Buscar

AV2 Gestão de carreiras

Prévia do material em texto

1.
	O professor Joel Dutra (2009), notório pesquisador brasileiro no campo da Gestão de Carreiras, comenta em obra recente que, a partir da década de 1990, as organizações começaram a diminuir o quadro de funcionários em virtude do aumento da concorrência. Isto gerou insegurança entre os colaboradores, que passaram a buscar formas alternativas de carreira, em que encontramos a "Carreira Inteligente". Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que melhor representa a ?Carreira Inteligente?:
FONTE: DUTRA, J. S. et al. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional.
Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2009. p. 55-70.
	 a)
	No mundo sem fronteiras, mais criativo e inteligente, é necessário a transição entre organizações, ou seja o desenvolvimento de competências transferíveis entre companhias.
	 b)
	As pessoas podem buscar competências com o objetivo de se tornem indivíduos competitivos e atraentes para o mercado, porém não há incentivo por parte das organizações.
	 c)
	Nesse tipo de encarreiramento, os indivíduos devem buscar competências ligadas à cultura, conhecimento operacional e relações interpessoais.
	 d)
	As empresas atuais precisam mais de hierarquia e disciplina que ações de inovações, que envolvam inteligência. Dentro desse contexto, pode-se afirmar com convicção que o modelo tradicional de encarreiramento é superior aos demais.
	2.
	Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. "Um Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões" (FILION, 1991, p. 19). Considerando as características empreendedoras, analise as sentenças a seguir:
I- As oportunidades são aproveitadas para acumular experiência em negócios.
II- São trabalhadores que precisam de motivação externa para seguir com os seus planos.
III- Aprendem constantemente e definem seus próprios padrões de trabalho.
IV- Têm o seu próprio sistema de relações com os seus empregados.
É correto apenas o que se afirma:
FONTE: FILION, Louis Jacques. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial. RAE - Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul./set., 1991.
	 a)
	I e II.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	I, III e IV.
	 d)
	III e IV.
	3.
	Um termo muito comum na literatura moderna é "networking", que é traduzido como rede de relacionamentos. Autores indicam, aliás, que a formação de um network qualificado e sua manutenção é um dos melhores apoios na construção de carreira no mundo atual, complexo e interligado. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, "networking" não significa resguardar nomes de pessoas de que iremos precisar futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos.
II- Muitas pessoas não fazem uso do "networking", porque o correto é trabalhar discretamente, sem muito contato entre as pessoas.  
III- O "Networking" deve ser interativo, isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, complementando-se.
IV- "Networking" é uma atividade atribuída exclusivamente ao gerente de recursos humanos das empresas, por sua experiência e conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	Dentro da gestão de carreiras, os conceitos de autolíder e autoliderança são relativamente novos, porém seu estudo é de suma importância, pois os líderes exercem um papel fundamental no processo de gestão de carreiras. Autores como Charles Manz e Henry Sims (1993) afirmam que ninguém pode dirigir outras pessoas de maneira efetiva se não souber conduzir a si próprio. Portanto, dentro desse contexto, a respeito da definição de autolíder, pode-se afirmar que:
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
	 a)
	É o indivíduo que se autodesenvolve e busca a motivação e o potencial que necessita para isso, mesmo sem possuir um cargo formal de chefia.
	 b)
	É o indivíduo que, mesmo sem ter um cargo formal de chefia, busca incessantemente ser promovido, a qualquer custo.
	 c)
	É o indivíduo que procura capacitação contínua para conquistar e melhorar suas habilidades de liderança.
	 d)
	É o indivíduo que necessita de um cargo formal de chefia para desenvolver o seu potencial de liderança.
	5.
	Uma empresa implantou um programa de trainee para busca de talentos universitários em formação ou recém-formados. No entanto, com o passar dos anos houve uma queda acentuada de inscrições no programa. Preocupada, a empresa realizou uma pesquisa entre os trainees e constatou três grandes problemas: 1. Na divulgação do programa de trainee, a empresa prometia carreira rápida aos candidatos que se destacassem, porém ao entrar nas empresas, raramente conseguiam alcançar cargos gerenciais devido à baixa rotatividade nesse nível hierárquico. 2. Eram oferecidas poucas atividades desafiadoras devido à cultura conservadora da empresa com estrutura de cargos definidos e padronizados. 3. Os empregados mais antigos não agiam de forma amistosa com os novos trainees, negando-se muitas vezes o compartilhamento de informações. Considerando essa situação hipotética e com relação às possíveis soluções para estes problemas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A empresa deve implantar a carreira em Y, para solucionar os problemas de insatisfação dos funcionários que gostariam de avançar na hierarquia.
	 b)
	A empresa deve buscar candidatos com perfil mais conservador, para adequar a cultura e a estrutura de cargos da empresa.
	 c)
	A empresa deve criar equipes de projetos em diversas áreas para fortalecer o trabalho em grupo, independente da faixa etária dos colaboradores, favorecendo o compartilhamento de conhecimento.
	 d)
	A empresa deve criar programas hierárquicos bem definidos e padronizados para que seja percebido como uma vantagem pelo trainee.
	6.
	Com o mercado competitivo, as empresas estão investindo cada vez mais em programas de treinamento corporativo e no desenvolvimento de capital humano para se destacar. Estes se referem ao aprimoramento de habilidades e competências tanto no âmbito pessoal quanto no profissional de cada colaborador. Estes treinamentos ajudam a aumentar a produtividade, aprimorar as habilidades e as competências de cada equipe para obter os resultados almejados. Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A empresa, ao estruturar a carreira dos seus funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.
PORQUE 
II- Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-la. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	7.
	A carreira pode ter vários significados ao ser humano, entretanto, as carreiras podem ser avaliadas de forma Objetiva e de forma Subjetiva, que representam, respectivamente, aspectos externos e aspectos internos, conforme apresentado pelos autores Arthur e Rosseau (1995). Sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- Na forma de avaliação objetiva, são envolvidos elementos como autoimagem, sentimento de identidade, as atitudes e a sua afinidade com o trabalho.
II- A forma de avaliaçãosubjetiva se caracteriza como uma avaliação baseada no regozijo e realização das pessoas.
III- A forma de avaliação subjetiva representa aspectos como status e remuneração.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Scalabrin (2008) e Guedes (2009) abordam em seus estudos as pesquisas realizadas por
Lisa A. Mainiero e Sherry E. Sullivan, que questionam sobre por que as pessoas estão deixando as organizações e construindo novas formas de carreira. Dentro desse contexto, assinale a seguir a alternativa CORRETA, portanto, a que melhor representa a "Carreira Caleidoscópica":
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em
Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2009. 
SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo
sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	 a)
	Este tipo de carreira é pouco dinâmica, pois não é diretamente administrada pelo indivíduo.
	 b)
	As pessoas procuram maneiras alternativas de gerir suas carreiras, para valorizar e harmonizar diferentes aspectos de suas vidas, como as amizades e a família.
	 c)
	A carreira caleidoscópica satisfaz principalmente a necessidade de ascensão salarial rápida, embora ela desequilibre a vida pessoal.
	 d)
	Na carreira caleidoscópica, o encarreiramento do indivíduo é definido por um conjunto de atores, que engloba a empresa e suas relações sociais.
	9.
	Com relação à estrutura de carreira, são apresentados quatro modelos distintos: Vertical, Paralela Simples, Paralela em formato de ?Y? e a Paralela Múltipla. A carreira paralela possibilita o colaborador adaptar interesses e aptidões de uma maneira mais flexível, porém, conforme verificado por Dutra (1996), é necessário adequar o modelo à empresa, respeitando a cultura organizacional. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Para a utilização desse modelo, deve haver igualdade rigorosa entre os braços técnico e gerencial, na carreira em Y.
(    ) O modelo de carreira paralela é o mais utilizado nas organizações pela simplicidade no gerenciamento.
(    ) Nesse modelo, o colaborador tem pouca flexibilidade, devendo subordinar-se às determinações da organização.
(    ) Na carreira paralela, os critérios devem ser bem definidos, transparentes e apresentar igualdade entre si para que não ocorram ressentimentos.
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Uma empresa multinacional do Brasil, com mais de 3000 mil funcionários, reúne várias empresas em uma só. Seus produtos são de fitas adesivas e autopeças a insumos médicos e odontológicos. Essa diversidade permite que os funcionários da empresa tenham grande mobilidade na carreira, podendo mudar de área, ou mesmo de unidade. A partir destas informações, verifica-se que a estrutura de carreira da empresa apresentada é:
	 a)
	Piramidal, com base na mudança de cargos na hierarquia.
	 b)
	Em Y ou paralelas, no qual permite a trajetória ser de natureza profissional ou gerencial.
	 c)
	Por competências, deixando o funcionário livre para se candidatar a novas oportunidades na organização.
	 d)
	Em rede, o qual o funcionário tem várias alternativas de escolha sobre qual posição da empresa ele quer seguir.

Continue navegando