Buscar

Crime organizado

Prévia do material em texto

CRIME ORGANIZADO
No Brasil há basicamente duas leis que se referem à criminologia organizada, a lei n.9034/95 e a lei n. 10217/2001. Nenhuma delas define o que seja crime organizado. Conforme ONU entende-se por crime organizado “grupo de três ou mais pessoas, existente há algum tempo e atuando concertadamente com o propósito de cometer uma ou mais infrações graves ou enunciadas na Convenção, com a intenção de obter, direta ou indiretamente, um beneficio econômico ou outro beneficio material”.
1.1 Ha dois tipos de criminalidade organizada:
*criminalidade organizada do tipo mafiosa: se baseia no usa da violência e da intimidação, com estrutura hierarquizada, distribuição de tarefas e planejamento de lucros, impondo alei do silencio. Seus integrantes vão desde agentes do estado ate os executivos dos delitos.
*Criminalidade organizada do tipo empresarial: estrutura empresarial que visa apenas lucros econômicos aos seus sócios. Busca o anonimato e não usa da intimidação ou violência. Seus criminosos são empresários, comerciantes, políticos, hackers. As vítimas são difusas, muitas vezes nem sequer sabem que sofreram os efeitos de um crime.
1.2 Crimes do colarinho branco
Os crimes do colarinho branco têm duas principais características próprias:
O status respeitável do autor e a interação da atividade criminosa com sua profissão.
Destacam-se os crimes contra a ordem tributaria, contra as relações de consumo, contra a economia popular, contra o mercado de ações etc.
Classificação dos Criminosos:
A Classificação de criminosos oferece ampla utilidade criminológica, possui papel predominante na função ressocializadora do direito penal.À terapêutica criminal (conjunto de medidas que visam reeducar o criminoso) interessa conhecer os tipos de delinquentes, a fim de lhes traçar um perfil de ação.
2.1 Classificação conforme Hilário Veiga de Carvalho
Propôs a famosa classificação etiológica de delinquentes, conforme a prevalência de fatores biológicos ou mesológicos.
*Biocriminosos puros (pseudocriminosos); Fatores biológicos; aplicam-se tratamentos médico psiquiátrico em manicômios judiciários. Exemplo: psicopatas ou epiléticos.
*Biocriminosos preponderantes (difícil correção); Fatores mesológicos, porém em menor quantidade; cedem a estímulos externos e a eles respondem facilmente (“a ocasião faz o ladrão”).
*Biomesocriminosos (correção possível); Influências biológicas e do meio, mais é impossível decidi quais os fatores que mais pensam na conduta delituosa; sustenta-se o tratamento em regime de reformatório progressivo e apoio medico e pedagógico.
*Mesocriminosos preponderantes; (correção esperada) São tíbios no caráter; fraqueza de personalidade “Maria vai com as outras”.
*Mesocriminosos puros; Fatores mesológicos, isto é, do meio social, tornam-se quase “vitimas das circunstâncias exteriores”. São pseudocriminosos, tendo em vista que o crime emana apenas do ambiente em que vivem.
2.2 Classificação de Cesare Lombroso 
*Criminoso nato: influencia biológica, estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte compridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de dirias etc.).
*criminosos loucos: perversos, loucos morais, alienados mentais a que vem permanecer no hospício.
*criminosos de ocasião: “a ocasião faz o ladrão” assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias.
*criminosos por paixão: sanguíneos, nervosos, irrefletidos, usam da violência para solucionar questões passionais; exaltados.
2.3 Classificação de Enrico Ferri
*Criminoso nato: degenerado, com estigma de Lombroso, atrofia do senso moral.
*criminoso louco: além de alienados, também os semiloucos ou fronteiriços.
*criminoso ocasional: eventualmente comete crimes: “o delito procura o indivíduo”
*criminoso habitual: faz do crime sua profissão; seria a grande maioria.
*criminoso passional: age pelo ímpeto, comete o crime na mocidade; próximo do louco, tempestade psíquica.
2.4 Classificação de Garófalo
*criminosos assassinos: são delinquentes típicos; egoísta, seguem o apetite instantâneo, apresentam sinais exteriores e se aproximam dos selvagens e das crianças.
*criminosos enérgicos ou violentos: falta-lhes a compaixão; não lhe falta o senso moral; falso preconceito; há um subtipo, os impulsivos (coléricos).
*Ladrão ou neurastênico: não lhes falta o senso moral; falta-lhes probidade, atávicos ás vezes; pequenez, face móvel, olho vivazes, nariz achatado etc.
2.5 Classificação natural de Odon Ramos Maranhão
Ensina que “o ato criminoso é a soma de tendências criminais de um individuo com sua situação global, dividida pelo acervo de suas resistências”.
*Criminoso ocasional: personalidade normal agem por impulso.
*Criminoso sintomático: personalidade com perturbação transitória ou permanente.
*Criminoso caracterológico: personalidade com defeitos constitucional ou formativo do caráter.

Continue navegando