Buscar

Teoria do Estado e da Constituição questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria do Estado e da Constituição 
ESTUDO DIRIGIDO 
O que são formas de Estado?
Quais as características do Estado Unitário?
Estabeleça a diferença entre Estado Unitário e autocracia.
Caracterize o Estado Composto.
Estabeleça a diferença entre soberania e autonomia.
O que é a união pessoal? E a união real? E a união incorporada, como se caracteriza?
O que é um Estado Federal ou uma Federação?
Quais as características comuns a toda federação?
Explique as duas formas de criação de um Estado Federal (agregação e dissociação).
O que é a confederação de estados?
E a União Europeia, é federação ou confederação de Estados?
Explique a teoria da separação de poderes em sua concepção originária e atual.
O que é o sistema de freios e contrapesos?
Explique a interpenetração de poderes.
1. São classificações da conjunção de elementos (povo, território e soberania), tendo por norte a soberania para estabelecer o tipo de Estado. Temos assim Estado unitário e composto.
2. Possui como característica apenas uma autoridade a exercer a soberania, não comporta mais de um governo, pois não há divisão de poderes, ou repartição de soberania.
3. A autocracia os poderes são concentrados, vontade do soberano. Já no estado unitário refere-se à centralização dos poderes estatais, assim não há uma descentralização do poder (existe um poder legislativo, poder executivo e um poder judiciário, todos centrais, com sede na capital).
4. Descentralização de poder, mais de uma autoridade a exercer soberania, mais de um governo, há divisões internas com poderes soberanos e autônomos.
5. Soberania não tem limitação iterna,indenpedente, imprescritível, poder soberano é exercido sobre os indivíduos, nos limites territoriais do Estado.Autonomia : limitação internamente, descentralização de poderes. A autonomia não tem poder supremo como a soberania.
6. União pessoal: ocorre quando dois estados passam a serem governados pela mesma autoridade sem fundir governos, mantendo os ordenamentos jurídicos. Determina também uma soberania própria de cada um.
União real: tem caráter definitivo e perpétuo, constituindo uma mesma pessoa jurídica única de direito internacional. Constrói-se uma soberania única externamente, com identidade de território e povo, nas relações externas.
União incorporada: sem que prevalece a identidade do estado, deixam de existir como estados, figurando apenas protocolarmente, sem subsistirem poderes soberanos, ou autonomia administrativa. 
7. É a mais importante forma de estado composto, uma das mais bem sucedidas formas de estado, abrangendo uma grande parte das republicas atuais. 
8. A primeira é a descentralização política do poder. Nos estados federados não há concentração do poder nas mãos do poder central, o poder político é descentralizado entre todos os entes federais que é corroborado por uma segunda característica que é a de autonomia de todos os entes federados. São elas: legislativa, financeira, administrativa e governamental. 
9. Dissociação: um poder central muito forte, em face da transferência incompleta de poder para as unidades federativas.
Agregação: exerciam soberania anterior á composição federal, apresentam em geral, uma maior resistência á centralização política.
10. É uma integração de estado, através de um tratado internacional, buscando um resultado comum, sem natureza constitucional, também não sendo indissolúvel, trata-se, portanto de uma união efêmera, porque admissível à secessão, ao contrario de que ocorre na federação.
11. O atual estagio da União Europeia não de federação de estados, lembrando que o processo de integração não esta finalizada e, portanto a federação pode ser vista como uma próxima etapa, mas não a atual realidade.
12. Acreditou-se que a separação de poderes seria benéfica a maioria na medida em que o poder deixaria de ser absoluto do soberano, dividindo em três poderes tem-se ai mais de uma autoridade, essa concepção ainda pode ser considerada atual á medida que, nesse sistema existe um maior número de pessoas envolvidas e dessa forma, em tese, os resultados são melhores para a população em geral.
13. Freios e Contrapesos são os três poderes reunindo órgãos encarregados primordialmente de funções legislativas, administrativas e judiciárias podendo se controlar. Estes mecanismos de controle mútuo, se construídos de maneira adequada e equilibrada, e se implementados e aplicados de forma correta e não distorcida permitirá que os três poderes sejam autônomos, não existindo a supremacia de um em relação ao outro.
14. Antes era delegada a função para um cargo inferior, com a interpenetrabilidade todos podem fazer funções legislativa, executiva e judiciária a órgãos especializados, que possuem autonomia organizacional e não estão subordinados uns aos outros para o regular desempenho de suas funções típicas, devendo guardar obediência apenas à Constituição e às leis. Contudo, passou a admitir interferências recíprocas entre os poderes e o exercício de funções atípicas por cada um, dentro dos limites expressos na Constituição, passaram a não mais ter que depender do posicionamento do soberano.

Continue navegando