, numa célula diplóide, o centrossomo e os cromossomos encontram-se duplicados. Na prófase os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrômero, chamados cromossomos dicromatídeos. Depois, os centríolos deslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, a formação do fuso acromático ou fuso mitótico. Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.
Prometáfase
A dissolução do envelope nuclear em fragmentos e seu desaparecimento marca o início da segunda fase da mitose, a Prometáfase. Os micro túbulos que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados. Na região do centrómero, cada cromátide irmã possui uma estrutura proteica denominada cinetócoro. Alguns dos micro túbulos do aparelho ligam-se ao cinetócoro, arrastando os cromossomas. Outros micro túbulos do aparelho fazem contato com os micro túbulos vindos do pólo oposto. As forças exercidas por motores proteicos associados a estes micro túbulos do aparelho movem o cromossoma até ao centro da célula. Já se tornam visíveis por meio do microscópio óptico.
Suas fases
Suas fases
Metáfase
A metáfase é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fase mais estável da mitose. Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logo em seguida partem-se para o início da anáfase. É nesta altura da mitose, que os cromossomos condensados alinham-se no centro da célula, formando a chamada placa metafásica ou placa equatorial, antes de terem seus centrômeros duplicados e da ocorrência do encurtamento das fibras cinetocóricas pelas duas células-filhas, fazendo com que cada cromátide-irmã vá para cada pólo das células em formação.
Anáfase
O centrômero duplica-se, separando dois cromatoplastídeos que passam a formar dois cromossomos independentes. As fibrilas ligadas a estes dois cromossomos encolhem, o que faz com que estes se afastem e migrem para pólos opostos da célula - ascensão polar dos cromossomos-filhos. O que leva a que no final, em ambos os pólos haja o mesmo número de cromossomos, com o mesmo conteúdo genético e igual ao da célula mãe.
Telófase
Na Telófase os cromossomos se descondensam, os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova membrana nuclear organiza-se ao redor de cada conjunto cromossômico. Com a descondensação, os cromossomos retornam à atividade, voltando a produzir RNA, e os nucléolos reaparecem. Durante a telofase os cromossomos descondensam tornando-se menos visíveis. O invólucro nuclear reorganiza-se em torno de cada conjunto de cromossomos e reaparecem os nucléolos. O fuso acromático desaparece e dá-se por concluída a cariocinese. Inicia-se então o processo de Citocinese ao final da fase de Telófase.
Suas fases
Citocinese
Divisão do citoplasma que leva à individualização das células-filhas.
Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos que se contraem puxando a membrana para dentro levando de início ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separarem as duas células-filhas.Nas células vegetais (com parede celular) como a parede celular não permite divisão por estrangulamento, um conjunto de vesículas derivadas do complexo de Golgi vão alinhar-se na região equatorial e fundem-se formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. (Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células).
Qual a importância da mitose?
A mitose é super importante tanto para renovação celular para a diferenciação, crescimento e reprodução de plantas e animais.
OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando