Buscar

O processo de Emenda à constituição é uma das expressões mais relevantes do poder constituinte derivado, por certo diversas emendas estão em trâmit...

O processo de Emenda à constituição é uma das expressões mais relevantes do poder constituinte derivado, por certo diversas emendas estão em trâmite junto ao Congresso Nacional, notadamente após a Pandemia provocada pelo Vírus da COVID-19. Assim, tendo por base os conhecimentos acerca do Poder Constituinte Derivado e do sistema de reforma constitucional presente na CRFB/88, assinale a alternativa correta:

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros do Senado Federal, ou de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados.

A emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente da República, com o respectivo número de ordem.

A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

No sistema brasileiro, o Presidente da República não detém competência para a iniciativa de reforma constitucional.

Não será objeto de deliberação a proposta de emenda que promova a abolição da forma republicana de Estado, da jurisdição una, dos direitos sociais, da justiça eleitoral e dos tribunais de contas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio." (terceiro parágrafo)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais