Buscar

prova estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação:  » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA DO CARMO DE FIGUEIREDO CISNE
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 31/05/2014 11:21:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201402471725)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Etnocentrismo?
		
	
Resposta: É a forma que o individuo vê o mundo, de acordo com sua cultura, educação ou forma de pensar, e aquilo que e diferente do que ele conhece é visto como "errado" seja por medo, ou por falta de conhecimento.
	
Gabarito: Trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402410348)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	John Locke é considerado por muitos autores como sendo o pensador que inaugura a democracia liberal. Com base nessa premissa julgue verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta: ( )Para Locke, embora seja inadmissível qualquer governo arbitrário, é impossível romper o contrato, pois isso significaria retornar ao estado de natureza, onde só há caos, violência e insegurança. ( ) Para Locke, o que caracteriza um homem enquanto indivíduo e o torna distinto e independente de todos os outros é a sua liberdade natural. ( ) Para Locke, cada homem nasce com um duplo direito: o direito à liberdade de sua pessoa e o direito à propriedade dos seus bens. ( ) Para Locke, os direitos humanos são anteriores ao Estado, resultantes dos direitos naturais, portanto, devem obrigatoriamente ser respeitados por um Estado que pretenda ser legítimo.
		
	 
	(V) (V) (V) (F)
	 
	(F) (V) (V) (V)
	
	(V) (F) (F) (V)
	
	(F) (F) (F) (V)
	
	(F) (V) (V) (F)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402412234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1. Considere as afirmativas a seguir: I ¿ A matéria prima da ¿Ciência Natural¿ não pode ser isolada em laboratório. II ¿ O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III ¿ Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV ¿ As ciências sociais lidam com realidades e ¿verdades¿ dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	
	I e IV
	 
	III e IV
	
	I e II
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402484625)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais são compostas pela Ciência Política, Antropologia, Sociologia e têm por objeto de estudo o homem. Cada uma destas ciências estuda determinadas partes da realidade que compõem a sociedade e o indivíduo. Estas partes da realidade social são inseparáveis e estão conectadas. O objeto de estudo da Ciência Política, Antropologia e Sociologia são respectivamente:
		
	
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à solidariedade. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	Nenhuma das afirmativas está correta
	
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o fenômeno físico.
	 
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno natural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402246049)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem.
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país.
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana.
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
		
	 
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas o item I está correto.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402251335)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as afirmativas a seguir:
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir;
II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica;
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo;
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.
Marque uma letra a seguir  que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas:
		
	
	I, II e IV.
	 
	I e IV.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402472421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Comte enfatiza a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana. Desta forma ele enfatiza a linha teórica:
		
	
	interacionista
	
	animista
	
	politeísta
	 
	positivista
	
	sociológica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402417835)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	STF reconhece união homoafetiva por unanimidade (O Estado de São Paulo, 05/05/2011) Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais. A partir da decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF), as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. O julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva, torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na Justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie. As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrenteda união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado. O texto se refere às uniões homoafetivas como um novo tipo de família. Tal afirmação pode ser considerada correta do ponto de vista antropológico? Justifique a resposta.
		
	
Resposta: Sim. Pois a família e a menor base cultural e responsável pela formarmação e educação do indivíduo em sociedade e responsável pela forma de agir, pensar e se socializar. O que antes era visto de uma forma etnocentrica como errado, passa a ser normal se olharmos o mundo com outras lentes.
	
Gabarito: Sim, porque o conceito de família, do ponto de vista socioantropológico contemporâneo, sofreu alterações e, junto com a família tradicional, outros modelos de família se impuseram, baseadas principalmente no princípio da afetividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402250719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a sociologia compreensiva de Max Weber, a ação afetiva apresenta-se como:
I ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos racionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação racional.
II ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos espirituais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação religiosa.
III¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos passionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
IV ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos intelectuais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta:
		
	
	Somente o item II está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	 
	Somente o item III está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402483807)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o fragmento abaixo e, em seguida, faça o que se pede: Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. (http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm) A partir dos estudos teóricos realizados sobre o conceito de Fato Social, marque a única opção correta:
		
	 
	apesar da coercitividade do fato social, permanece uma certa margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sujeitando o desvio às sanções respectivas.
	
	diante da força coercitiva do fato social, não há possibilidade das consciências individuais se manifestarem. Portanto, o fato social é processo estático e a imobilidade social é inevitável.
	 
	o fato social possui como única característica a coercitividade social, que consiste em sua capacidade de se impor sobre as consciências individuais.
	
	a generalidade do fato social consiste em permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	além da coercitividade, o fato social se caracteriza por permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais