denise apol 1
3 pág.

denise apol 1

Pré-visualização1 página
uestão 1/3 - Administração de Marketing
Sobre a relação com fornecedores, uma empresa atacadista expõe em seu site os seguintes argumentos:
\u201cPara oferecer o que há de melhor e mais moderno em soluções para a casa e os negócios, o Atacadista X mantém uma sólida parceria com os principais fabricantes, distribuidores e representantes do mercado nacional e internacional. Para o Atacadista X, os fornecedores são uma parte importante do negócio e, portanto, devem ser íntegros, responsáveis e oferecer itens da melhor qualidade para atender às necessidades dos clientes.\u201d
A partir do texto e da análise do ambiente em marketing, avalie as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Fornecedores são relevantes ao processo de entrega de valor aos clientes e fazem parte do chamado macroambiente.
II - Tratar fornecedores como parceiros na entrega de valor aos clientes requer comprometimentos com as estratégias da empresa, envolvendo ações como a avaliação constante das capacidades exigidas, capacitação e reconhecimentos.
III - Assim como outros elementos do microambiente, fornecedores atuam diretamente na   proposição de valor ao oferecer benefícios ou diminuir custos percebidos pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.
uestão 2/3 - Administração de Marketing
O macroambiente de marketing envolve elementos da sociedade que afetam o microambiente. Sobre a análise ambiental, observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	A economia afeta tanto a renda de clientes, quanto os investimentos em um país e a situação exposta pelo gráfico do FMI é favorável a esses elementos;
	
	B
	O setor de energia possuí grande desafio em relação à contenção de gases de efeito estufa, mas que não afetam a administração de marketing, uma vez que não estão atrelados ao produto;
	
	C
	A inovação no Brasil entre 2000 e 2011em empresas industriais foi ampliada devido ao foco em produtos;
	
	D
	Por serem variáveis incontroláveis, as organizações não conseguem influenciar questões naturais, tecnológicas ou econômicas;
	
	E
	A análise do ambiente foi intensificada nas organizações a partir dos anos 70 e para o marketing, questões econômicas, naturais e tecnológicas apresentadas nos gráficos devem ser avaliadas antes de propor a entrega e captura de valor.
Questão 3/3 - Administração de Marketing
Duas empresas competem no mesmo segmento de celulares pela satisfação dos clientes. Sobre cada uma delas os clientes destacaram benefícios tangíveis e intangíveis, que são compilados a seguir:
EMPRESA X: Diversidade de aplicativos, facilidade de uso, compatibilidade com outros dispositivos da marca, marca reconhecida e design.
EMPRESA Y: Recursos tecnológicos mais avançados, velocidade de processamento de informação, design e compatibilidade com outros dispositivos da marca.
Com base na comparação das empresas e o conhecimento em ambiente de marketing, avalie as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - Para propor vantagens competitivas, recursos devem entregar valor ao cliente, serem exclusivos e dificilmente copiados ou adquiridos pelos concorrentes;
II - A análise de clientes deve ser realizada de forma constante por ambas as empresas, uma vez que as necessidades e desejos variam em períodos de tempo;
III - Design e compatibilidade com outros dispositivos da marca podem ser considerados vantagens competitivas, uma vez que são valorizados pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.